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5 razões para investir no chat online em seu negócio

Publicado em 29 de agosto de 2019 (atualizado em 29 de agosto de 2019)
5 razões para investir no chat online em seu negócio

Hoje, o chat online é considerado um dos canais com o maior potencial de conversão para negócios digitais. Ele se destaca do e-mail e telefone por oferecer uma plataforma de comunicação em tempo real, diretamente do website de sua empresa, assim como recursos projetados para ajudá-lo a conquistar mais clientes.

Se você ainda não oferece este meio de contato, está perdendo a chance de transformar o atendimento ao cliente em um de seus principais diferenciais competitivos. No mercado digital, em que clientes podem chegar à página de seus concorrentes com apenas alguns cliques, a guerra de preços já não é o suficiente para garantir suas chances de sucesso.

Portanto, hoje vamos apresentar as principais razões para investir no chat online em seu negócio. Conheça os diferenciais e recursos que fazem com que este canal de atendimento possa ajudá-lo a atingir os resultados esperados. Confira:

1. Ofereça o menor tempo de resposta

Para começar, precisamos apontar o maior motivo pelo qual os clientes preferem o chat online em relação aos demais canais de atendimento. De acordo com 73% dos consumidores online, a possibilidade de ter suas dúvidas e problemas resolvidos imediatamente é o principal diferencial do chat.

Como você provavelmente já sabe, a velocidade do atendimento é um dos fatores mais críticos para garantir a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados. O consumidor moderno não quer esperar na linha de telefone para ser atendido. E, caso não receba suas respostas rapidamente, apresenta grandes chances de desistir da compra em seu negócio.

Por isso, é importante oferecer o menor tempo de resposta, não apenas por meio de um chat online, mas também otimizando os demais canais de atendimento, como o e-mail – com notificações e respostas rápidas – e o atendimento por telefone – mediante uma ferramenta de Callback.

2. Está na hora de ser proativo

A segunda principal razão para se investir no chat online em seu negócio é a possibilidade de sair de um posicionamento reativo em relação ao atendimento ao cliente. Sem esta solução em sua página, o visitante deve tomar a iniciativa de buscar seus canais de comunicação e tentar entrar em contato. Muitas vezes, isso já é o suficiente para fazer com que desistam de uma compra.

Felizmente, com uma solução de atendimento profissional projetada para agradar o consumidor online, você poderá abordar pessoas navegando em sua página com convites proativos – um pop-up da janela do chat.

Com isso, é você quem se coloca à disposição dos clientes em potencial. Abordá-los com mensagens personalizadas ou mesmo um simples e objetivo “Olá, posso ajudá-lo?” é o suficiente para transmitir profissionalismo e confiança.

3. Colete dados para segmentar sua base de leads

Colete dados para segmentar sua base de leads

O atendimento ao cliente não existe apenas para prestar assistência e dar suporte. Ele também serve para ajudar a aumentar suas chances de sucesso ao possibilitar que tenha contato direto e realmente entenda o público alvo.

De acordo com um estudo apresentado pela Invesp – empresa norte-americana que oferece soluções para otimizar as taxas de conversão – 42% dos clientes afirmam que o chat online é o melhor canal para se entregar informações de contato. Portanto, isso representa maiores potenciais de conversão que qualquer outra estratégia de geração de leads.

Trabalhe com formulários de atendimento para coletar dados e cadastrar leads em sua base. Dessa forma, poderá segmentá-los para otimizar o potencial de suas campanhas de marketing digital. No e-mail marketing, por exemplo, enviar conteúdo relevante de acordo com o perfil de cada lead aumenta significativamente as taxas de abertura.

4. Una as forças com suas plataformas

Outra grande vantagem de investir no chat online e trabalhar com uma solução profissional é a possibilidade de integrá-lo a diversas outras plataformas. É possível integrar com seu sistema CRM, ferramenta de e-mail marketing ou até mesmo outros canais de atendimento, como plataformas de chat das redes sociais e telefone.

A vantagem disso tudo é a possibilidade de se tornar um negócio que oferece atendimento omnichannel. Ou seja, uma empresa que possui todos os canais integrados e trabalhando em conjunto para proporcionar uma experiência sem interrupções ao consumidor.

Além disso, também é possível otimizar a eficiência de sua equipe ao permitir que utilizem apenas um único sistema para acompanhar todos os chamados de diferentes canais. Dessa maneira, esse fator também implica em como o gestor poderá gerar relatórios detalhados com informações centralizadas. Portanto, quando estiver pensando em oferecer um chat online, saiba como escolher o melhor para a sua empresa.

5. Ideal para o consumidor mobile

Para finalizar, uma das principais razões para investir no chat online são os seus diferenciais para o consumidor mobile. Hoje, mais de 52% do tráfego na internet ocorre a partir de dispositivos móveis, de acordo com um gráfico publicado pela Statista em 2018.

Chat online: Ideal para o consumidor mobile

Como você pode perceber, esta é uma tendência que só deve aumentar, de acordo com especialistas. Inclusive, um estudo recente focado no mercado digital brasileiro feito pelo Mundo do Marketing aponta que, em 2018, grande parte das vendas dos e-commerces de moda, multicategorias e móveis ocorreram pelo mobile.

Assim, é fácil entender porquê o consumidor mobile prefere o atendimento por chat. Além desses dados, a comunicação por chat também já é aceita e disseminada – tendo em vista a popularidade de aplicativos de mensagens.

Afinal, este canal é mais conveniente, pois não pede que o mesmo alterne entre aplicativos ou mesmo abas no navegador. Ele ainda pode de permitir que o cliente continue navegando por suas ofertas enquanto conversa com um representante. Portanto, o chat online pode ser considerado o melhor canal para atender o consumidor mobile.

Hora de investir no chat online

Agora que você sabe como este canal de atendimento pode impulsionar seus resultados e ajudá-lo a converter visitantes em clientes, está na hora de avaliar a sua estratégia e os canais de atendimento ao cliente. Portanto, considere as questões listadas abaixo!

  • Seus clientes estão satisfeitos com o atendimento atual?
  • Você realmente está conseguindo alavancar o atendimento para vender mais?
  • Você consegue acompanhar quem está acessando sua página em tempo real?

Considere as respostas obtidas e não deixe de conferir os principais sinais que indicam o momento certo de investir em uma solução de chat online para seu negócio.

Este artigo foi produzido pelo JivoChat.

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