Pix

QR Code Dinâmico vs. QR Code Estático no Pix – afinal, o que significa e qual é a diferença entre eles?

Criado em 13 de nov. de 2020

(Atualizado em 16 de set. de 2021)

O uso do QR Code se tornou mais presente no contexto do distanciamento social. E, agora, com a chegada do pagamento instantâneo, a tendência dos códigos bidimensionais promete ficar ainda mais forte. Afinal, uma das formas para enviar valores no Pix, novo modelo de pagamento do Banco Central, é por meio do QR Code estático e do QR Code dinâmico. Ainda não conhece a diferença entre eles ou quer descobrir qual é o QR Code ideal para o seu negócio? Neste artigo te explicamos tudo!

Antes, vamos entender o que é QR Code?

O QR Code, também conhecido como código bidimensional ou código em 2D, é um Código de Resposta Rápida (Quick Response Code). Ele é uma evolução do código de barras — aquele comum nas embalagens dos produtos de supermercado. Inclusive, a dinâmica de funcionamento é bem parecida, já que ambos armazenam informações. 

A grande diferença é que o código bidimensional armazena mais dados que um código de barras e gera uma ação. Além disso, o QR Code pode ser lido pela maioria dos smartphones conectados à internet e equipados com câmera.

Além disso, diferente dos códigos de barras que são representados por faixas e números, o QR Code possui uma série de módulos organizados em uma caixinha. Esses módulos se dispõem tanto no plano vertical quanto no horizontal, característica que faz com que o QR Code seja escaneável independente da posição do celular.

Curiosidade! Embora muitos acreditem que o QR Code é uma tecnologia super atual, ele foi criado em 1994 por uma empresa do setor automotivo para identificar peças de carro. Hoje, com funcionalidades mais avançadas, o QR Code faz parte da rotina de muita gente.

Como ler um Código Bidimensional?

Por se tratar de uma representação gráfica e uma opção muito versátil, o QR Code pode ser aplicado digitalmente ou fisicamente. É comum encontrar esse código em lives, programas de televisão ou até mesmo em cartões de visita e panfletos.

Para usar o QR Code é muito simples. Basta apontar a câmera de um celular conectado à internet para fazer a leitura do código e pronto, você é automaticamente direcionado para um conteúdo interativo ou para áreas de checkout, por exemplo. 

Como fazer um Pix usando QR Code?

Se a premissa do Pix é trazer praticidade para as transações, nada mais justo do que incluir o QR Code como uma das opções para facilitar o envio de dinheiro, concorda? Afinal, por meio dele é possível compartilhar dados de forma rápida e prática. 

Qualquer pessoa pode gerar um QR Code para receber o Pix no aplicativo da instituição em que possui relacionamento. Uma vez que o código é lido, o pagador é direcionado ao checkout com os dados da conta de destino previamente preenchidos.

Como alternativa, o Pix também disponibiliza a função “Pix Copia e Cola“. Nesta opção, é possível gerar um código a partir dos dados contidos no QR Code. Desse modo, o pagador pode copiá-lo e colá-lo no campo específico de pagamento, assim como acontece com o código de barras dos boletos.

Vale lembrar que os pagamentos instantâneos também podem ser iniciados por meio das chaves Pix, da forma tradicional, preenchendo os dados bancários, ou de forma automatizada pela API. 

Mas, nesse cenário dos códigos em 2D, temos duas opções: QR Code estático vs. QR Code dinâmico. Vamos entender para que serve cada um? 

QR Code estático

O QR Code estático é indicado para recebimentos mais simples, que não demandem de reconciliação, de integração de sistemas e de automatização de processos. Nesta opção, é possível definir um valor fixo para um produto. Isso significa que o mesmo QR Code pode ser usado para diversas transações. Também há a alternativa de inserção do valor pelo pagador.

QR Code dinâmico

O QR Code dinâmico possui informações mais detalhadas. Nele é permitido incluir, além do valor, outros dados, como a identificação do recebedor. Além disso, nesta opção o código muda constantemente. Em outras palavras, para cada transação um QR Code é gerado. De acordo com o Banco Central, essa alternativa facilita a conciliação e a automação comercial.

Para qual tipo de negócio o QR Code estático é indicado? E o QR Code dinâmico?

De maneira geral, o QR Code estático é a opção perfeita para pessoas físicas, micro e pequenos negócios ou MEI’s. Como ele gera um código definitivo, pode ser uma boa alternativa para agilizar as vendas de produtos em lojas físicas ou para receber pagamentos por serviços prestados, por exemplo. O segredo é usar a criatividade!  

Leia também: Pix é gratuito? Entenda tudo sobre o custo do Pix

O QR Code dinâmico, por sua vez, é indicado para grandes empresas, e-commerces ou cobranças mais formais, por se tratar de uma opção que consegue automatizar processos.

Inclusive, esse é o QR Code usado na nossa API Pix, desenvolvida para atender a grandes volumes de requisições via pagamento instantâneo. Na prática, como cada cliente gera um valor diferente nas compras, o QR Code também precisa mudar. Assim, será comum encontrar esse tipo de código em boletos de cobrança de lojas virtuais, por exemplo. 

Conheça a API Pix da Efí

Enfim, como você deve ter percebido, os QR Codes do Pix sugerem muitas possibilidades de uso. Nesse sentido, cabe a cada empresa analisar qual opção se adequa melhor à rotina de vendas e ao perfil do cliente.

Quer gerar QR Codes e receber o Pix direto na conta? Então abra uma Conta Digital para negócios na Efí e aproveite as nossas vantagens. A abertura de conta é totalmente gratuita!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.