Boletos e carnês

Quais as vantagens do pagamento com boleto bancário?

Criado em 15 de abr. de 2015

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Por mais que o boleto bancário seja uma das maneiras de cobrança mais antigas, ainda é extremamente popular no Brasil. São milhões e milhões de documentos expedidos e pagos a cada mês na rede bancária, nos postos dos Correios e nas casas lotéricas pelo país afora. Como esse título geralmente pode ser liquidado em qualquer estabelecimento conveniado — desde que isso seja feito até a data de vencimento apontada no documento , a operação com o boleto bancário é bem vantajosa tanto para o consumidor como para o empresário.

Confira as vantagens de oferecer a possibilidade de pagamento com boleto bancário para seus clientes:

Sensação de maior segurança na quitação

O boleto bancário é a opção preferida de muitos clientes porque é um documento impresso, material, que pode ser transportado em mãos para que se realize o processo de quitação por meios não digitais. Sobretudo nas compras feitas pela internet, a clientela normalmente se sente muito mais segura ao visualizar a autenticação mecânica no papel ou no cupom de quitação anexado à sua via do boleto do que receber uma mensagem automática de comprovação de pagamento.

Praticidade operacional e baixo custo

Além de simples, a instalação das rotinas e da infraestrutura em seu negócio para se receber por meio de boleto bancário é mais econômica, de modo que não será, consequentemente, preciso repassar esses custos aos clientes. Nesse cenário, seu time saberá lidar tranquilamente com esses pagamentos, agilizando os processamentos financeiros e contábeis sem que nenhum repasse de gastos componha os preços dos produtos finais oferecidos aos clientes.

Inoperância com cartão de débito ou crédito

Mesmo em tempos de grande informatização e automação dos processos, existe um volumoso número de pessoas que ainda não trabalha com cartões de crédito ou de débito. Nesses casos, a opção por pagar por suas aquisições por meio de boleto bancário é a alternativa mais indicada e segura. Se seu estabelecimento não oferece essa alternativa de pagamento, vai se deparar com uma inevitável perda de vendas e de clientes. E não se esqueça de que há pessoas que, ainda que possuam cartões de crédito ou débito, preferem, de vez em quando, usar boletos para quitar suas compras.

Descontos atrativos no pagamento

As pessoas sabem que muitas empresas costumam ofertar descontos para os pagamentos realizados por boleto bancário, o que pode ser mais uma forma eficiente de atração para o seu negócio. Como o pagamento no boleto é à vista, o empreendedor tem a possibilidade de oferecer alguns descontos aos clientes, que podem chegar a até 10% do valor cobrado no documento. Isso porque as operadoras de cartão de crédito, por exemplo, normalmente cobram taxas de administração de até 6% do valor total obtido com cada venda para repassar o respectivo montante aos vendedores, o que, ainda por cima, pode tardar em torno de 20 ou 30 dias para acontecer. Se o boleto bancário for quitado até sua data de vencimento, sua empresa vai receber o dinheiro da compra muito mais rapidamente e, com isso, formar ou equilibrar o caixa.

Como ofercer pagamento com boleto bancário?

Veja como você pode oferecer a opção de pagamento com boleto bancário para seu cliente:

Pagamento Online

Sempre que você emite uma cobrança online pela plataforma ou por meio de uma das integrações, seu cliente automaticamente tem a possibilidade de pagamento com cartão de crédito e boleto bancário. Navegue na plataforma para conhecer as ferramentas.

Emissão Direta de Boletos

Você também pode optar por gerar o boleto bancário e enviar para seu cliente por e-mail ou fazer o download do documento para entrega manual. Neste editoral, você confere como é simples emitir um boleto com a Gerencianet.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.