Tecnologia

Profissional de TI: veja como ser um freelancer de sucesso 

Criado em 9 de fev. de 2017

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

O mercado de TI é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. A demanda por profissionais é grande tanto para empregos formais quanto para freelancers. Portanto, se você quer aproveitar a boa fase para atuar de forma independente como profissional de TI, algumas dicas podem ajudar você:

Utilize sites especializados

Existem diversos sites especializados em fazer um intermédio entre profissionais e as ofertas de trabalho em todo o mundo. Se você não tem muitos contatos, estas plataformas podem ajudar muito, principalmente no começo.  Dessa forma, você pode conseguir novos trabalhos, construir sua reputação e reconhecimento no mercado.

Mantenha uma rotina organizada

Depois que você conseguir seus primeiros trabalhos, é preciso estar atento para atender a expectativa do seu contratante. Para isso, tenha um planejamento eficiente para que você consiga fazer as entregas a tempo. Trabalhar em casa pode render algumas distrações. Por isso, é preciso evitar trabalhar conectado às redes sociais e aos aplicativos de conversa. O horário de trabalho deve ser de foco e concentração geral.

Além disso, é preciso separar boas horas de descanso ou de sono. Trabalhar com a mente cansada pode fazer com que você cometa erros ou não seja produtivo.

Seja profissional

Apesar de ser um trabalho freelancer, é importante tomar alguns cuidados na hora de fechar o negócio. A formalização de um contrato, por exemplo, é fundamental para evitar dores de cabeças. Defina o prazo de entrega, valor do serviço, forma de pagamento e outras informações que sejam relevantes para cada serviço.

Estar formalizado também pode abrir muitas portas de trabalho, já que a maioria das empresas exige a emissão de nota fiscal para a realização do pagamento. Por isso, procure entender quais os passos para se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI).

Facilite o pagamento

Oferecer opções de pagamentos para seu cliente é um fator que contribui para o fechamento do negócio. Para isso, é recomendado que você conte com a parceria de um intermediador de pagamentos, como a Efí. Desta forma, além de não precisar realizar a negociação com um banco, você pode oferecer o pagamento por meio de boleto, carnê ou cartão de crédito. Por meio do cartão, seu cliente pode pagar em até 12x e você recebe o valor total, apenas com o desconto da tarifa. Assim, você mantem seu fluxo de caixa e tem mais um atrativo para seus clientes.

Faça uma simulação gratuita para conhecer sua tarifa e conheça mais sobre as soluções disponíveis. A conta pode ser aberta por pessoa física ou jurídica.

Essas são algumas dicas para quem está começando a atuar como profissional de TI freelancer. Quer mais dicas para se destacar como freelancer? Confira a nossa série de vídeos sobre o assunto e fique por dentro!

Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.