Abrir conta digital grátis Carregando

Pix na Gerencianet: como preparar sua conta para os pagamentos instantâneos – um guia prático

Publicado em 25 de setembro de 2020 (atualizado em 25 de setembro de 2020)
Na imagem: mãos de uma mulher branca, vestindo uma blusa de tricot laranja, segurando um smartphone. Na tela do celular, aparece o nome Pix, um QR Code com o logo da Gerencianet e um botão escrito "fazer um Pix", indicando uma transação Pix na Gerencianet. Ao fundo da imagem, uma mochila laranja sobre a mesa.

Instantâneo, prático e revolucionário – esses são alguns adjetivos que podem ser usados para definir o Pix, a nova modalidade de pagamento do Banco Central. O serviço, que vem para simplificar e transformar a maneira como fazemos transações financeiras, vai funcionar em praticamente todas as instituições bancárias e de pagamento, inclusive aqui na Gerencianet.

Para quem já tem a Conta Digital para Negócios da Gerencianet, o recurso “pagamento instantâneo” já é uma realidade desde março de 2020. Por meio dele, oferecemos transferências instantâneas, ilimitadas e sem custo entre contas Gerencianet.

Com a chegada do Pix, isso se torna ainda mais poderoso. Logo mais, será possível transferir dinheiro em até 10 segundos, entre contas Gerencianet ou para contas de instituições distintas. E o melhor: sem pagar nada – ou quase nada – por isso.

Para entender de vez o que é o Pix

Já imaginou transferir dinheiro entre contas em segundos, a qualquer hora do dia, sem precisar pagar nenhuma tarifa a mais por isso? Bom, se sim, você vai amar o Pix.

Pix é o novo meio de pagamentos instantâneos criado pelo Bacen, que vai simplificar a transferência de valores entre contas. Ele poderá ser usado tanto para transferir dinheiro, como para realizar pagamentos – de um pãozinho na padaria até um carro, por exemplo.

Com ele, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas vão poder enviar e receber dinheiro em em menos de 10 segundos, sem ficar presas a dias e horários de funcionamento. Isso porque será possível fazer um Pix 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo fins de semana e feriados; ganhando mais uma opção além de TED e DOC, por exemplo. 

O Pix também poderá ser usado em outras situações, como o pagamento da passagem do metrô ou das compras de supermercado, por exemplo. Tornando-se uma alternativa ao dinheiro e ao cartão de débito.

Pix na Gerencianet: 2 possibilidades para quem empreende

A missão da Gerencianet sempre foi simplificar a gestão financeira dos empreendedores. Entendendo que existem empresas em diversos estágios e com diferentes necessidades, a gente oferece soluções que dão liberdade para os nossos clientes realizarem cobranças da forma que desejarem, sem complicações. Com o Pix isso não será diferente!

Aqui na Gerencianet, o usuário terá 2 possibilidades para usar o Pix. A saber:

  • Fazer um Pix utilizando a Conta Digital Gerencianet pelo app.
  • Fazer um Pix utilizando a API de recebimento da Gerencianet.

Agora, você deve estar se perguntando qual é a diferença entre elas e qual delas você deveria usar, certo? Então vem cá, vamos te explicar tudo.

Mas, antes de começar, vale lembrar que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em seu discurso de abertura na 9ª Reunião Plenária do Fórum PI, mencionou que o Pix deverá ser gratuito para todas as pessoas físicas. Entretanto, deixou claro que as instituições podem fazer, caso queiram, cobranças para pessoas jurídicas. 

Pix na Gerencianet utilizando a Conta Digital pelo app

O Pix na Gerencianet, quando realizado por meio do app da conta digital, será 100% gratuito para todos os usuários, inclusive para pessoas jurídicas.

Isso quer dizer que nossos clientes PF e PJ podem enviar e receber transferências e pagamentos instantâneos, sem pagar qualquer tarifa por isso.

Esta opção é ideal para autônomos, MEIs e pequenos empreendedores que possuem um número baixo de recebimentos via Pix.

Nesse caso, basta ter uma Conta Digital Gerencianet para gerar os QR Codes e apresentar ao cliente final. Assim como funciona na emissão manual de boletos e links de pagamento, por exemplo.

Como preparar sua conta digital para o Pix – guia prático:

1. Ter a Conta Digital da Gerencianet, é claro!

O primeiro e mais importante passo você já fez: abriu a sua conta digital para negócios. Agora, veja quais são os próximos passos para começar a fazer e receber um Pix na Gerencianet.

Se você chegou até aqui, mas ainda não abriu sua conta. Esse é o momento! Abra sua conta digital Gerencianet agora mesmo.

2. Registrar suas chaves do Pix na Gerencianet

O cadastro oficial das chaves do Pix estará disponível a partir do dia 5 de outubro para toda a população. 

Ao registrar as chaves do Pix, será possível escolher 4 opções de chaves para receber pagamentos. São elas: seu CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular, chave aleatória ou todos esses dados.

Vale lembrar que o registro das chaves de endereçamento do Pix não é obrigatório. Entretanto, é uma prática recomendada para que as transações sejam feitas com mais rapidez e segurança.

VEJA TAMBÉM: O que são as chaves do Pix, como funcionam e para que servem?

3. Esperar o lançamento do Pix

É isso mesmo! Agora é só sentar e esperar até o dia 16 de novembro, data do lançamento oficial do Pix, quando você poderá receber e fazer um Pix na Gerencianet.

Enquanto você espera, que tal acompanhar o GN Cast, o podcast mensal da Gerencianet sobre empreendedorismo e mercado de pagamentos?

Pix na Gerencianet utilizando a API de recebimento

Agora, se você acha que não se enquadrou na alternativa acima, utilizar a API de recebimento da Gerencianet é a solução que você precisa.

A API de recebimento do Pix é uma solução criada pela Gerencianet para atender grandes volumes de requisições de cobranças via Pix. Por isso, esta opção é ideal para e-commerces e médios e grandes negócios.

Nesse caso, as cobranças do Pix podem ser geradas de forma automática pelo seu sistema integrado à nossa API.

Utilizando a API de recebimento do Pix, há a cobrança de tarifas por parte da Gerencianet apenas para o recebedor. Os valores serão acessíveis e personalizados com base na quantidade de emissões da empresa recebedora. Nada é repassado ao cliente final.

Como preparar sua conta digital para a API do Pix – guia prático:

1. Demonstrar interesse em usar nossa API

A Gerencianet irá disponibilizar uma API específica para clientes. Ela terá todos os padrões exigidos pelo Banco Central e com as funcionalidades necessárias para gerar QR Codes automaticamente, realizar cobranças, entre outros recursos.

Se você deseja integrar a sua plataforma à da Gerencianet, basta entrar em contato conosco. Assim, você poderá entender o funcionamento da API do Pix na Gerencianet, conhecer as vantagens e negociar valores para sua empresa.

2. Integrar as plataformas e pronto!

Por fim, depois de toda a etapa de negociação, você só precisa esperar o lançamento do Pix e integrar a API de recebimento da Gerencianet à sua plataforma. Fácil, não é mesmo?

Então, enquanto espera, que tal acompanhar os nossos últimos artigos sobre o Pix para se tornar um especialista como a gente? Também temos conteúdos incríveis sobre o assunto publicados no Youtube, corre lá!

Categoria

Pix

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK