Abrir conta digital grátis Carregando

Pix para pessoa jurídica: 5 vantagens de automatizar as cobranças com a API Pix

Publicado em 08 de abril de 2021 (atualizado em 06 de julho de 2022)
Homem em um escritório acessando um computador e um notebook para integrar o Pix para pessoa jurídica por meio da API Pix

Quer deixar o seu negócio moderno e atualizado com o pagamento instantâneo? O Pix para pessoa jurídica pode ser ainda mais eficiente se sua empresa automatizar a geração de cobranças.

Com uma API, você poupa o tempo que gastaria emitindo cobranças, uma a uma, e deixa essa tarefa a cargo de um sistema que faz tudo por você de forma automática.

A API Pix da Gerencianet, por exemplo, é completa, fácil de usar e ideal para ampliar o portfólio de pagamentos do seu negócio. Combinamos todas as vantagens do Pix à tecnologia de ponta e as menores tarifas do mercado

Neste artigo, conheça 5 motivos para integrá-la ao seu sistema!

O que é uma API?

A API (Interface de Programação de Aplicação) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização de suas funcionalidades por outros aplicativos.

Em outras palavras, é a partir da API que um sistema se comunica com outro sistema e cria gatilhos para automatizar tarefas.

Por exemplo: ao integrar o seu sistema ao nosso, você consegue gerar cobranças de forma automática e oferecer soluções financeiras aos seus clientes dentro da sua própria aplicação.

Para que serve a API Pix?

Desenvolvemos a API Pix para pessoa jurídica. Assim, ERPs, sistemas de gestão, e-commerces e lojas físicas conseguem oferecer o pagamento instantâneo com praticidade e segurança para os clientes.

Manual do Pix para Negócios

Em resumo, essa solução foi desenhada para automatizar as cobranças via Pix e agilizar as suas vendas.

A integração com nossa API possibilita emitir e gerenciar cobranças, com recebimento em poucos segundos, além de criar uma experiência totalmente digital para os consumidores.

Funcionalidades da API Pix para pessoa jurídica

Geração de cobranças via QR Code dinâmico e Pix Copia e Cola (BRCode)

De maneira geral, a cobrança dinâmica possui dados detalhados sobre a operação, que facilitam a conciliação e a automação comercial.

Por outro lado, também é possível gerenciar e receber notificações de QR Codes estáticos gerados com a chave Pix da sua conta Gerencianet e que contenha um txid associado.

A grande vantagem é que o QR Code é uma representação gráfica. Portanto, pode ser aplicado digitalmente em lojas online ou fisicamente em pontos de venda. 

Envio direto de Pix via API

Além disso, para facilitar ainda mais o uso e ampliar as possibilidades da API Pix para pessoa jurídica, a Gerencianet disponibilizou um serviço que permite o envio direto de Pix via API para chaves Pix cadastradas em outros PSPs participantes do novo arranjo de pagamento. Essa funcionalidade atende a todas as contas de pessoa jurídica. 

Webhook — serviços de notificações

Outra funcionalidade que vale a pena evidenciar é o webhook — ou serviço de notificações. Por meio dele, é possível automatizar o seu sistema recebendo, instantaneamente, informações de Pix recebidos e enviados.

Como isso funciona? Você cadastra previamente a URL do seu servidor vinculado à sua chave Pix e, toda vez que ocorrer uma transação Pix associada a um txid, enviaremos uma notificação contendo informações acerca do Pix. Ótimo, não é mesmo?

Leia também: Como a RedeSoft utilizou a API Pix da Gerencianet em seu sistema PDV para levar o Pix a +70 postos de combustíveis

5 vantagens de uma pessoa jurídica integrar com a API Pix da Gerencianet!

Em primeiro lugar, não podemos deixar de destacar que temos 14 anos de know-how em APIs de recebimento. Só em 2021, foram movimentados R$ 15 bilhões pela API e contabilizados mais de 1,5 bilhão de requisições aos nossos endpoints

Além disso, a Gerencianet colaborou ativamente com toda a concepção do Pix junto com o Banco Central e é participante direta do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).

A nossa API Pix não só facilita a conciliação e a automação comercial de pessoa jurídica, possibilitando a emissão de grandes volumes de cobrança de forma automatizada, como também permite:

  • criar e fazer gestão de cobranças;
  • habilitar notificações de pagamento;
  • verificar liquidação (consulta de status);
  • realizar estorno de um pagamento.

A seguir, conheça 5 motivos para integrá-la ao seu sistema:

1. API Pix com tarifas competitivas

Nós sabemos que quando o assunto é empreendedorismo, a busca por alternativas que cabem no orçamento é sempre importante. 

Com a Gerencianet, o Pix para pessoa jurídica é mais econômico. Dessa forma, qualquer negócio pode usufruir da nossa tecnologia para gerar cobranças de forma automática, rápida e segura em seus próprios sistemas.

Inclusive, você pode fazer uma simulação gratuita para saber quanto será o custo exato de cada transação pela API Pix:

Confira aqui as tarifas da API Pix

2. Padronizada pelo Banco Central

O Banco Central disponibilizou a documentação de um modelo único de API. Esse documento deve ser seguido por todos os participantes diretos que desejam desenvolver uma API Pix para pessoa jurídica, como é o caso da Gerencianet.

E, claro, nós seguimos criteriosamente todos os padrões definidos pelo Banco Central. A API Pix da Gerencianet é homologada pelo Bacen e equipada com todos os parâmetros necessários para que você e o seu cliente aproveitem todas as funcionalidades do pagamento instantâneo com segurança

3. Disponível em diferentes linguagens de programação

Nossa API oferece mais agilidade e compatibilidade na integração entre sistemas e aplicações. Isso porque nossa API é RESTful e as requisições/respostas são em JSON. Ou seja, os endpoints criados seguem práticas específicas para que sejam intuitivos para os integradores. 

Dessa forma, o integrador tem a liberdade de desenvolver um aplicativo mobile, um sistema web ou sistema desktop e, ainda assim, se comunicar com nossa API — independente da linguagem de programação.

4. Fácil de integrar

A API Pix da Gerencianet é completa, robusta e possui fácil integração aos softwares e plataformas. 

E para simplificar ainda mais, nós publicamos a documentação completa. Assim, você pode acessar a referência técnica de como integrar. Além disso, também pode conferir os endpoints disponíveis e a estrutura de dados de entrada e saída da API.

Conheça a API Pix da Gerencianet

5. Suporte técnico de segunda a segunda

Por fim, nós temos uma canal exclusivo no Discord com mais de 2 mil especialistas em integração.  

Nesse ambiente, você, pessoa jurídica ou desenvolvedor, pode conversar sobre o seu projeto Pix, trocar experiências e tirar dúvidas técnicas com outros clientes programadores e com a equipe de especialistas da Gerencianet — disponível para te ajudar todos os dias da semana. Assim, fica muito mais simples integrar com a nossa API! 

Então, se você gostou das vantagens, entre em contato conosco e agende uma reunião com os nossos especialistas para revolucionar o seu negócio com a API Pix da Gerencianet. Até mais! 🧡

Categoria

Pix

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK