Finanças e Gestão

Política de troca em e-commerce: saiba mais  

Criado em 19 de set. de 2017

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Apesar de muito importante, a política de troca de produtos comprados online ainda gera muitas dúvidas em empresários e também nos clientes. De acordo com pesquisa divulgada pela Ebit, empresa especializada em comércio eletrônico, 44% dos consumidores deixaram de finalizar a compra em um e-commerce por acreditar que a devolução seria complicada.  

Portanto, deixar claro qual é a política de troca da empresa é um dos pontos que pode deixar o cliente mais seguro para concluir uma compra.  

Código de Defesa do Consumidor

Muito mais do que uma questão para atrair mais clientes, manter uma política de troca é requisito legal. O Procon define que qualquer produto comprado pela internet pode ser devolvido no prazo de até sete dias após o recebimento. O consumidor pode, inclusive, solicitar o seu dinheiro de volta. Quem paga pelo frete da troca ou devolução é a empresa. 

De acordo com a Ebit, até 7% das compras realizadas pela internet são canceladas ou o produto é trocado. Ou seja, 3,5 milhões de pedidos são devolvidos. Os e-commerces de vestuário sofrem ainda mais. Nesse caso, a porcentagem de devolução e troca sobe para 10%. 

Política de troca – recolhimento

Conheça as diferentes formas de prestar o serviço de coleta de materiais:  

Coleta no local: é o tipo mais comum, porém, pode custar mais. Nesse caso, quem faz a coleta do produto vai até o endereço do cliente fazer a retirada. 

Coleta no local com hora marcada: quando o cliente pode marcar um horário para atender a empresa que fará a coleta. 

Logística reversa simultânea: vale para a troca de produtos. O produto indesejado é retirado ao mesmo tempo que o novo é entregue. 

Pontos de entrega: essa alternativa é mais interessante para a empresa do que para o cliente que, para fazer a devolução, terá que levar o produto comprado até um posto onde será atendido e o processo será feito. Para facilitar a vida do consumidor, o interessante é oferecer vários postos de atendimento. 

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