As melhores opções para receber pagamentos no seu negócio | Gerencianet

Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

As melhores opções para receber pagamentos no seu negócio

Editor Gerencianet

23/08/2019

Receber pagamento: quais as melhores opções?

Num país de 13 milhões de desempregados, quem se destaca é quem está disposto a empreender. Oferecer produtos ou serviços hoje é um negócio para aqueles com a capacidade de se reinventar. Afinal, é preciso entender que o consumidor espera ter facilidades para fechar negócio. Por isso, receber pagamentos virou uma questão estratégica.

Assim, o consumidor quer ter diversas formas para se relacionar com seu negócio, sem perder a confiança. Para atendê-lo da melhor maneira, você precisa adaptar sua empresa para receber pagamentos de todas as formas que o seu cliente precisar, inclusive pela internet. Afinal, essa é uma tendência cada vez mais forte.

Neste artigo, você vai descobrir que há uma maneira de unir tudo num lugar só, tornando o processo para receber pagamentos ainda mais prático. Para isso, o empresário pode contar com uma plataforma de pagamentos online, conhecida também como intermediador de pagamentos

Conheça as melhores opções para receber pagamentos de forma simples e segura!

Quais as vantagens de receber pagamentos pela internet?

Até bem pouco tempo, era difícil imaginar que seria possível pagar as contas pela internet, sem enfrentar uma fila sequer. Se hoje isso se tornou realidade é porque o sistema de pagamentos pela internet evoluiu para garantir a segurança e consequentemente a confiança dos usuários. 

No caso de um e-commerce, por exemplo, o processo de pagamentos é ainda mais simples, uma vez que ele pode acontecer por meio do site da empresa. Desde a escolha do produto, passando pelo carrinho até o pagamento.

Por isso, contar com um sistema de pagamento online pode ser fundamental para receber de seus clientes.

Essa não é uma exclusividade de empresas de tecnologia e inovação. Negócios simples e tradicionais também ganham (e muito!) a partir do momento que se abrem para novas formas de cobrança. 

Por que oferecer mais de uma opção?

Por que oferecer mais de uma opção de receber pagamentos?

Não adianta implantar um sistema de recebimentos online que não contempla todas as necessidades dos seus clientes.

Sendo assim, vale a pena conhecer as melhores opções para receber pagamentos online. Quanto mais possibilidades você disponibilizar, maior a quantidade de clientes que poderá absorver. Isso vai tornar seu negócio ainda mais competitivo, com vantagens facilmente percebidas pelos clientes. Veja só!

Pagamento por boleto bancário

O boleto bancário é um dos meios de pagamento online mais populares entre os brasileiros, de acordo com uma pesquisa nacional feita pelo Sebrae. No último ano, essa cobrança se tornou ainda mais confiável, em função da obrigatoriedade do registro dos boletos. Desde 2018, só é possível emitir boletos com registros. Dessa forma, todos os dados, como CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento do boleto e o valor a pagar são enviados ao banco emissor. Não é ótimo?

Com isso, a operação só é confirmada após a comprovação de que as informações são compatíveis, o que diminui o risco de fraudes. Além disso, o consumidor pode pagar os boletos em qualquer local, mesmo após a data de vencimento. Essa novidade traz ainda mais praticidade para o cliente.

O boleto bancário tem ainda outras vantagens, como emissão ágil e de baixo custo. Para quem precisa fazer caixa, o boleto é uma ótima estratégia, pois a tarifa cobrada geralmente tem um valor fixo. Ao contar com um serviço de intermediação de pagamento, a liberação do valor pode ser imediata.

O boleto é também um instrumento para atrair aqueles consumidores que não têm cartões de crédito próprios ou aqueles que têm medo de usá-los em ambientes virtuais. Isso vale, especialmente se o e-commerce ainda não tiver um nome forte no mercado. Lembrando ainda que não é preciso fornecer dados bancários na hora de comprar pela internet por meio de boletos. 

Outra vantagem do pagamento por boleto é que é possível estimular as compras à vista com descontos.

Guia definitivo para emitir boleto bancário

Pagamento por cartão de crédito

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil trouxe dados que mostram a relevância do cartão de crédito como meio de pagamento. De acordo com ela, mais da metade (53%) dos entrevistados possui pelo menos um cartão. Em outro levantamento, só nas compras feitas por smartphones, ele é preferência de 75% dos entrevistados. Isso se dá, principalmente, pela possibilidade de parcelar as compras em prestações.

