Marketing e Vendas

Quando e como oferecer descontos para meus clientes?

Criado em 1 de ago. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Oferecer descontos é uma prática antiga e muito utilizada em vários negócios, seja na venda de produtos ou de serviços. Assim, essa estratégia tem como objetivo atrair novos clientes e alavancar as vendas. Portanto, se realizada com planejamento, a ação pode ter um resultado positivo para o aumento dos lucros. Além disso, também pode ajudar na diminuição da inadimplência.

Então, se você tem dúvidas se a prática é vantajosa ou como oferecer descontos, confira nossas dicas:

Faça o planejamento

Para ser positiva para a empresa, qualquer ação precisa ser planejada. Por isso, antes de oferecer o desconto, faça os cálculos para não diminuir o valor mais do que suas finanças permitem. Lembre-se que, na maioria dos casos, os custos continuam os mesmos. Desta forma, você deve estar atento à margem de lucro do produto ou serviço para garantir que a prática não dê prejuízos.

Não tome uma atitude desesperada com base no que os seus concorrentes estejam fazendo. Uma guerra de preços pode trazer consequências negativas, gerando um efeito cascata no seu fluxo de caixa. Um negócio, para ser bem sucedido, deve ser baseado não somente no preço baixo, mas também na qualidade.

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Defina os produtos ou serviços que vão receber o desconto

O desconto é uma importante ferramenta para despertar o interesse do público-alvo na compra. Neste sentido, ele deve ser direcionado, principalmente, para os produtos ou serviços que precisam de uma ajudinha com as vendas. Isso serve para as novidades, que ainda não caíram nas graças da sua clientela, ou para aqueles sazonais, que vendem menos em uma época do ano, por exemplo.

Dessa maneira, não faz muito sentido oferecer descontos para os produtos ou serviços que já estão vendendo bem, não é mesmo?

Incentive o pagamento à vista ou na data correta

O desconto também pode ser utilizado com outro objetivo além de aumentar as vendas: o incentivo ao bom pagador. Por isso, muitas empresas oferecem bons descontos para quem paga à vista ou antes da data de vencimento. Esta prática é benéfica se você precisa melhorar o seu fluxo de caixa. Com o objetivo de gastar menos, seu cliente vai fazer um esforço extra para pagar o mais rápido possível.

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Utilize uma ferramenta digital

Fazer o cálculo do desconto de forma manual pode ser trabalhoso e ainda resultar em erros, levando a prejuízos. Para facilitar a prática, é fundamental utilizar uma Instituição de Pagamento que ofereça uma ferramenta que permita o cálculo de forma automática. Na Efí, por exemplo, você pode oferecer o desconto tradicional, em qualquer cobrança, ou o condicional, que só é oferecido quando o cliente fizer o pagamento até uma data definida por você, que pode ser igual ou inferior à data de vencimento. E você ainda pode escolher em quais casos vai oferecer ou não o benefício. Saiba mais aqui!

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Seguindo nossas dicas, você consegue implementar uma política de descontos positiva para seu negócio, possibilitando o aumento das vendas sem gerar prejuízos para seu negócio. Gostou das dicas? Já testou a estratégia antes? Quais foram os resultados? Compartilhe com a gente nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

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