Pix

Pix para empresas: quais as vantagens da nova modalidade para os negócios?

Criado em 2 de out. de 2020

(Atualizado em 24 de jun. de 2022)

Se você é um empreendedor antenado nas novas tendências digitais, provavelmente está interessado em conhecer quais são as vantagens do Pix para empresas.

Afinal, com um modelo intuitivo e de fácil acesso, o pagamento instantâneo oferece diversos atributos para dinamizar a vida do empreendedor que deseja poupar gastos e manter o seu negócio atualizado com o mercado.

Por isso, neste artigo, listamos alguns benefícios do Pix para empresas. Continue a leitura para conhecer!

Primeiro, vamos relembrar o que é o Pix? 

É mais simples do que você imagina! De forma resumida, o Pix é uma nova opção de pagamento — assim como cartões de débito ou boletos. A grande novidade é que, com o Pix, a experiência de transferir dinheiro é mais rápida, prática e disponível

Com a solução de pagamentos instantâneos, é possível realizar transferências em questão de segundos, com disponibilidade ininterrupta, direto pelo celular. Ou seja, o serviço está disponível para uso em qualquer horário e nos 365 dias ano.

Lembrando que o Pix não é um aplicativo e nem um serviço exclusivo de um banco específico. Na verdade, a função Pix está habilitada no app de todas as instituições autorizadas pelo SPI — Sistema de Pagamentos Instantâneos do Bacen. Por exemplo, na Efí.

Saiba tudo sobre o Pix: Pagamento instantâneo Pix: tudo que você precisa saber

Conheça as principais vantagens do Pix para empresas

Mais agilidade nas vendas

Se você busca mais agilidade e praticidade nas transações financeiras do seu negócio, com certeza a ideia do Pix para CNPJ poderá te ajudar. 

Como já mencionamos, com essa inovação é possível receber valores instantaneamente, direto na conta. Usando o Pix, os recebedores têm:

  • disponibilização imediata do valor transferido;  
  • redução das etapas no checkout;   
  • conciliação de pagamentos mais simples.

Um detalhe interessante é que, coincidentemente, o sistema de pagamento instantâneo foi lançado às vésperas da famosa Black Friday, que aconteceu no dia 27 de novembro. Este período, conhecido por turbinar o número de vendas, foi acima de tudo um momento oportuno para quem trabalhou com esse novo meio de pagamento. 

Redução de custo para o varejista

Para além do imediatismo, o sistema do Pix foi desenhado para garantir economia nas transferências, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Por isso, o pagamento instantâneo eliminou a necessidade de intermediários para facilitar a comunicação entre duas contas. Vale destacar que, geralmente, são essas interferências que tornam as transações mais caras. 

Dessa forma, com a redução de custos operacionais para empresas, a novidade surge como uma oportunidade de inclusão para pequenos ou novos negócios. Também, como uma ótima ferramenta para diminuir os custos no varejo.

VEJA TAMBÉM: Pix é gratuito? Entenda tudo sobre o custo do Pix

Baixar o guia completo do Pix para Varejo

Mais eficiência no fluxo de caixa

Como você já deve saber, a gestão do fluxo de caixa é essencial para medir a saúde do seu negócio e garantir o lucro.

Assim, com o Pix para empresas, fica mais simples controlar a entrada e saída de capital do seu caixa, uma vez que ele registra tudo eletronicamente. Esse fator também facilita a gestão de estoque para e-commerces, por exemplo. 

Além disso, o pagamento instantâneo pode te ajudar a reduzir a necessidade de crédito. Afinal, o Pix possibilita o acesso ao dinheiro de forma imediata.   

“É um instrumento que faz com que a gestão de fluxo de caixa atinja um novo patamar de eficiência. Menos custos significa mais margem [de lucro] para quem está de um lado e menos preço para quem está no outro.”

Roberto Campos Neto — Presidente do Banco Central

Oportunidade para atrair e melhorar a experiência do cliente

Outra vantagem do Pix para empresas é a oportunidade que ele abre para atrair novos clientes. Afinal, para pagar usando o Pix, basta ter um celular conectado a uma Conta Digital. 

Além disso, o pagamento instantâneo pode dar ao varejista a possibilidade de oferecer descontos aos clientes que optem por essa opção. Isso porque o custo é menor para o recebedor, em vista dos outros meios de pagamento. 

No caso dos e-commerces, a vantagem da redução de etapas no checkout pode, também, agilizar a entrega do produto. Este é um fator importante para fidelizar clientes.

Mais segurança para comprador e vendedor

O Pix não só aumenta a velocidade e diminui o custo das suas vendas, como também preserva a segurança de quem compra e vende usando o recurso. 

Inclusive, o Bacen estabeleceu por meio de um manual de segurança, alguns requisitos indispensáveis para garantir a proteção do sistema.

De forma resumida, as mesmas medidas de segurança (autenticação e criptografia, por exemplo) usadas nos outros meios de pagamento, foram adotadas pelas instituições para o tratamento das transações via pagamento instantâneo. 

Como resultado, o Pix pode ajudar a reduzir a circulação de notas falsas e diminuir as possíveis fraudes. Além disso, evita que incidentes relacionados ao transporte de valores aconteçam.

Pix para empresas: como oferecer o pagamento instantâneo com a Efí? 

Em novembro de 2021, iniciamos a transformação na forma como pagamos e recebemos dinheiro. Então, se você gostou das vantagens do Pix para Pessoa Jurídica e quer manter o seu negócio moderno e otimizado, conheça as nossas opções!

Nós disponibilizamos duas formas para você oferecer o Pix em seu negócio: pelo aplicativo ou pela API Pix.

  • O app é indicado para clientes que façam poucas emissões diárias. Também é possível fazer pagamentos sem custo e receber até 30 Pix gratuitos por mês.
  • Já a API Pix é recomendada para empreendedores que recebem muitos pagamentos por dia e precisam automatizar o processo de cobrança. Neste caso, o Pix é gratuito para o pagador.

Manual do Pix para Negócios

Então, se você é MEI ou tem um pequeno negócio, cadastre as suas chaves Pix no aplicativo Efí para enviar quantos Pix quiser sem custo e receber até 30 Pix grátis por mês (promoção por tempo limitado). Para recebimentos do mesmo CPF do titular da conta Efí, não são cobradas tarifas.

Por outro lado, se você é dono de um grande negócio ou precisa gerar cobranças de forma automatizada na sua loja, converse com nossos especialistas para conhecer melhor a API Pix

Vamos conversar?

E aí, gostou do nosso conteúdo? Para ficar ainda mais antenado, ouça nosso GN Cast! Neste episódio, te contamos tudo sobre o Pix para empresas.

Por fim, não deixe de aprender como vender mais usando o Pix para PJ, combinado? Esperamos você para fazer um Pix com a gente. Até a próxima!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.