Abrir conta digital grátis Carregando

Saiba por que receber pela internet é cada vez mais seguro

Publicado em 26 de setembro de 2014 (atualizado em 05 de outubro de 2021)
Saiba por que receber pela internet é cada vez mais seguro

O aquecimento da economia, decorrência direta do aumento do poder aquisitivo da população em geral, tem estimulado os empreendedores a diversificar a forma de oferecer e transacionar mercadorias. Os avanços tecnológicos possibilitam as mais diversas formas de operações. Porém, muita gente ainda tem dúvidas e receios em relação às transações financeiras online. Receber pela internet se tornou fácil e seguro devido aos aprimoramentos tecnológicos.

Quem é novo em investimentos, normalmente se sente perdido quando se depara com o de informações sobre receber pela internet. A utilização frequente de termos muito técnicos pode dificultar o entendimento do tema. Porém, estão disponíveis no mercado ferramentas simples e confiáveis que podem facilitar a vida de quem quer vender pela internet. Sem burocracia e à distância de um clique, basta apenas selecionar uma boa plataforma de pagamento. Depois disso, você já passa a receber pela internet de forma segura. Saiba mais agora!

Tipos de fraudes

Operações fraudulentas de fato são comuns no ambiente virtual, além de estarem cada dia mais sofisticadas. A forma mais recorrente de fraude envolve as contestações de venda — os chamados chargeback —, com o cancelamento da venda pelo cliente junto às operadoras de cartões, logo após a finalização da transação com o fornecedor. O cancelamento normalmente ocorre em função do não reconhecimento da compra pelo titular. Ele ainda pode acontecer quando a transação não respeita algum dos procedimentos exigidos pelas operadoras de cartões (o chamado “desacordo comercial”).

No caso do não reconhecimento da compra, há situações nas quais o golpista utiliza dados do cartão de um terceiro. Então, o cancelamento da transação é feito quando o titular recebe a fatura. Também é bastante comum acontecer “autofraude”, que é quando o próprio titular realiza a compra e, por má-fé, entra em contato com a administradora. Então a pessoa alega que não reconhecer a aquisição como legítima, pedindo que haja reembolso do valor. Por fim, há as fraudes nas quais os dados são utilizados por alguém relacionado diretamente ao titular (normalmente parentes ou amigos) que efetuam a compra sem que o dono do cartão saiba.

Como minimizar os riscos quando receber pela internet

Um bom sistema antifraude resolve o problema de forma simples e descomplicada. Todos esses três tipos de fraudes podem ser detectados e prevenidos com a contratação de uma plataforma de pagamentos. Ela possui ferramentas de análise de riscos que vão auxiliar nas suas transações e garante as vendas aprovadas.

Os gateways são soluções de pagamento via internet que, além de simplificar transações financeiras, oferecem diversos recursos de prevenção contra fraudes. Ele será responsável por processar e autorizar as transações das compras on-line em um site, gerindo e intermediando cobranças.

Para verificar a qualidade de um gateway, é importante certificar se é oferecido um bom número de critérios de análise de dados e de comportamentos em pagamentos on-line. É fundamental que a plataforma siga os requisitos mínimos exigidos pelo PCI-SSC, principal conselho internacional em relação às normas de segurança. Podemos citar o gerenciamento de vulnerabilidades e testes regulares das redes para impedir prováveis ataques de hackers.

Além disso, é essencial que as informações sejam criptografadas e realizadas em ambiente seguro. Assim, os dados informados pelo cliente são convertidos em um código cuja decodificação só é possível por pessoas autorizadas. Isso evita o redirecionamento das informações para vários sites.

Por isso, para quem quer se lançar na crescente demanda do comércio virtual, mas tem receio em relação à segurança, não se preocupe! Mesmo sem conhecimento técnico na área, vale a pena investir em um gateway. Só preste atenção para escolher um que ofereça suporte disponível e amigável para solucionar eventuais contratempos.
Você ainda garante uma transação descomplicada e segura.

Você já teve problemas com alguma transação on-line ou quer tirar dúvidas a respeito? Siga o Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin e nos deixe um comentário! 

Categoria

Segurança

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK