Finanças e Gestão

Como uma plataforma de pagamentos online pode ajudar a gestão financeira da sua escola?

Criado em 7 de jan. de 2019

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

A plataforma de pagamentos online facilita a gestão financeira de uma escola. A área administrativa é tão importante quanto aquela que trata diretamente das questões acadêmicas. Afinal, desde o pagamento dos professores até os investimentos em infraestrutura dependem de uma boa estruturação do capital. É por esse motivo que contar com tecnologias que auxiliem nesse trabalho é tão importante.

Neste artigo, será mostrado como uma plataforma de pagamentos online funciona e os benefícios que ela pode trazer para a sua instituição de ensino. Então continue a leitura e aprenda como otimizar as suas finanças!

Entenda o que é uma plataforma de pagamentos online

A plataforma de pagamentos online é uma ferramenta que permite a geração de cobranças via Pix, cartão de crédito, boletos bancários e carnês, além da gestão de recebimentos e de clientes.

Para as escolas que desejam fazer recebimentos de mensalidades dos alunos com maior segurança, a plataforma de pagamentos online é a escolha certa. Isso porque, para utilizá-la, a sua escola precisará apenas fornecer alguns dados sobre o empreendimento e pagar tarifas bem econômicas referentes às transações realizadas — alguns meios de pagamento sequer cobram tarifas.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Como funciona?

O funcionamento de uma plataforma de pagamentos online é relativamente simples. Após abrir a conta digital, diferentes formas de pagamento são disponibilizadas para você.

No caso das prestações de serviços, que é o caso da escola, a cobrança das mensalidades pode ser feita de forma automática diretamente pelo sistema. O primeiro passo é criar a solicitação de cobrança de acordo com a forma de pagamento previamente acordada com os clientes (boleto, cartão de crédito ou carnê). Em seguida, o sistema envia o boleto ou faz o débito no cartão de crédito de acordo com a periodicidade escolhida.

Saiba mais: Aprenda como funciona o pagamento recorrente nas plataformas online

Conheça as vantagens que a plataforma de pagamentos online oferece

A educação tem forte importância na conjuntura social. Isso faz com que a sua gestão precise ser ainda mais detalhista e focada. 

Portanto, adotar uma plataforma de pagamentos online pode trazer uma série de benefícios. Ela não só ajudará a otimizar o trabalho interno como será a base para a atuação mais proativa diante da comunidade escolar.

Otimização do trabalho

Otimização do trabalho

Um dos principais problemas relatados pelos clientes que chegam à Efí está relacionado à emissão de boletos. Para o empresário Everson Pergher, master franqueado da Little Kickers no Brasil, “a tarefa demandava muito tempo, o que fazia com que todo o trabalho da área administrativa-financeira da escola atrasasse”. A Little Kickers conta com mais de 1500 alunos distribuídos em nove franquias no Brasil. Então, há 3 anos, a escola utiliza a ferramenta da Efí.

Depois, ainda há o atraso na cobrança desses boletos, um reflexo do primeiro atraso. Com a plataforma de pagamentos online, foi possível otimizar tais tarefas, pois elas são realizadas de maneira automática. O empresário ainda destaca o fato de a ferramenta enviar um lembrete de que o boleto está vencendo. Caso ele não seja pago, uma cobrança é feita automaticamente por meio do e-mail.

Automatização das finanças

Automatização das finanças

A automação é muito importante, ela impacta não só no ganho de tempo, mas também contribui diretamente com a produtividade de uma equipe. Além disso, ela ainda proporciona mais comodidade tanto para quem emite o boleto quanto para quem o recebe.

A tecnologia também contribui diretamente na redução de riscos de erro humano. “Ao adotar a plataforma de pagamentos online, as chances de retrabalhos são menores e a atuação é mais eficaz. O sistema contribui para a diminuição da inadimplência dos clientes”, relata o empresário.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Segurança dos dados

Segurança dos dados

A segurança de dados está no topo de preocupações de gestores dentro das escolas, especialmente por lidar com questões financeiras. Afinal, o vazamento de informações pode prejudicar a imagem da instituição no mercado.

Ao escolher uma plataforma de pagamentos online, os gestores não precisarão se preocupar com a segurança dos dados financeiros dos alunos e dos pais. Isso porque a plataforma conta com um sistema avançado e seguro que os protege de ataques de hackers.

Precisão de dados

Sistema de Intermediação: precisao-dados

Quando se fala em gestão financeira, o cuidado com os números precisa ser redobrado. Qualquer erro pode interferir no balanço orçamentário da instituição e prejudicar o equilíbrio financeiro.

Assim, podemos dizer que a plataforma de pagamentos online é uma ferramenta bastante positiva nesse sentido. Isso porque, automaticamente, os valores são dispostos para os gestores, já com os descontos de taxas do servidor. Além disso, o sistema ainda conta com o diferencial de produzir relatórios de finanças.

Entenda como a Efí pode contribuir para a gestão da sua escola

A Efí é uma Conta Digital para negócios que se encaixa exatamente nas necessidades de uma escola, como mostrado no exemplo da Little Kickers.

Utilizando os serviços do banco para a produção de boletos, a escola pagava uma série de tarifas extras, como no caso de alteração da data de vencimento do boleto, manutenção do título, entre outros. Ao adotar o sistema Efí, ela reduziu o tempo e os gastos com cobranças e recebimentos.

Guia de Gestão Escolar Eficiente

Nesse caso, ainda são produzidos lembretes que ajudam a detectar os boletos que ainda estão em aberto. Everson Pergher destaca que “o sistema oferece um panorama do faturamento por meio de relatórios, auxiliando no gerenciamento financeiro e facilitando o processo de tomada de decisões”.

Outro ponto ressaltado pelo empresário é que se o cliente (pai de aluno) pagar em dinheiro ou por outro meio, como depósito bancário, a ferramenta possibilita a confirmação e o envio de um recibo por e-mail. Ou seja, a instituição tem um controle maior sobre o que recebe, facilitando o balanço mensal.

Por fim, além da facilidade de navegação, do custo-benefício e do suporte oferecido, a Efí responde os tickets gerados em até 24h. Assim, as dúvidas são respondidas com agilidade para que você possa aproveitar todos os benefícios da ferramenta.

Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar

Fazer a gestão escolar exige planejamento e boas ferramentas como a plataforma de pagamentos online. Por meio dela, é possível ter um controle de todos os recebimentos e obter relatórios que ajudam a controlar a inadimplência.

Então, se você deseja tornar a área financeira da sua escola mais qualificada, entre em contato conosco e conheça melhor a plataforma de pagamentos online da Efí!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.