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6 processos que podem ser automatizados na sua empresa ainda hoje

Convidado Especial

11/09/2019

Ilustração gráfica de uma engrenagem =

A automação de processos já não é mais uma tendência. Na verdade, quem não utiliza tecnologias na rotina de trabalho perde tempo e dinheiro com tarefas burocráticas e, consequentemente, espaço no mercado. 

Dessa forma, é essencial que você utilize as melhores ferramentas ao seu favor. Saiba que, atualmente, existem inúmeras opções para fazer isso — e é comum ter dúvidas na hora de se decidir. Nessas horas, você deve encontrar os sistemas e os parceiros que estão preparados para atender às suas demandas. Outro ponto importante está relacionado aos processos que podem ser automatizados na sua empresa. Este conteúdo mostra uma lista com os principais exemplos, que vão desde o atendimento ao cliente a emitir notas fiscais

Por que é importante automatizar tarefas?

Alguns empreendedores ainda acreditam que processos automatizados precisam de robôs para serem executados, como em filmes de ficção científica. Na realidade, os processos automatizados são executados por sistemas que qualquer pessoa pode manusear. 

Em um mercado tão competitivo, cada detalhe faz a diferença para atender bem clientes. Desse modo, quem tem mais informações sobre os seus parceiros e mais agilidade para agir, provavelmente, terá os melhores resultados. 

Para que isso aconteça, é imprescindível a utilização de sistemas para fundamentar as suas decisões. Outro importo interessante é a redução de erros. Com a automação de tarefas, o empreendedor identifica falhas e padroniza processos — facilitando ainda mais o alcance dos seus objetivos. 

Por último, mas não menos importante, processos automatizados reduzem custos. Isso acontece porque você diminui o número de funcionários em tarefas manuais. Então, os valores gastos em sua folha salarial podem ser investidos em outros setores e a sua equipe torna-se mais motivada e eficiente. 

Quais processos podem ser automatizados?

1. Email marketing

O email marketing é uma estratégia digital que se resume ao disparo de emails para a sua base. Apesar de parecer simples, o email marketing tem grande potencial. É a partir dele que você se comunica com os seus leads e clientes, por isso, o email marketing é vital para qualquer negócio. 

Se você ainda não acha que esse processo deve ser automatizado, basta abrir a sua caixa de entrada após ler este conteúdo. Perceba que grande parte dos conteúdos que estão lá oferecem promoções, novidades do mercado ou até mesmo enviam o Danfe de uma compra online. 

Em todas as situações, seria complicado enviar os emails um por um. Imagine o tempo que seria necessário para desempenhar essa função. Não se esqueça que, quanto maior for a sua base, maior será o seu trabalho. 

E tem mais. Analisar todos os dados de abertura e de clique, a fim de entender quais são as melhores técnicas de copywriting, seria complexo também. 

Desse modo, utilizar uma ferramenta de email marketing é o passo inicial para aumentar o alcance de sua marca, garantir o retorno financeiro de suas campanhas e planejar-se para o futuro. 

2. Relacionamento com o cliente

As ferramentas CRM são focadas no relacionamento com o cliente. Em outras palavras, são softwares que fornecem informações detalhadas sobre todos os seus parceiros. Com esses dados em mãos, você consegue criar estratégias exclusivas para cada um deles. 

Tentar fazer esse trabalho manualmente é complicado, já que seria necessário armazenar e compilar dados em planilhas e gerar relatórios por conta própria. Já com um CRM, você consegue acompanhar toda a jornada de um lead até à sua conversão, o que é ótimo para entender as suas preferências e o seu comportamento.  

3. Controle de estoque

O trabalho em um e-commerce ou em uma loja física pode até ser diferente, mas o controle de estoque é um ponto em comum. Evitar o excesso ou a falta de mercadorias é um grande desafio para qualquer empreendedor. Entender qual é o melhor momento para pedir mais mercadorias é outra dificuldade também. 

Utilizando um sistema de controle de estoque, você automatiza esses e diversos outros processos. Com atualizações em tempo real a cada compra ou venda, a sua gestão toma ciência de tudo que acontece e reduz falhas. 

Outro benefício da automação de estoque é a documentação de normas de movimentação. Assim, é possível:

  • calcular o giro de produtos;
  • identificar oportunidades para o marketing sazonal;
  • assegurar a qualidade das mercadorias;
  • evitar desperdícios.

4. Emissão de boletos

O boleto bancário é uma das principais meios de pagamentos do mercado. Diversos negócios oferecem-no por ser mais democrático que, por exemplo, o cartão de crédito. 

Emitir boletos diretamente em instituições financeiras, inicialmente, parece simples. Contudo, com o passar do tempo, você se perde em um mundo de informações e tarefas repetitivas — sem falar no tempo desperdiçado também. 

Dessa forma, uma plataforma de gestão de boletos é o parceiro para quem deseja escalar vendas e automatizar processos facilmente. 

Guia definitivo para emitir boleto bancário

5. Gerenciamento de redes sociais

Se você ainda acha que as redes sociais servem apenas para ganhar likes e curtidas, é melhor mudar logo de ideia. As comunidades online oferecem boas oportunidades para conseguir novos negócios e, inclusive, atrair talentos para a sua gestão. Entretanto, realizar o trabalho manualmente pode ser complicado. Isso porque cada rede social tem algoritmos e objetivos diferentes. Enquanto o Instagram tem um tom mais informal, o LinkedIn exige postagens mais profissionais. 

Desse modo, você deve utilizar cada rede social corretamente. Tenha em mente que a automação das redes sociais pode ser aplicada em todos os casos. Programar postagens, stories, curtidas e comentários são atividades que podem ser deixadas no piloto automático com a automação do Instagram, por exemplo. 

Com isso, você não precisa se preocupar em publicar conteúdos nos horários com a maior taxa de engajamento e consegue focar em outras áreas do seu negócio. 

6. Emissão de notas fiscais

Quando se fala de assuntos fiscais, muitos empreendedores ficam de cabelo em pé — e não há nada de estranho nisso. As legislações tributárias brasileiras são complicadas, e não são todos os profissionais que conseguem entendê-las e acompanhá-las. Entretanto, isso não quer dizer que você pode deixá-las de lado. 

Quem deseja vender mais e melhorar a gestão do negócio deve priorizar a emissão de notas fiscais. Mas, como fazer isso sem dores de cabeça? 

Pois bem, a automação de notas fiscais é algo que faz toda a diferença seu dia a dia. Não importa se você é um produtor digital, que vende ebooks na internet, ou se você tem um ERP que emite CF-e pelo SAT: todos podem se beneficiar da automação de documentos fiscais. 

É essencial que você encontre um parceiro para tirar as burocracias fiscais das suas costas, o que permite ter mais energia e autonomia no crescimento da empresa. 

Ao ler este conteúdo, você entendeu mais sobre 6 processos que podem ser automatizados. Apesar de cada um ter características diferentes, é possível perceber que as tecnologias ajudam o crescimento do seu negócio em todas as vertentes. 

Enquanto um software CRM reúne e facilita o acesso às informações dos seus clientes, a automação de notas fiscais ajuda a legalizar a gestão. De qualquer forma, os processos listados acima são apenas alguns exemplos, e você não pode se limitar a eles. Você deve automatizar todos que fizerem sentido em seu empreendimento. 

Agora, continue com a gente e descubra mais sobre outro assunto importante: as diferenças entre os tipos de notas fiscais!

Este artigo foi produzido pelo eNotas!

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