Efí Pay | Ecossistema de pagamentos

Precisa receber pagamentos à distância? Confira 7 maneiras de fazer cobrança online

Criado em 4 de ago. de 2020

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

A pandemia do Coronavírus reestruturou o funcionamento de mais de 5 milhões de pequenas empresas no Brasil. O dado é do Sebrae e mostra que o isolamento social fez com que empreendedores adaptassem suas estratégias para não ficar para trás. Nesse contexto, receber pagamentos online é uma solução não só a curto prazo, mas que veio para ficar.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que os brasileiros aumentaram suas compras online, passaram a usar meios digitais de pagamentos e devem continuar com esses hábitos de compra e consumo a longo prazo. Segundo os dados apurados, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras.

Por isso, oferecer produtos ou serviços online e realizar cobranças a distância virou mais que uma estratégia de sobrevivência. Conheça as vantagens de cobrar pela internet e as melhores opções para receber pagamentos online de forma segura!

Quais as vantagens em realizar uma cobrança online?

Nos últimos anos, o sistema de pagamentos pela internet evoluiu. Conseguiu garantir mais segurança e tem conquistado cada vez mais a confiança dos usuários, até aqueles mais resistentes. 

Em tempos de instabilidade econômica, existem possibilidades de um indivíduo realizar um pagamento que, além de proporcionar tranquilidade ao empresário, também são capazes de diminuir a inadimplência.

Outra vantagem é conquistar mais conforto na gestão do negócio. A cobrança online permite otimizar o tempo do empresário, garantindo mais oportunidades para focar naquilo que demanda mais atenção no dia a dia.

O primeiro passo para começar a se organizar é, principalmente, mapear as etapas do processo de compra. Para tornar esse processo mais ágil, automático e menos sujeito a erros e falhas, é altamente recomendável adotar uma plataforma de automação. Mas esse é um assunto que você verá mais à frente. Antes, conheça as possibilidade de cobrança que selecionamos a seguir.

7 maneiras de receber pagamentos online com segurança

Quanto mais possibilidades você disponibilizar, maior a quantidade de clientes que poderá atender. Isso pode tornar seu negócio ainda mais competitivo.

1. Boleto (Bolix)

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais populares na internet. Há alguns anos, essa cobrança se tornou ainda mais confiável, em função da obrigatoriedade do registro dos boletos. Com isso, todos os dados, como CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento do boleto e o valor a pagar são enviados à instituição emissora. 

O boleto bancário tem ainda outras vantagens, como emissão ágil e de baixo custo. Para quem precisa realizar fluxo de caixa, o boleto é uma ótima solução, pois a tarifa cobrada tem geralmente um valor fixo

O boleto é também um instrumento para atrair aqueles consumidores que não têm cartão de crédito. Outra vantagem em proporcionar cobranças online por boletos é o estímulo a compras à vista com descontos.

E mais! Os boletos emitidos na Efí ainda vem equipados com o QR Code Pix, além do código de barras tradicional. Isso quer dizer que o seu cliente tem 2 opções de pagamento em 1 só documento. Muito interessante, não é?

Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre o Bolix (boleto com Pix) da Efí!

✨ Vale lembrar: a Gerencianet agora é Efí!

Nossos mais de 370 mil clientes, hoje, precisam de nós para além de gerenciar recebimentos. Por isso, a Gerencianet evoluiu e passa a se chamar Efí! Um novo nome que abraça o que já estamos construindo: uma Conta Digital completa para pessoas e empresas terem o controle das suas finanças sem complexidade e usarem o tempo de forma útil para o que realmente importa. Conte com a gente!

2. Carnê

Para quem quer contar com as vantagens do boleto bancário e, ao mesmo tempo, oferecer a opção de parcelamento, existe o carnê. Com ele, os boletos são emitidos para pagamentos de vendas parceladas ou de serviços contínuos.

O pagamento por carnê é uma ótima solução para lojas virtuais e profissionais autônomos que trabalham online. Além de diminuir os atrasos nos recebimentos, esse tipo de cobrança online possibilita o acréscimo de juros e multas por atraso.

Comece a emitir boletos agora mesmo

3. Assinatura

Já a maneira de receber pagamentos online por assinatura funciona da seguinte forma: todo mês ou na periodicidade que escolher, o cliente pode receber boletos automáticos ou cobranças no cartão de crédito de forma automática.

Essa é a uma modalidade que tem conquistado muitos empreendedores que, por ventura, lidam com cobranças recorrentes. Serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime e Globo Play, além de plataformas de música como Spotify e Deezer, utilizam essa forma de receber pagamentos online.

É importante destacar que o fato de o pagamento ser recorrente não significa que as cobranças serão mensais. Elas podem obedecer qualquer periodicidade que o negócio necessita. Dessa forma, escolas, condomínios, academias e provedores de internet, por exemplo, conseguem receber em uma periodicidade definida.

Uma vantagem em gerar assinatura é a automatização de todo o processo de cobrança online. Consequentemente, isso é capaz de gerar fidelização e diminuição da inadimplência

+ Clube de assinatura: como funciona e como montar um para seu e-commerce

4. Link de pagamento

O nome é autoexplicativo. Um link de pagamento funciona como uma forma de cobrança online em que um link é enviado para o cliente realizar o pagamento. 

Esse link pode ser enviado de diversas maneiras: e-mail, SMS, WhatsApp, direct nas redes sociais… não importa. Basta o cliente clicar na URL enviada, fornecer os dados básicos e escolher a forma de pagamento ideal. Isso porque dentro do link de pagamento é possível incorporar mais de um tipo de cobrança, como boleto e cartão de crédito.

Se o cliente optar pelo pagamento via boleto, por exemplo, o código de barras é gerado automaticamente. Agora, se escolher pagar com o cartão de crédito, será preciso ainda inserir os dados do cartão, número de parcelas e o código de segurança.

Os links de pagamentos são ótimas estratégias para vender e cobrar por cartão de crédito, sobretudo em canais não tradicionais, como redes sociais. Também são excelentes formas de reverter desistências.

5. Pix

O Pix é uma dos principais meios de pagamento do mercado, usado por praticamente todos os brasileiros – seja para transferir dinheiro para um amigo ou para pagar por compras físicas e online.

Para o negócio, o Pix representa um meio de pagamento econômico, fácil de implementar e com compensação em tempo real. Basta ter uma Conta Digital com Pix para criar uma Chave Pix e/ou um QR Code (Pix Copia e Cola) e disponibilizar aos clientes.

O pagamento acontece de forma instantânea e sem tarifas. No caso de recebimentos, não há custos até 30 transações por mês no aplicativo — por tempo limitado. Você só será cobrado a partir do 31º recebimento.

Além disso, aqui, na Efí, você tem a possibilidade de integrar a API Pix para integrar e automatizar a geração de QR Codes e os recebimentos via Pix. Com a API, os recebimentos são automáticos e gerenciáveis, de ponta a ponta.

+ Pix para pessoa jurídica: 5 vantagens de automatizar as cobranças com a API Pix

Baixar o guia completo do Pix para Varejo

6. Pix Cobrança

O Pix Cobrança é mais uma função lançada, pelo Banco Central, a partir do Pix. Esse tipo de cobrança se fosse um boleto online. Entretanto, a grande diferença é a presença do QR Code (em vez do código de barras) e a agilidade que o QR Code Pix oferece para os clientes e empreendedores na confirmação do pagamento.

Existem dois tipos de Pix Cobrança:

  • cobrança de pagamento imediato (Cob); 
  • cobrança de pagamento com um vencimento (CobV).

Com o Pix Cobrança imediata (Cob), é possível configurar um prazo de expiração para o QR Code. É o tipo de cobrança ideal para vendas feitas em pontos físicos, comércios eletrônicos e apps de delivery, por exemplo.​

Já o Pix Cobrança com data de vencimento (CobV), possibilita a configuração de juros e multas para pagamentos atrasados e descontos para pagamentos antecipados. É perfeito para modelos de negócio que suportam pagamentos em datas futuras.

+ 6 motivos para usar o Pix Cobrança (e como integrar a API Pix)

7. Pix via Open Finance

O Pix via Open Finance é uma novidade que tende a mudar a nossa maneira de fazer pagamentos pelo celular. Parece grande né? Mas é! Vem que eu te explico.

Com a Iniciação de Pagamento no Open Finance, seu cliente pode iniciar um pagamento pelo celular sem precisar sair da tela de checkout da sua loja.

De forma resumida, utilizando a API Pix via Open Finance, você pode conectar seu site, plataforma ou aplicativo à diversos bancos. Assim, quando o seu cliente estiver no checkout, basta escolher qual banco vai usar para fazer o pagamento. Ele autoriza a compra direto do seu site (sem precisar mudar de tela para abrir o app do banco) e pronto! Tudo isso em segundos.

Confira uma simulação do Pix via Open Finance em ação:

Como tornar o processo mais prático? 

Contando com a Efí, sua Conta Digital completa! ?

Além de oferecer todos os recursos básicos que você precisa para administrar o seu dinheiro, a Efí possui um ecossistema de meios de pagamento completo para você receber dos seus clientes, seja no ambiente físico ou digital — independente do tamanho do seu negócio.

Com a gente, você pode diversificar as formas de recebimento, receber pagamentos online e eliminar negociações com os “bancões” ou administradoras de cartão. Isso significa menos burocracia!

Além disso, o seu consumidor se depara com um um processo de compra online mais simples, ágil e que respeita a livre oferta. Logo, na hora da tomada de decisão, ele pode ficar estimulado a não desistir do negócio.

E ai, agora quer você sabe quais são os meios de pagamento a usar e com quem você pode contar, abra sua conta digital para negócios na Efí e comece a emitir cobranças online hoje mesmo! Faça isso pelo aplicativo disponível na Google Play ou Apple Store.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.