Boletos e carnês

Chegou o Bolix: saiba como ativar o Pix no boleto da Efí!

Criado em 13 de jul. de 2021

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Você sabia que agora os seus clientes podem pagar boleto pelo Pix? Pois é, o Pix no boleto, ou simplesmente Bolix, é uma nova funcionalidade que pode ser ativada na sua Conta Digital para negócios. 

Com essa opção habilitada, as suas emissões passam a carregar, além do código de barras, um QR Code Pix. Assim, fica a critério do seu cliente escolher como efetuar o pagamento da cobrança: da forma tradicional ou via pagamento instantâneo.

Ou seja, a Efí (antiga Gerencianet) leva o Pix aos seus clientes sem que você precise fazer qualquer integração. 

Vale dizer que o Pix tem sido a opção favorita na hora de transferir dinheiro. Em seu primeiro ano de funcionamento, cerca de 104,4 milhões de pessoas usaram o Pix, seja para pagar ou receber. Isso significa que 62,4% da população adulta do Brasil já fez um Pix

Esses números dão pistas sobre a busca por praticidade nos pagamentos. Afinal, o Pix é rápido, acessível e seguro.

Quer saber como ativar o Bolix e entender o que muda para o recebedor e para o cliente ao inserir o Pix no boleto? Nós explicamos todos os detalhes! 

            Aprenda a emitir boletos com Pix    

Como funciona o Bolix (ou Pix no boleto)?

É mais simples do que você imagina! Quando a função Pix é ativada nos seus boletos e carnês, o seu cliente ganha mais uma opção na hora de te pagar. Como já comentamos, o documento passa a carregar, além do código de barras, um QR Code Pix.

No âmbito do pagamento instantâneo, trata-se de um QR Code Dinâmico, referente a uma cobrança com vencimento. Isso quer dizer que você poderá incluir uma série de informações sobre a cobrança no documento eletrônico, como juros e multa, em caso de pagamento atrasado, e até mesmo descontos. 

Veja um exemplo de como fica o boleto com Pix:

Imagem ilustrativa de um boleto com QR Code Pix - Bolix Efí

O cliente escolheu pagar boleto pelo Pix. O que muda?

Se o cliente escolher pagar por meio do código de barras, a confirmação acontecerá em até 1 dia útil, como você já está acostumado.

No entanto, se o pagamento for feito via Pix, a confirmação ocorrerá no mesmo instante. Afinal, o Pix é instantâneo e funciona todos os dias do ano, inclusive nos fins de semana e feriados. Ou seja, essa nova opção abre a possibilidade de receber pagamentos fora do horário comercial.

Você continua acompanhando as confirmações como já faz hoje. A cobrança será confirmada normalmente, não importando se o pagamento foi iniciado por um QR Code Pix ou por um código de barras. Já o pagador poderá ver no extrato um lançamento de “Pix Enviado”.

Celular lendo o QR Code do Bolix - Pix no boleto da Efí.

Ainda não sabe tudo sobre Pix? Temos um conteúdo que vai te ajudar a entender melhor o pagamento instantâneo do Banco Central. Veja só: O que é Pix? Entenda o pagamento instantâneo do Banco Central

Qual a tarifa dos boletos e carnês com Pix?

Temos uma boa notícia! A tarifa do Bolix é a mesma do boleto tradicional. 

Isso significa que você pode modernizar as suas cobranças com o Pix no boleto sem aumentar os seus gastos e sem fazer qualquer integração. Lembrando que só cobramos tarifas pelos recebimentos. Portanto, você só paga a Efí se o seu cliente pagar você! ?

Para conferir todas as tarifas da conta, acesse o menu “Tarifas e Prazos”.

Como ativar o Pix no boleto na Efí (antiga Gerencianet)?

Para aceitar pagamentos por Pix no boleto e em carnês, siga o passo a passo:

  1. acesse o menu “Configurações da conta” pela plataforma web. Se estiver pelo app, toque em seu nome na tela inicial e, depois, no link “Configurações da conta;
  2. agora, clique em “Configurações de cobranças” “Boletos bancários e carnês”;
  3. em seguida, ative ou desative a função “Bolix”;
  4. por fim, clique em “Salvar configurações” ou “Salvar dados”.

Prontinho! As suas próximas cobranças terão, além do código de barras, um QR Code Pix para pagamento.

A Conta Digital Efí ganhou uma nova interface. Confira! 

Ainda não tem uma Conta Digital para negócios?

Não perca tempo! Abra a sua agora mesmo de forma gratuita para usar o Pix no Boleto em suas cobranças.

Tudo o que você precisa fazer é baixar o nosso app, disponível para Android e iOS e seguir o passo a passo que vai aparecer na tela. Em poucos minutos, você terá a sua Conta Digital prontinha para uso!

Se preferir, entre em contato com o nosso time de especialistas. 

Quero usar o Bolix no meu negócio

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.