Abrir conta digital grátis Carregando

Pix para empresas: quais as vantagens da nova modalidade para os negócios?

Publicado em 02 de outubro de 2020 (atualizado em 15 de outubro de 2020)

Estamos cada vez mais próximos do lançamento do Pix, o novo meio de pagamentos do Banco Central. Se você é um empreendedor antenado às novas tendências digitais, provavelmente está interessado em conhecer quais são as vantagens do Pix para empresas. 

Afinal, com um modelo intuitivo e de fácil acesso, o pagamento instantâneo oferece diversos atributos para dinamizar a vida do empreendedor que deseja poupar gastos e manter o seu negócio atualizado com o mercado.

Pensando nisso, listamos alguns benefícios do Pix para empresas. Continue a leitura para conferir!

Primeiro, vamos relembrar o que é o Pix? 

É mais simples do que você imagina! De forma resumida, o Pix ou pagamento instantâneo do Banco Central, é uma nova opção de pagamento — assim como cartões de débito ou boletos. A grande novidade é que, com o Pix, a experiência de transferir dinheiro será mais rápida, prática e disponível

Com a solução de pagamentos instantâneos, será possível realizar transferências em questão de segundos, com disponibilidade ininterrupta, direto pelo celular. Ou seja, o serviço estará disponível para uso em qualquer horário e nos 365 dias ano, diferentemente dos DOCs e TEDs. 

Lembrando que o Pix não é um aplicativo e nem um serviço exclusivo de um banco específico. Na verdade, a função estará incluída no app de todas as instituições autorizadas pelo SPI — Sistema de Pagamentos Instantâneos do Bacen, como a Gerencianet.

Saiba tudo sobre o Pix: Pagamento instantâneo Pix: tudo que você precisa saber

Conheça as principais vantagens do Pix para empresas

Mais agilidade nas vendas

Se você busca mais agilidade e praticidade nas transações financeiras do seu negócio, com certeza o Pix poderá te ajudar. 

Como já mencionamos, com essa inovação será possível receber valores instantaneamente, direto na conta. Usando o Pix, os recebedores terão:

  • disponibilização imediata do valor transferido;  
  • redução das etapas no checkout;   
  • conciliação de pagamentos mais simples.

Um detalhe interessante é que, coincidentemente, o sistema de pagamento instantâneo será lançado às vésperas da famosa Black Friday, que acontecerá no dia 27 de novembro. Este período, conhecido por turbinar o número de vendas, pode ser um momento oportuno para quem souber trabalhar com esse novo meio de pagamento. 

Redução de custo para o varejista

Para além do imediatismo, o sistema do Pix foi desenhado para garantir economia nas transferências, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Em vista disso, o pagamento instantâneo eliminou a necessidade de intermediários para facilitar a comunicação entre duas contas. Vale destacar que, geralmente, são essas interferências que tornam as transações mais caras. 

Dessa forma, com a redução de custos operacionais para empresas, a novidade surge como uma oportunidade de inclusão para pequenos ou novos negócios e, também, como uma ótima ferramenta para diminuir os custos no varejo.

Mais eficiência no fluxo de caixa

Como você já deve saber, a gestão do fluxo de caixa é essencial para medir a saúde do seu negócio e garantir o lucro.

Assim, com o Pix, ficará mais simples controlar a entrada e saída de capital da sua empresa, uma vez que ele registrará tudo eletronicamente. Esse fator também facilitará a gestão de estoque para e-commerces, por exemplo. 

Além disso, o pagamento instantâneo poderá te ajudar a reduzir a necessidade de crédito, já que o Pix possibilita o acesso ao dinheiro de forma imediata.   

“É um instrumento que faz com que a gestão de fluxo de caixa atinja um novo patamar de eficiência. Menos custos significa mais margem [de lucro] para quem está de um lado e menos preço para quem está no outro.”

Roberto Campos Neto — Presidente do Banco Central

Oportunidade para atrair e melhorar a experiência do cliente

O pagamento instantâneo pode ser uma ótima oportunidade para atrair novos clientes. Afinal, para pagar usando o Pix, basta ter uma conta digital conectada ao celular. 

Além disso, o pagamento instantâneo pode dar ao varejista a possiblidade de oferecer descontos aos clientes que optem por essa opção, uma vez que o custo será menor para o recebedor, em vista dos outros meios de pagamento. 

No caso dos e-commerces, a vantagem da redução de etapas no checkout pode, também, agilizar a entrega do produto — um fator importante para fidelizar clientes.

Mais segurança para comprador e vendedor

O Pix não só aumenta a velocidade e diminui o custo das suas vendas, como também preserva a segurança de quem compra e vende usando o recurso. 

Inclusive, o Bacen estabeleceu por meio de um manual de segurança, alguns requisitos indispensáveis para garantir a proteção do sistema.

De forma resumida, as mesmas medidas de segurança (autenticação e criptografia, por exemplo) usadas nos outros meios de pagamento, serão adotadas pelas instituições para o tratamento das transações via Pix. 

Para mais, o pagamento instantâneo pode ajudar a reduzir a circulação de notas falsas e diminuir as possíveis fraudes, além de evitar incidentes relacionados ao transporte de valores.

Manual do PIX para Modelos de Negócio

Como oferecer o Pix com a Gerencianet? 

Faltam menos de dois meses para a grande transformação na forma como pagamos e recebemos dinheiro. Então, se você gostou das vantagens e quer manter o seu negócio moderno e otimizado, conheça as nossas opções!

Nós disponibilizamos duas formas para você oferecer o Pix em seu negócio: pelo aplicativo ou pela API Pix.

  • O app é indicado para clientes que façam poucas emissões diárias e é totalmente gratuito.
  • Já a API Pix é recomendada para empreendedores que tenham demandas maiores e queiram automatizar o processo de cobrança. Neste caso, o Pix será gratuito para o pagador.

Para saber mais informações sobre a API Pix, as tendências de padronização dos diferentes serviços, callbacks e webhook, tx-ID e QR Codes estáticos e dinâmicos e muito mais, confira abaixo a roda de conversa com os especialistas da Gerencianet.

Vale destacar que o cadastro das chaves do Pix — que são as formas de identificação da sua conta, já estará disponível a partir do dia 5 de outubro. Assim, você estará pronto para enviar e receber pagamentos de forma instantânea já no lançamento, em novembro.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Para ficar ainda mais antenado, ouça nosso GN Cast! Neste episódio, te contamos tudo sobre o Pix para empresas.

Por fim, não deixe de conferir os passos para preparar a sua conta para o pagamento instantâneo, combinado? Esperamos você para fazer um Pix com a gente. Até a próxima!

Categoria

Pix

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK