Efí Pay | Ecossistema de pagamentos

Receber por cartão ou boleto: qual a melhor opção?

Criado em 17 de abr. de 2019

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Realizar compras pela internet hoje virou sinônimo de praticidade. O número de pessoas que têm acesso ao meio digital só aumenta. Tudo está a um click. Mas no e-commerce, existem meios diferentes de receber pagamentos online. E aí surge a dúvida sobre o que é mais vantajoso: receber por cartão ou boleto? É preciso entender sobre os dois meios para oferecer ao seu cliente a melhor experiência de compra. E, além disso, gerar menos custos para sua empresa. Ao iniciar um negócio na internet, é importante fornecer mais de uma alternativa de pagamento.

Quer saber mais sobre qual a melhor opção para a seu negócio em relação à forma de receber pagamentos online? Confira nosso post com informações que a sua empresa precisa saber sobre recebimentos por cartão ou boleto.

Pagamento com cartão

Utilizar o cartão como forma de pagamento é a opção mais utilizada no momento de se fazer uma compra online atualmente. Além de oferecer mais comodidade, ainda existe a vantagem da compra parcelada. Portanto, esse fator, para muitos consumidores, é a melhor solução. Principalmente com a economia instável dos últimos anos, em que o consumidor tem passado por dificuldades e não consegue economizar uma quantia maior de dinheiro para efetuar uma compra à vista.

Oferecer esse tipo de pagamento pode ser bom para sua empresa, já que a cobrança é feita de forma automática. E ainda, se a operação for aprovada, a confirmação do pagamento é feita em poucos minutos. E isso não acontece no pagamento feito por boleto bancário. Essa rapidez na confirmação no momento da compra diminui o risco do cliente desistir de adquirir o produto da sua empresa.

Além disso, é importante que você ofereça o pagamento por cartão das principais bandeiras usadas no Brasil para que seu cliente tenha opções de escolha.

Pagamento com boleto

Ainda que o cartão seja o tipo de pagamento mais utilizado no e-commerce, há pessoas que preferem não adquiri-lo devido a taxas de juros cobradas, além daquelas que não possuem conta em banco. O boleto bancário chega como outra opção de forma de pagamento em compras feitas pela internet.

Ao efetuar a compra e emitir o boleto, o consumidor tem várias opções de realizar o pagamento. Pode ser em bancos, correspondentes bancários, lotéricas e até em aplicativos de pagamento ou Internet Banking. Não podemos esquecer dos consumidores que têm receio de fornecer dados bancários no meio virtual. O boleto, para esses clientes, é considerado uma opção mais segura de realizar uma compra na internet. E principalmente, pode ser a melhor opção se seu empreendimento não é tão conhecido.

Com o pagamento via boleto bancário, se a sua empresa utiliza o serviço de intermediação de pagamento, você pode até receber o valor no momento da confirmação do pagamento e a tarifa possui um valor fixo. Como o boleto não permite parcelamento, você estará estimulando a compra à vista. Dessa maneira, traz uma maior capitalização para sua empresa.

Quero Emitir Carnês e Boletos Agora Mesmo

Receber por cartão ou boleto na Efí

Usando a Efí, você pode oferecer as duas opções de pagamentos, eliminando a necessidade de negociações com bancos ou administradoras de cartão. Sendo assim, o seu cliente pode escolher entre o pagamento à vista no boleto ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Dessa forma, o consumidor pode optar pela solução que melhor irá se adequar a realidade e você evita perder vendas.

Agora que você já entende sobre como funciona as duas maneiras de receber pagamentos online, você pode avaliar qual a melhor estratégia para sua empresa. Então, se você ainda tem dúvidas sobre receber por cartão ou boleto, assine nossa newsletter. Com ela você vai receber, no seu e-mail, mais conteúdo sobre gestão de pagamentos, e-commerce e finanças.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.