APIs e integrações

CobV: como funciona o Pix Cobrança com data de vencimento?

Criado em 25 de mai. de 2022

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Em pouco menos de 2 anos desde o seu lançamento, os brasileiros já estão bastante acostumados com o Pix, um dos meios de pagamento mais populares também entre os empreendedores.

Devido à grande adesão, o pagamento instantâneo vem ganhando novas funções. Uma delas é o Pix Cobrança com data de vencimento (Pix CobV), já disponível na API Efí. 

Igualmente à emissão de um boleto, os negócios agora podem gerar cobranças por Pix com toda a configuração de datas de pagamento, multas, juros e outros abatimentos. 

Quer saber como essa solução vai funcionar? Bom, já que a Efí é especialista em API e em Pix, nada mais justo do que a gente te explicar tudinho sobre essa novidade! 

Pix Cobrança com data de vencimento (CobV): o que é?

Antes de tudo, vamos recapitular: o Pix Cobrança é um meio de recebimento, utilizado por negócios que querem cobrar por Pix, no qual os clientes podem pagar fazendo a leitura de um QR Code Dinâmico

Esse QR Code pode ser: 

  • para uma cobrança de pagamento imediato (cob); 
  • para uma cobrança de pagamento com um vencimento (cobV).

Em pontos de venda físicos e comércio eletrônico, por exemplo, o Pix Cobrança imediata (cob) já é muito popular. O cliente aponta com a câmera, paga e pronto!

O Pix Cobrança com data de vencimento (cobV) até funciona para esses tipos de negócios, mas permite uma configuração maior, como o dia de pagamento e juros, caso a quitação pelo cliente atrase.  

Por isso, essa opção é a mais ideal para compras que não precisem de pagamentos imediatos, como as compras de supermercado em pontos físicos.  

Em uma cobrança com vencimento também é possível incluir outras informações, como multas, descontos e outros abatimentos. 

Para resumir, esse tipo de cobrança inclui informações que vão além do valor, como se fosse um boleto. Entretanto, a grande diferença é a agilidade que o QR Code Pix oferece para os clientes e empreendedores na confirmação do pagamento!

Qual a relação do Pix CobV com o boleto?

Entre o Pix Cobrança com vencimento e o tradicional boleto existem algumas diferenças e semelhanças. 

Por exemplo, o Pix Cobrança utiliza o QR Code Dinâmico para pagamentos. O boleto — assim como os carnês e links de pagamento —, o código de barras.

Além disso, como já mencionamos, o QR Code Pix permite gerar um código com vencimento em datas futuras. Ou seja, como acontece com o tradicional código de barras do boleto.

As duas funcionalidades, aliás, podem coexistir no mesmo documento da cobrança. Um ótimo exemplo de uso é o Bolix, o Pix no boleto da Efí! Para o cliente, na hora de efetuar o pagamento, basta fazer a leitura do código que estiver acostumado ou do QR Code Pix.

Aliás, essa é uma boa estratégia se você se preocupa com as necessidades e perfis dos seus clientes. Afinal, o consumidor tem o poder de escolher como vai te pagar, seja ele mais tradicional ou mais habituado a novas tecnologias.

Conheça o Pix no Boleto da Efí

Outra diferença é que a compensação pelo Pix Cobrança — imediata ou com data de vencimento — ocorre em tempo real. No boleto, ela acontece em até 1 dia útil.

Que tipo de negócio pode usar o Pix Cobrança com vencimento? 

Por incluir configurações de vencimento, ele é ideal para empresas que já são acostumadas a aplicar datas de pagamento futuro, descontos, juros e multas para o caso de quitação atrasada. 

Administradoras de condomínio, academias de ginástica, escolas e provedores de internet são só alguns dos exemplos mais comuns. São negócios que querem receber por um meio de cobrança mais moderno — como o Pix é para muita gente.

+ Conheça este caso de sucesso: API Pix Efí + RedeSoft: Pix no PDV de postos de combustíveis

Como pagar um Pix CobV?

Os consumidores podem pagar o Pix CobV de um jeito bem simples! Veja só:

  1. acesse a área Pix no app do seu banco;
  2. em seguida, escolha a opção de pagamento;
  3. aponte o celular para o QR Code Dinâmico gerado pelo estabelecimento (disponibilizado, por exemplo, via e-mail ou impresso);
  4.  confirme as informações e agende o pagamento para a data de vencimento;
  5. prontinho! A transação Pix será realizada no dia especificado. 

Em resumo, cobranças desse tipo podem ser quitadas seguindo o fluxo normal de pagamento com o Pix

Quais os benefícios do Pix Cobrança com vencimento para empresas?

Com toda a certeza, a rapidez em receber e a praticidade são as grandes vantagens para negócios. Quer conhecer mais? Veja só:

  • configuração de data de vencimento;
  • compensação em tempo real;
  • possibilidade de pagar após o vencimento, com inclusão ou não de multas;
  • identificação de feriados municipais e estaduais, além dos federais;
  • disponibilidade também em carnês e links de pagamento.

Com toda a certeza, oferecer uma opção de pagar por Pix Cobrança com vencimento mostra que a empresa se preocupa com as necessidades dos clientes, adotando meios mais modernos e seguros.

Como emitir um Pix Cobrança com vencimento na Efí?

Primeiramente, você precisa integrar o seu sistema de pagamentos à nossa API Pix. 

Para te ajudar, disponibilizamos, de forma pública, a documentação da API Pix. Nela, você terá acesso à referência técnica de como integrar e usar esse e todos os outros serviços disponíveis para suas operações.

Saiba mais sobre o CobV na documentação API Pix

Além de criar as cobranças para os clientes do seu negócio com data de vencimento, você também pode verificar os Pix recebidos, devolver e enviar Pix.

Se você já é um cliente Efí, basta ativar essa aplicação pela plataforma web da sua Conta Digital para que ela esteja disponível em sua API Pix. 

Agora, se você ainda não é um #gerencialover, abra logo a sua Conta Digital! Se preferir, entre em contato com o nosso time de especialistas para te ajudar! 

Por fim, você também pode falar com a gente pela Plataforma Discord. Lá, você pode se conectar com a maior comunidade de integradores do Brasil e tirar suas dúvidas sobre as APIs Efí (API Pix, API Boletos e muito mais)! 

Junte-se a milhares de especialistas no Discord

Gostou da leitura? Então compartilhe com quem precisar saber mais sobre o Pix Cobrança com data de vencimento. 

Até a próxima! ?

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.