Marketing e Vendas

As melhores opções para receber pagamentos no seu negócio

Criado em 23 de jul. de 2019

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Num país de mais de 14 milhões de desempregados, pode se destacar quem está disposto a empreender. Oferecer produtos ou serviços hoje é um negócio para aqueles com a capacidade de se reinventar. Afinal, é preciso entender que o consumidor espera ter facilidades para fechar negócio. Por isso, receber pagamentos virou uma questão estratégica.

O consumidor quer ter diversas formas para se relacionar com seu negócio, sem perder a confiança. Para atendê-lo da melhor maneira, você precisa adaptar sua empresa para receber pagamentos de todas as formas que o seu cliente precisar, inclusive pela internet. Afinal, essa é uma tendência cada vez mais forte.

Neste artigo, você descobrirá que há uma maneira de unir tudo num lugar só, tornando o processo para receber pagamentos ainda mais prático. Para isso, o empresário pode contar com uma plataforma de pagamentos online, conhecida também como Conta Digital para negócios. Conheça as melhores opções para receber pagamentos de forma simples e segura!

Quais as vantagens de receber pagamentos pela internet?

Até bem pouco tempo, era difícil imaginar que seria possível pagar as contas pela internet, sem enfrentar uma fila sequer. Se hoje isso se tornou realidade é porque a plataforma de pagamentos pela internet evoluiu para garantir a segurança e consequentemente a confiança dos usuários. 

No caso de um e-commerce, por exemplo, o processo de pagamentos é ainda mais simples, uma vez que ele pode acontecer por meio do site da empresa. Desde a escolha do produto, passando pelo carrinho até o pagamento.

Por isso, contar com uma Conta Digital para negócios pode ser fundamental para receber de seus clientes.

Essa não é uma exclusividade de empresas de tecnologia e inovação. Negócios simples e tradicionais também ganham (e muito!) a partir do momento que se abrem para novas formas de cobrança. 

Por que oferecer mais de uma opção?

Por que oferecer mais de uma opção de receber pagamentos?

Não adianta implantar um sistema de recebimentos online que não contempla todas as necessidades dos seus clientes.

Sendo assim, vale a pena conhecer as melhores opções para receber pagamentos online. Quanto mais possibilidades você disponibilizar, maior a quantidade de clientes que poderá absorver. Isso tornará seu negócio ainda mais competitivo, com vantagens facilmente percebidas pelos clientes. Veja só!

Pagamento por boleto bancário

Em 2018, essa cobrança se tornou ainda mais confiável, em função da obrigatoriedade do registro dos boletos. De lá pra cá, só é possível emitir boletos com registros. Dessa forma, todos os dados, como CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento do boleto e o valor a pagar são enviados ao banco emissor. Não é ótimo?

Com isso, a operação só é confirmada após a comprovação de que as informações são compatíveis, o que diminui o risco de fraudes. Além disso, o consumidor pode pagar os boletos em qualquer local, mesmo após a data de vencimento. Essa novidade traz ainda mais praticidade para o cliente.

O boleto bancário tem ainda outras vantagens, como emissão ágil e de baixo custo. Para quem precisa fazer caixa, o boleto é uma ótima estratégia, pois a tarifa cobrada geralmente tem um valor fixo. Ao contar com um serviço de geração de cobranças, a liberação do valor pode ser imediata.

O boleto é também um instrumento para atrair aqueles consumidores que não têm cartões de crédito próprios ou aqueles que têm medo de usá-los em ambientes virtuais. Isso vale, especialmente se o e-commerce ainda não tiver um nome forte no mercado. Lembrando ainda que não é preciso fornecer dados bancários na hora de comprar pela internet por meio de boletos. 

Outra vantagem do pagamento por boleto é que é possível estimular as compras à vista com descontos.

Guia definitivo para emitir boleto bancário

Agora que você entendeu as vantagens do boleto bancário, continue a leitura para conhecer uma versão moderna criada pela Efí, que une toda praticidade do boleto e a agilidade do Pix em uma única cobrança!

Pagamento por Pix

O Pix é uma solução que permite a transferência de valores em tempo real, seja ela entre pessoas físicas, para empresas ou até mesmo para órgãos públicos, usando apenas o smartphone.

A chegada do Pix, em 2020, foi bem aceita por comerciantes e consumidores pela sua praticidade e disponibilidade 24 horas, até mesmo aos fins de semana e feriados. Sem falar que o dinheiro cai na conta em menos de 10 segundos.

Viu como você precisa estar antenado para implementar a solução de pagamentos que os seus clientes querem usar? O Pix já se consolidou como uma das principais formas de pagamento no país, especialmente no varejo.

Baixar o guia completo do Pix para Varejo

Algumas instituições, como a Efí, já oferecem a opção de receber pagamentos via QR Code. Basta definir o valor no app, apresentar o código QR ao cliente e esperar que ele realize o pagamento.

O pagamento acontece de forma instantânea e sem tarifas. No caso de recebimentos, não há custos até 30 transações por mês no aplicativo — por tempo limitado. Você só será cobrado a partir do 31º recebimento.

Pagamento por Bolix — O Pix no boleto

Bom, já que você entendeu melhor como funciona o pagamento por boleto e pelo Pix, vamos apresentar o Bolix: o Pix no Boleto da Efí!

Com o Bolix, o seu cliente é quem escolhe como vai te pagar, já que esse documento possui dois códigos: o código de barras que você já está acostumado e o QR Code Pix.

Os pagamentos efetuados por QR Code Pix são confirmados na hora e podem ser feitos em qualquer horário e dia da semana, como já prevê o Pix. Pelo código de barras, a confirmação continua acontecendo no prazo de até 1 dia útil. 

Saiba mais: Vantagens do Boleto com Pix (Bolix) — e como gerar na Efí

Pagamento por cartão de crédito

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil trouxe dados que mostram a relevância do cartão de crédito na hora de receber pagamentos. De acordo com ela, mais da metade (53%) dos entrevistados possui pelo menos um cartão. Isso se dá, principalmente, pela possibilidade de parcelar as compras em prestações.

Para quem não consegue pagar à vista, essa pode ser uma opção. Isso porque muitas empresas parcelam as compras em até 12 vezes. Essa vantagem pode atrair o consumidor e trazer mais fidelização.

Ao oferecer esse serviço, é importante lembrar das bandeiras usadas pelas operadoras de cartão. Quanto maior o número de bandeiras, maior o leque de opções de escolha de seus clientes.

Assim como no caso dos boletos bancários, existem vários protocolos de segurança que garantem a confiabilidade no processo de pagamento via cartão de crédito.

Nesse sentido, usar uma Conta Digital focada em negócios e assegurar a transação faz com que sua empresa também possa proteger os dados de seu cliente. 

Pagamento por carnê

Para quem gosta do boleto bancário e quer oferecer a opção de parcelamento na hora de receber pagamentos, existe a modalidade conhecida como carnê. Nele, os boletos são emitidos para pagamentos de vendas parceladas ou de serviços contínuos.

O carnê é muito utilizado em modelos de negócio recorrentes, como é o caso das escolas, condomínios e provedores de internet, por exemplo. Principalmente se o cliente não tem conta em banco. 

O pagamento por carnê é uma alternativa para lojas virtuais e profissionais autônomos que trabalham online. Além de diminuir os atrasos nos recebimentos, meios de pagamento como boletos e carnês possibilitam o acréscimo de juros e multas por atraso.

7 passos para fazer seu carnê de pagamento

Pagamento por assinatura

Por último, a forma de pagamento por assinatura nada mais é que aquele modelo em que o cliente paga todo mês por meio de boletos enviados automaticamente ou de débitos realizados no cartão de forma automática. 

Essa é a uma modalidade que tem conquistado muitos empresários que precisam receber pagamentos recorrentes. Com o crescimento de startups e aplicativos, essa forma de pagamento tem sido usada para pagar assinatura de alguns serviços. Como exemplo podemos citar: streaming (Netflix, Amazon Prime), música (Spotify, Deezer), transporte urbano (bicicletas, patinetes elétricos), entre outros. Até negócios tradicionais podem usufruir do serviço, como escolas, site de cursos online, curso de idiomas, academias, entre outros.

O fato do pagamento ser recorrente não significa que as cobranças serão mensais. Elas podem obedecer a periodicidade que o negócio necessita: bimestral, trimestral, semestral, anual, e por aí vai.

No entanto, as assinaturas não são usadas apenas para contas comuns mensais. Elas também são úteis em um parcelamento de um produto ou serviço específico.

Uma das vantagens de gerar assinatura é a automatização de todo o processo de pagamento. Do mesmo modo, isso também gera uma série de facilidades ao empresário, como a fidelização e diminuição da inadimplência.

Junto a isso há a possibilidade de melhoria de todo o planejamento financeiro, visto que é possível prever a receita por um longo período. Assim, a assinatura permite que você tenha uma boa projeção do crescimento da empresa. 

Como tornar o processo mais prático?

A Conta Digital para negócios facilita o processo de compra, já que ela consegue agrupar várias soluções de pagamento em um só lugar. Isso pode trazer uma experiência ainda mais prática para o cliente.

Com a adoção de uma plataforma para receber pagamentos, você pode diversificar as formas de cobrança e eliminar de vez as negociações com bancos ou administradoras de cartão. Isso significa menos burocracia e mais lucro. Não é ótimo?

Dessa forma, o consumidor se depara com um um processo de compra mais simples e ágil. Como consequência, ele pode ficar estimulado a continuar e não desistir de comprar um produto ou contratar um serviço, principalmente se essa transação for feita pela internet.

Além disso, a Conta Digital para negócios possui ferramentas antifraude, trazendo mais segurança para as transações, uma vez que o risco da utilização de cartões clonados e roubados é iminente. Com essa plataforma, você aumenta a segurança desse modelo de cobrança, evitando chargebacks e prejuízos.

Outra vantagem é que a Conta Digital fornece notificações via e-mail e acompanhamento do histórico da cobrança. Assim, o empresário otimiza o controle das finanças e deixa de se preocupar com burocracias para investir tempo e energia em áreas da empresa que exigem muito mais atenção.

Se você precisa emitir cobranças de forma descomplicada, abra a sua conta pelo aplicativo Efí, disponível para iOS e Android. A plataforma conta com diversos meios de pagamento e ferramentas de gestão para te ajudar a receber as suas cobranças.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Agora que você viu as melhores opções para receber pagamentos, aprenda como lidar com um cliente inadimplente!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.