Para quem não consegue pagar à vista, essa pode ser uma opção. Isso porque muitas empresas parcelam as compras  em até 12 vezes. Essa vantagem pode atrair o consumidor e trazer mais fidelização.

Ao oferecer esse serviço, é importante lembrar das bandeiras usadas pelas operadoras de cartão. Quanto maior o número de bandeiras, maior o leque de opções de escolha de seus clientes.

Assim como no caso dos boletos bancários, existem vários protocolos de segurança que garantem a confiabilidade no processo de pagamento via cartão de crédito.

Nesse sentido, contratar um serviço para intermediar o pagamento e assegurar a transação faz com que sua empresa também possa proteger os dados de seu cliente. 

Pagamento por carnê

Para quem gosta do boleto bancário e quer oferecer a opção de parcelamento, existe a modalidade conhecida como carnê. Nele, os boletos são emitidos para pagamentos de vendas parceladas ou de serviços contínuos.

O carnê é muito utilizado em modelos de negócio recorrentes, como é o caso das escolas, condomínios e provedores de internet, por exemplo. Principalmente se o cliente não tem conta em banco. 

O pagamento por carnê é uma alternativa para lojas virtuais e profissionais autônomos que trabalham online. Além de diminuir os atrasos nos recebimentos, meios de pagamento como boletos e carnês possibilitam o acréscimo de juros e multas por atraso.

7 Passos Para Fazer Seu Carnê de Pagamentos

Pagamento por assinatura

Por último, a forma de pagamento por assinatura nada mais é que aquele modelo em que o cliente paga todo mês por meio de boletos enviados automaticamente ou de débitos realizados no cartão de forma automática. 

Essa é a uma modalidade que tem conquistado muitos empresários que precisam receber pagamentos recorrentes. Com o crescimento de startups e aplicativos, essa forma de pagamento tem sido usada para pagar assinatura de alguns serviços. Como exemplo podemos citar: streaming (Netflix, Amazon Prime), música (Spotify, Deezer), transporte urbano (bicicletas, patinetes elétricos), entre outros. Até negócios tradicionais podem usufruir do serviço, como escolas, site de cursos online, curso de idiomas, academias, entre outros.

O fato do pagamento ser recorrente não significa que as cobranças serão mensais. Elas podem obedecer a periodicidade que o negócio necessita: bimestral, trimestral, semestral, anual, e por aí vai.

No entanto, as assinaturas não são usadas apenas para contas comuns mensais. Elas também são úteis em um parcelamento de um produto ou serviço específico.

Uma das vantagens de gerar assinatura é a automatização de todo o processo de pagamento. Do mesmo modo, isso também gera uma série de facilidades ao empresário, como a fidelização e diminuição da inadimplência.

Junto a isso há a possibilidade de melhoria de todo o planejamento financeiro, visto que é possível prever a receita por um longo período. Assim, a assinatura permite que você tenha uma boa projeção do crescimento da empresa. 

Como tornar o processo mais prático?

Como tornar o processo para receber pagamentos mais simples

O intermediador de pagamentos facilita o processo de compra, já que ele consegue agrupar várias soluções de pagamento em uma só plataforma. Isso pode trazer uma experiência ainda mais prática para o cliente.

Com a adoção de um sistema de pagamento online, você pode diversificar as formas de recebimento e eliminar de vez as negociações com bancos ou administradoras de cartão. Isso significa menos burocracia e mais lucro. Não é ótimo?

Dessa forma, o consumidor se depara com um um processo de compra mais simples e ágil. Como consequência, ele pode ficar estimulado a continuar e não desistir de comprar um produto ou contratar um serviço, principalmente se essa transação for feita pela internet.

Além disso, o intermediador de pagamentos possui ferramentas antifraude, trazendo mais segurança para as transações, uma vez que o risco da utilização de cartões clonados e roubados é iminente. Com essa plataforma, você aumenta a segurança desse modelo de cobrança, evitando chargebacks e prejuízos.

Outra vantagem é que o intermediador de pagamentos fornece notificações via e-mail e acompanhamento do histórico da cobrança.  Assim, o empresário otimiza o controle das finanças e deixa de se preocupar com burocracias para investir tempo e energia em áreas da empresa que exigem muito mais atenção.

Se você precisa emitir cobranças de forma descomplicada, abra a sua conta e conheça a plataforma da Gerencianet. O sistema conta com diversos meios de pagamento e ferramentas de gestão para que te ajudar a receber as suas cobranças.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Gerencianet

Agora que você viu as melhores opções para receber pagamentos, aprenda a enviar cobranças para clientes inadimplentes de forma automática e prática na gestão do seu negócio! 

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...