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Loja virtual: guia de boas práticas logísticas para seu e-commerce

Publicado em 27 de outubro de 2014 (atualizado em 15 de abril de 2019)
Dicas para ajudar sua loja virtual

Transporte adequadamente as mercadorias

Muitas vezes é necessário contratar um profissional ou uma empresa de logística para auxiliar no transporte de mercadorias da sua loja virtual. Terceirizar o serviço garante que os prazos sejam cumpridos, fazendo com que se ganhe tempo, dinheiro e qualidade na entrega.

Desta forma, o processo de transporte da sua loja virtual pode ser aperfeiçoado. Sem contar que haverá muito mais segurança e pontualidade no seu serviço, reforçando ainda mais a credibilidade do seu negócio.

Cuide do estoque

O estoque também faz parte da logística de uma loja virtual. E para manter o seu fluxo sempre positivo, é preciso direcionar os esforços para conseguir vender. O giro de produtos precisa ser constante, cujas saídas sejam condizentes com as entradas.

É claro que, para não haver prejuízo, o número de mercadorias vendidas tem que ser maior do que o de mercadorias compradas. Mas é importante que você faça um controle rigoroso de todas as etapas do processo. Dessa forma você evita que faltem mercadorias e faz com que o seu caixa aumente cada dia mais.

Não se esqueça de observar aquelas mercadorias que não têm boas saídas e criar estratégias para estimular o consumo delas. Assim, você também garante uma gestão eficiente na sua loja virtual.

Desenvolva um plano de logística

Planejar é a chave para o sucesso — no caso da logística, não é diferente. O desenvolvimento de um plano ajuda a criar estratégias com base em cenários reais, previamente analisados conforme as especificidades da sua loja virtual.

É necessário também que todas as ações sejam alinhadas a uma plataforma de e-commerce que ofereça integração nas áreas. Como exemplo podemos citar as de serviços prestados aos clientes, localizações, decisões de estoque e transporte, entre outras. Essas simples integrações dinamizam as rotinas e geram mais produtividade no resultado operacional.

Mantenha o cliente da sua loja virtual informado

Após finalizar o pedido de compra, o cliente sempre fica ansioso para receber o produto. Para reduzir a ansiedade e oferecer mais confiança à prestação do serviço, mantenha-o informado sobre todos os processos. É necessário ter transparência desde aprovação do pedido, separação da mercadoria, envio à transportadora, saída para entrega, dentre outras fases. Assim, o cliente saberá em qual estágio o seu produto está, ficando por dentro de todas as etapas de logística dentro da sua empresa.

Uma dica: surpreenda o cliente entregando sua mercadoria antes do prazo previsto! Ele ficará ainda mais feliz e satisfeito com os serviços da sua loja virtual!

Agora que você já conhece algumas boas práticas de logística para lojas virtuais, que tal implantá-las em seu negócio? Aprimore os processos de gestão, planejamento e transporte no seu e-commerce. Busque a satisfação do cliente e mantenha ele engajado e estimulado a realizar novas compras.

Você já realiza alguma dessas boas práticas em seu negócio? Então confira também as principais ferramentas para a sua loja virtual!

Categoria

E-commerce

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