Finanças e Gestão

3 maneiras inteligentes de se posicionar no mercado

Criado em 25 de fev. de 2015

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Quando o mercado é altamente competitivo, como o de hoje em dia, é preciso que o gestor saiba quais estratégias pode aproveitar para sair na frente da concorrência. Assim, ele pode atrair mais clientes e, consequentemente, conquistar mais vendas. E a melhor forma para se obter um ótimo posicionamento no mercado é colocar em prática medidas que ofereçam aos consumidores a visão de que vale, sim, muito a pena adquirir seus produtos. Deixe explícito de que seu produto têm um valor agregado exclusivo — mercadorias de excelente qualidade, pelas quais você cobra um valor menor do que a concorrência. Ou até por serem superiores aos outros, de modo que as pessoas se sintam impelidas a pagar mais para tê-los. Mas como fazer com que sua fatia de mercado aumente cada vez mais? Confira nosso post e descubra agora mesmo 3 maneiras inteligentes de se posicionar no mercado:

A estratégia do baixo custo

Nesse caso, a vantagem mais conveniente a ser proporcionada aos clientes está no preço cobrado pelos produtos oferecidos no mercado. Se sua empresa conseguir economizar nos custos de produção, de logística e demais operações articuladas na sua cadeia de abastecimentos, cortando gastos supérfluos ou otimizando ao máximo suas operações, será possível obter vantagens ao cobrar menos do que seus concorrentes no segmento sem perder em qualidade. Nesse contexto, passa a ser viável ganhar participação no mercado, vencendo os rivais menos eficientes.

A estratégia da diferenciação de atributos

Esse expediente cai muito bem especialmente quando os compradores têm demandas muito diferentes, de tal modo que, dificilmente, um artigo no setor será capaz de gerar uma plena satisfação da clientela. Se a empresa conseguir agrupar certo número de atributos ao produto que oferece, de maneira que aumentem seu desempenho de uso e ampliem o contentamento das pessoas ao utilizá-lo no seu dia a dia, está montado o trampolim para que os consumidores até paguem um pouco mais pela mercadoria. Isso sem contar que as chances de fidelização também serão catapultadas. A maior ênfase na qualidade de algum aspecto do seu produto vai retirar o equilíbrio em relação aos concorrentes no mercado. Assim, deixa sua empresa em um patamar diferenciado na hora da escolha pela compra.

A estratégia da acumulação de valor

Outro método eficiente para se destacar no mercado é produzir uma ambientação de extrema distinção para seus produtos. Inclusive, essa estratégia é comumente utilizado por líderes de vendas no mercado. Isso pode ser feito especialmente com campanhas de marketing que demonstrem que certas personalidades famosas usam o seu produto, por exemplo. Dessa forma, instigam outras pessoas a consumir seu produto. Pode-se, também, por meio de depoimentos de pessoas comuns, mostrar vantagens que seu produto tem para a vida desses consumidores. Esses depoimentos podem ser publicados nas redes sociais, em blogs e sites, por exemplo. A geração de curiosidade vai naturalmente aumentar o número de procura para as soluções que você oferece no mercado.

O jogo da concorrência, muitas vezes, favorece quem começa a movimentar as primeiras peças no tabuleiro. Então o que ainda está esperando? Veja como você pode melhorar seus produtos e conquiste muito mais espaço no mercado, preparando estratégias certeiras!

Agora comente nas nossas redes sociais e nos conte se você está pensando em colocar em prática alguma dessas estratégias! Qual delas chamou mais sua atenção e é mais apropriada para as particularidades do seu negócio? Compartilhe seus projetos conosco! Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

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