Boleto registrado, sem tarifa de registro.

A Gerencianet traz para seus clientes boleto registrado. Vantagens exclusivas:

  • Abertura de conta imediata e grátis
  • Sem cobrança de mensalidades
  • Sem tarifa de emissão, baixa ou cancelamento
Cadastre-se e comece a emitir agora mesmo

Oferecemos condições exclusivas para nossos clientes. O cálculo das tarifas é realizado de acordo com análise cadastral do CPF ou CNPJ do titular da conta. Faça uma consulta sem compromisso.

Blog da Gerencianet

Como fazer um planejamento eficiente para 2017

Sabrina Carvalho

A chegada de um ano novo é sempre um momento de expectativas. É a época em que nos sentimos mais motivados para fazer novos planos e traçar novas metas. E nos negócios não poderia ser diferente. Por isso, é importante aproveitar a animação para analisar como foi o ano que termina e planejar ações para ter melhores resultados no próximo ano. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a ter planejamento eficiente para 2017:

Avalie 2016

O primeiro passo é avaliar o que deu certo e o que deu errado no ano anterior. É importante ponderar como foi o desempenho da equipe, se as metas foram alcançadas, como foi o ano dos concorrentes, entre outras questões relacionadas ao seu negócio. A partir deste levantamento, é possível identificar o que pode melhorar.

Também é fundamental identificar como anda, de fato, a saúde financeira do seu negócio. Para isso, é importante fazer um balanço financeiro completo, diferenciando ativos e passivos para obter o patrimônio líquido, o real capital disponível da empresa.

Defina metas

É preciso saber onde se quer chegar. Mas também é importante definir metas reais e possíveis de serem alcançadas para não se se desmotivar. Para isso, tenha em mãos os dados de 2016 e informações sobre o mercado. Dados como inflação e juros, por exemplo, são fundamentais para você avaliar se é o momento de pegar empréstimos bancários ou não. Mesmo em um negócio pequeno, é importante se informar sobre economia, pois fatores externos, macro e micro, podem influenciar no seu negócio. Por exemplo, se você trabalha em uma cidade pequena e há a previsão de fechamento de uma grande empresa, a possibilidade de uma alta migração de pessoas existe e pode prejudicar seu negócio.

Identifique os  pontos fortes e fracos

Com o planejamento em mãos, é hora de identificar quais são os pontos fortes e fracos da empresa para chegar à meta definida. Assim, você pode definir o que precisa de mais investimentos e ações e o que já está preparado. Por exemplo, se você trabalha com um provedor de internet e recebe muitas reclamações sobre a velocidade do sistema, sabe que antes de procurar novos clientes, precisa reforçar este ponto.

Faça uma pesquisa com os clientes

Como anda a satisfação de seus clientes diante dos produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio? Este indicador é significativamente relevante para que se possa traçar com mais segurança os próximos passos do seu negócio. Afinal de contas, ninguém é mais indicado para falar sobre eficiência do que quem busca resultados práticos com o que é proposto por sua empresa.

Considere uma pesquisa de satisfação ou mesmo uma conversa mais próxima com seus clientes mais expressivos. Compile as informações e utilize-as a favor do crescimento do seu negócio no planejamento estratégico do próximo ano.

Compartilhe com sua equipe

Os funcionários da sua empresa precisam estar cientes das metas anuais. Primeiro, porque eles precisam efetivamente estar envolvidos com o trabalho e precisam saber como podem ajudar. Segundo, porque eles também podem ter ideias e sugestões para o planejamento. Afinal, eles estão no dia a dia da empresa e podem ter percepções diferentes, enriquecendo a análise da situação.

 

Mesmo com um cenário econômico nacional não favorável, é possível ter melhores resultados em 2017. Para isso, basta ter um planejamento eficiente e organização. Estas são algumas dicas que preparamos e esperamos que ajudem você e seu negócio.

 

Categoria

Gestão Financeira

Ver todos os posts desta categoria

Por dentro da Gerencianet


    Gerencianet na Mídia

    • EXAME
    • Jornal do Comércio
    • InfoMoney
    • UOL Economia
    • Computerworld
    • Administradores.com

    Acesse sua Conta

    Ainda não possui conta? Cadastre-se

    Fechar