Pix

Quando começa o Pix? Entenda a fase de testes do pagamento instantâneo

Criado em 16 de jun. de 2020

(Atualizado em 30 de nov. de 2021)

Em fase de testes, a Efí já se prepara para 16 de novembro, quando começa o Pix. Estamos, desde o início, envolvidos e participando ativamente das movimentações realizadas pelo Banco Central para a implementação do Pagamento Instantâneo no Brasil e, recentemente, finalizamos os testes preliminares. Vemos a modalidade como um marco na história da sua Conta Digital para Negócios e apostamos que ela trará muitos benefícios para os clientes e sociedade em geral.

O Pix é um arranjo criado pelo Bacen para agilizar e otimizar as transferências eletrônicas de valores. A inovação foi criada para suprir a demanda atual de compensação de valores, que pode demorar até 2 dias úteis, quando realizada por meio de TED ou DOC. Além disso, essas modalidades apresentam limitações relacionadas ao horário, que seguem o expediente bancário. Sem contar as burocracias e gargalos para efetuar as transferências.

Veja como a Efí está se preparando para o Pix

Por se tratar de um projeto arrojado e complexo, a Efí precisou deliberar e formar equipes para atender exclusivamente aos prazos impostos pelo Banco Central. Tudo isso em paralelo com as outras novidades que estão sendo desenvolvidas. Portanto, foram criadas equipes exclusivas para cuidar da homologação do Pix, em setores como Desenvolvimento e Projetos.

O prazo para solicitar a adesão à modalidade por Instituições Financeiras e Fintechs foi encerrado no dia 01 de junho. No entanto, antes mesmo do prazo oficial para o início dos testes, a Efí já vinha os realizando de maneira voluntária

Primeiramente, foram realizados testes de conectividade, para garantirmos que os certificados digitais e a comunicação por meio da RSFN estão funcionando. Todos os testes são uma oportunidade para provar a capacidade de processamento de dados e promover ajustes antes do dia 16 de novembro, quando começa o Pix.

Além disso, a comunicação entre a Efí e o Banco Central precisa ocorrer normalmente para que o Pix esteja disponível para a população. Portanto, as alterações que ocorrem durante o período de homologação são avaliações que demonstram a adequação aos requisitos exigidos pelo Bacen.

Quando começa o Pix? Entenda!

Como vai funcionar o Pagamento Instantâneo?
Quando começa o Pix?

O dia 16 de novembro, quando começa o Pix, marcará o início da revolução no mercado de pagamentos. O lançamento seguirá o calendário inicial, apesar da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Sendo assim, as instituições envolvidas seguem cumprindo as datas estabelecidas pelo Bacen e iniciaram em junho os testes para a homologação do sistema.

Com o Pix, as transações poderão ser realizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que o dinheiro estará disponível na conta da pessoa ou estabelecimento em poucos segundos. Mesmo fora do horário comercial ou aos fins de semana e feriados. 

E, além da agilidade e praticidade, há uma grande possibilidade de baratear os custos das transações. Isso porque ela extingue a necessidade de intermediadores e será efetivada totalmente online, utilizando apenas um smartphone. 

Além disso, a modalidade vai aumentar a competitividade do segmento. Seja para desenvolver produtos ou elevar a qualidade dos já existentes. Com certeza, o cliente é o maior beneficiado nesta história.

As transferências poderão ocorrer por meio de QR Code estáticos ou dinâmicos. Também podem ser realizadas via chave Pix com informações como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ. 

Ainda, podem ser realizadas por pessoas físicas, estabelecimentos comerciais e órgãos governamentais, como o caso de pagamento de impostos. Outras vantagens da modalidade é a possibilidade de inserção e acesso da população desbancarizada ao sistema financeiro. Além do aumento do fluxo de caixa de estabelecimentos, fator que favorece pequenos e médios empreendedores.

Pagamento Instantâneo da Efí

Falamos muito sobre quando começa o Pix e como funciona a fase de testes. Mas não te contamos o melhor: a Efí já tem a opção de Pagamento Instantâneo. 

Recentemente, lançamos uma ferramenta para facilitar ainda mais a transferência de valores entre contas: o Pagamento Instantâneo Efí. Imagine dividir a conta do restaurante com um amigo e ainda receber o dinheiro na hora? Com o Pagamento Instantâneo Efí é possível. Para receber os valores, ambos os envolvidos na transação precisam ter conta Efí. Assim, podem efetuar a transferência utilizando apenas um QR Code, sem nenhum custo.

Já pensou viver na época da invenção do boleto ou do cartão de crédito? Pois estamos vivendo uma revolução parecida com o lançamento do Pagamento Instantâneo. Além disso tudo, ainda demonstra que a Efí garante a excelência em seus serviços. Aprovamos e acreditamos nas transformações positivas que o projeto do Pix irá trazer para o Brasil. 

Por fim, perante o mercado e o próprio Banco Central, demonstramos, também, nossa capacidade de adaptação e execução, cumprindo com uma série de requisitos e regulamentos.

Então, quer enviar e receber Pix com a Efí? Abra a sua Conta Digital e aproveite.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.