Pix

Pix na Efí: como preparar sua conta para os pagamentos instantâneos – um guia prático

Criado em 25 de set. de 2020

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Com o Pix na Efí, você tem mais uma opção para cobrar dos seus clientes e receber com facilidade.

Instantâneo, prático e revolucionário – esses são alguns adjetivos que podem ser usados para definir o Pix, a nova modalidade de pagamento do Banco Central.

O serviço, que veio para simplificar e transformar a maneira como fazemos transações financeiras, uma vez que funciona praticamente todas as instituições bancárias e de pagamento, inclusive aqui na Efí.

Para quem já tem a Conta Digital para Negócios da Efí há mais tempo, deve se lembrar do recurso “pagamento instantâneo”, que foi lançado em março de 2020.

Por meio dele, já havia a possibilidade de fazer transferências instantâneas, ilimitadas e sem custo entre contas Efí.

Com o Pix, isso se torna ainda mais poderoso. É possível transferir dinheiro em até 10 segundos, entre contas Efí ou para contas de instituições distintas. E o melhor: sem pagar nada – ou quase nada – por isso.

Manual do Pix para Negócios

Para entender de vez o que é o Pix

Já imaginou transferir dinheiro entre contas em segundos, a qualquer hora do dia, sem precisar pagar nenhuma tarifa a mais por isso? Bom, se sim, você vai amar o Pix.

Pix é o novo meio de pagamentos instantâneos criado pelo Bacen, que nasceu para simplificar a transferência de valores entre contas.

Ele pode ser usado tanto para transferir dinheiro, como para realizar pagamentos – de um pãozinho na padaria até um carro, por exemplo.

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem enviar e receber dinheiro com o Pix em menos de 10 segundos, sem ficar presas a dias e horários de funcionamento.

Isso porque é possível fazer um Pix 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo fins de semana e feriados; ganhando mais uma opção além de TED e DOC, por exemplo. 

O Pix também pode ser usado em outras situações, como o pagamento da passagem do metrô ou das compras de supermercado, por exemplo. Tornando-se uma alternativa ao dinheiro e ao cartão de débito.

Pix na Efí: 2 possibilidades para quem empreende

Inegavelmente, a missão da Efí é simplificar a gestão financeira dos empreendedores.

Entendendo que existem empresas em diversos estágios e com diferentes necessidades, a gente oferece soluções que dão liberdade para os nossos clientes realizarem cobranças da forma que desejarem, sem complicações. Com o Pix isso não é diferente!

Aqui na Efí, o usuário terá 2 possibilidades para usar o Pix. A saber:

  • Fazer um Pix utilizando a Conta Digital Efí pelo app.
  • Fazer um Pix utilizando a API Pix da Efí.

Assim sendo, você deve estar se perguntando qual é a diferença entre elas e qual delas você deveria usar, certo? Então vem cá, vamos te explicar tudo.

Mas, antes de começar, vale lembrar que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em seu discurso de abertura na 9ª Reunião Plenária do Fórum PI, mencionou que o Pix deverá ser gratuito para todas as pessoas físicas.

Entretanto, deixou claro que as instituições podem fazer, caso queiram, cobranças para pessoas jurídicas. 

VEJA TAMBÉM: Pix para empresas: quais as vantagens da nova modalidade para os negócios?

Abra sua Conta Digital na Efí

Pix na Efí utilizando a Conta Digital pelo app

O Pix na Efí, quando realizado por meio do app da Conta Digital, não tem custo para quem paga e é gratuito — limitado a 30 transações, para quem recebe.

Isso quer dizer que nossos clientes PF e PJ podem enviar e receber transferências e pagamentos instantâneos, sem pagar qualquer tarifa por isso.

Esta opção é ideal para autônomos, MEIs e pequenos empreendedores que possuem um número baixo de recebimentos via Pix.

Nesse caso, basta ter uma Conta Digital Efí para gerar os QR Codes e apresentar ao cliente final. Assim como funciona na emissão manual de boletos e links de pagamento, por exemplo.

Como preparar sua conta digital para o Pix – guia prático:

1. Ter a Conta Digital da Efí, é claro!

Primeiramente, o mais importante passo você já fez: abriu a sua conta digital para negócios. Agora, veja quais são os próximos passos para começar a fazer e receber um Pix na Efí.

Se você chegou até aqui, mas ainda não abriu sua conta. Esse é o momento! Abra sua conta digital Efí agora mesmo.

2. Registrar suas chaves Pix na Efí

O cadastro oficial das chaves Pix está disponível desde o dia 5 de outubro para toda a população. 

Ao registrar as chaves do Pix, é possível escolher 4 opções de chaves para receber pagamentos: seu CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular, chave aleatória ou todos esses dados.

Vale lembrar que o registro das chaves de endereçamento do Pix não é obrigatório. Entretanto, é uma prática recomendada para que as transações sejam feitas com mais rapidez e segurança.

Pix na Efí utilizando a API Pix

Agora, se você acha que não se enquadrou na alternativa acima, utilizar a API Pix da Efí é a solução que você precisa.

A API Pix é uma solução criada pela Efí, com padronização do Banco Central do Brasil, a fim de atender grandes volumes de requisições de cobranças via Pix.

Por isso, esta opção é ideal para e-commerces e médios e grandes negócios.

Neste caso, as cobranças do Pix podem ser geradas de forma automática pelo seu sistema integrado à nossa API.

Utilizando a API Pix, há a cobrança de tarifas por parte da Efí apenas para o recebedor. Os valores serão acessíveis e personalizados com base na quantidade de emissões da empresa recebedora. Nada é repassado ao cliente final.

Então, confira abaixo, quanto exatamente custará cada transação Pix pela API Efí.

Confira aqui as tarifas da API Pix

Como preparar sua conta digital para a API do Pix – guia prático:

1. Demonstrar interesse em usar nossa API

A Efí disponibiliza, também, uma API Pix sólida, com as funcionalidades necessárias para gerar QR Codes automaticamente, realizar cobranças, entre outros recursos.

Se você deseja integrar a sua plataforma à da Efí, basta entrar em contato conosco. Assim, você poderá entender o funcionamento da API do Pix na Efí, conhecer as vantagens e negociar valores para sua empresa.

Enquanto você espera nosso retorno, que tal acompanhar o GN Cast, o podcast da Efí sobre empreendedorismo e mercado de pagamentos?

2. Integrar as plataformas e pronto!

Por fim, depois de toda a etapa de negociação, você só precisa integrar a API Pix da Efí à sua plataforma. Fácil, não é mesmo?

Então, é isso! Aproveite para acompanhar os nossos últimos artigos sobre o Pix para se tornar um especialista como a gente.

Igualmente, temos conteúdos incríveis sobre o assunto publicados no Youtube. Por exemplo, o webinar sobre como integrar a API Pix Efí. Confira!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.