Finanças e Gestão

Como ter mais produtividade no trabalho home office em tempos de quarentena?

Criado em 10 de jul. de 2020

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Praticamente do dia pra noite, a disseminação do novo coronavírus pelo mundo fez com que parte dos brasileiros começassem a trabalhar em casa. Nesse contexto, muitos se depararam com espaços inadequados e comportamentos desalinhados com a seriedade que se espera de um trabalho remoto. A produtividade no trabalho home office, então, foi e continua sendo um grande desafio.

A princípio, muita gente achou que seria fácil ter flexibilidade de horários e conseguir dar uma “escapada” entre uma reunião ou outra. Porém, o dia a dia mostrou que é preciso estar organizado e focado para realizar entregas com eficiência.

Por isso, veja dicas de como tornar a quarentena menos árdua e fazer com que o seu trabalho em casa se torne mais prazeroso e produtivo! Continue a leitura para descobrir!

Por que a produtividade no trabalho remoto é tão importante?

Primeiramente, é importante destacar que ninguém atinge grandes resultados tendo baixa performance

Desorganização, procrastinação, falta de planejamento e baixa proatividade são comportamentos típicos de profissionais de baixa performance. Por isso, se você busca se tornar alguém acima da média e, com isso, conquistar melhores oportunidades e salários, saiba que o caminho é justamente o oposto: passa por ser mais organizado, planejado, proativo e produtivo.
Nesse sentido, saber gerenciar seu tempo, suas prioridades, entregar soluções com qualidade e no prazo permitem ser um profissional mais competitivo.

É uma via de mão dupla: enquanto você entrega mais valor à empresa, ajuda seus gestores a otimizarem recursos e tempo, em contrapartida, você se destaca, é valorizado e avança na carreira.

Dicas para melhorar a experiência de home office

Tenha um espaço adequado para trabalhar em casa

Estar cada dia em um lugar da casa, disperso entre as atividades domésticas, com filhos a tiracolo, definitivamente está longe de ser um cenário ideal. 

Por isso, quando possível, escolha um local no qual você possa fechar a porta para não ser incomodado e crie regras para fazer com que isso funcione. Caso isso não seja possível, por ter que cuidar dos filhos enquanto trabalha, por exemplo, prepare um espaço para eles. Pense num lugar confortável e acessível para reunir os brinquedos e demais itens necessários para entretê-los enquanto você trabalha.

Como quase todos estão passando por essa situação, a presença das crianças e animais de estimação, em algum momento de uma reunião, por exemplo, costuma ser um momento fofo e de descontração. Portanto, não se sinta mal se isso acontecer.

Entenda o que a empresa quer de você

Nesse momento de distanciamento dos colegas e da chefia, é importante estar alinhado (a) ao que ambos esperam de você. Afinal, o que você menos precisa nesse momento é de cobranças desnecessárias. 

Nesse contexto, é importante lembrar que a sua autogestão, mesmo sem ninguém por perto, é extremamente importante para a produtividade no trabalho.

Se até agora as metas e expectativas do empregador não estão claros para você, converse com seu gestor e peça para que vocês façam uma videoconferência. Assim, “olho no olho”, seja franco ao relatar sua insegurança e não saia da chamada com dúvidas. Depois, mande um e-mail listando tudo que foi acordado, como metas ou horário de trabalho, para que fique registrado. Isso vai ajudar a oficializar o acordo e a esclarecer exatamente como o home office vai funcionar. Assim, você evitará problemas e cobranças sem necessidade.

Mantenha a mesma rotina de vida

Muitas normas foram estabelecidas durante a pandemia e, com isso, a empresa pode solicitar que você cumpra o mesmo horário de trabalho de antes. Principalmente se esse for o seu caso, é importante dar sequência à rotina do escritório, como se você ainda estivesse lá. 

Há uma tendência natural das pessoas, por estarem em casa, acabarem saindo do foco por acreditarem que terão muito tempo depois. O problema é que, com isso, o serviço fica acumulado e, quando o prazo estiver chegando, a entrega pode ser comprometida. 

Por isso, acorde no horário de sempre, tome café, tome banho e se troque, como se fosse para a empresa. 

Respeite o seu descanso

O fato de estar em casa não significa que você precise trabalhar em tempo integral. É preciso descansar e ser fiel nas doses de trabalho e descanso que seu corpo e mente necessitam.Para isso, mais uma vez, respeite os seus horários e as suas rotinas. Se no dia a dia você trabalha em horário comercial, de segunda a sexta, não há motivo para mudar.

Cada coisa de uma vez

Não há nenhum problema em querer aproveitar que está em casa para fazer almoço com mais calma. Porém, nada de cozinhar ou ajudar as crianças na tarefa escolar enquanto participa de uma reunião. Separe as atividades e faça uma coisa por vez. Isso ajudará a ter mais produtividade no trabalho e alcançar as metas. 

Fim de expediente é fim de expediente!

Depois de terminar todas as suas demandas do dia, dê-se o direito de desconectar de tudo e de todos no seu círculo corporativo. 

Depois que o expediente terminou e suas atividades mais urgentes já foram executadas, é hora de dar atenção ao que (ou a quem) você não conseguiu durante o trabalho. 

Não se isole em casa

Quem mora com mais pessoas acaba tendo movimento em casa o dia todo. No entanto, aqueles que moram sozinhas precisam, de alguma forma, interagir com outras pessoas para não se sentirem sós.

Se esse é o seu caso, não deixe de manter contato com colegas de trabalho, priorizando telefonemas e videoconferências. Além disso, procure resgatar o contato com outros colegas de trabalho (que não necessariamente estão na mesma equipe) ou mesmo com aquele amigo distante. 

E o principal: não é preciso ser produtivo o tempo todo!

Por fim, por mais contraditório que possa parecer após todas essas dicas, lembre-se que é impossível ser produtivo e eficiente 100% do tempo. Estamos vivendo uma crise histórica e muitas vezes o noticiário nos deixa pra baixo. É absolutamente natural.

Haverá períodos em que você acordará motivado. Em outros, a vontade de ficar na cama será maior que tudo. Nesses momentos, respire fundo e entenda que não há mal nenhum em sentir fraquezas. 

O fato de você ter ganhado alguns minutos (ou mesmo horas!) de um deslocamento ao trabalho não quer dizer que você precise preencher esse período com mais obrigações.

Tudo tem seu tempo e seu limite, até para que seu cérebro se adapte às novas limitações e obrigações. Por isso, não se culpe se você ainda não concluiu alguma atividade com o mesmo nível de entrega que gostaria. Não precisa se cobrar demais só porque seu colega conseguiu se destacar em algum projeto nesse meio tempo. Você também terá sua vez quando menos esperar.

Para concluir, encare esse período como uma verdadeira maratona: se você disparar muito acelerado na largada, certamente vai cansar mais rápido. Aproveite para contar com a tecnologia para ajudá-lo na organização das tarefas e automatização de atividades do dia a dia. 

Se você é empreendedor e precisa realizar cobranças, automatize a gestão delas com a Efí e tenha mais tempo livre para relaxar. Abra já sua conta!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.