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Como funciona o protesto dos boletos registrados?

Sabrina Carvalho

14/03/2019

Seguindo as determinações da Febraban, todas as contas da Gerencianet emitem boleto registrado. Devido a essa mudança, alguns clientes ficam na dúvida sobre o funcionamento do protesto dos boletos registrados. Por isso, produzimos este artigo para solucionar os principais questionamentos:

Saiba mais sobre a Nova Plataforma de Boletos

O protesto é feito de forma automática?

Para manter a forma de trabalho dos clientes Gerencianet, o protesto de um boleto inadimplente não é realizado de forma automática. Entendemos que muitos clientes trabalham com boletos pré-pagos, em que o serviço ou venda é realizado apenas após o pagamento, e com outras situações em que o cliente final tem a opção de realizar o pagamento ou não. Por isso, os boletos e parcelas de carnês inadimplentes emitidos pela Gerencianet não são protestados de forma automática.

Como fazer o protesto?

Caso você tenha o interessa de realizar o protesto do boleto inadimplente, basta procurar o cartório de títulos da cidade, levando documentos que comprovem a dívida, e se informar sobre o passo a passo. O procedimento pode variar de acordo com a cidade, por isso é importante consultar o cartório do local em que mora para realizar o processo correto.

Meu cliente pode realizar o pagamento após a data de vencimento?

Após a data de vencimento do boleto, seu cliente pode gerar a 2ª via do boleto. O documento já é emitido com o acréscimo dos juros e multas e nova data de vencimento. Para isso, você precisa configurar a opção de juros e multas antes de fazer a emissão da cobrança. Para saber como realizar a configuração, leia nosso artigo sobre o tema!

Importante! Na Gerencianet, mesmo fazendo a emissão de boletos registrados, você continua pagando tarifas apenas em caso de confirmação de pagamento. Ou seja, você não precisa pagar nada para fazer a emissão, gerar 2ª via ou fazer alterações na data de vencimento! Ainda tem alguma dúvida? Visite nossa Central de Ajuda!

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