Abrir conta digital grátis Carregando

CobV: como funciona o Pix Cobrança com data de vencimento?

Publicado em 25 de maio de 2022 (atualizado em 08 de junho de 2022)
Pessoa usando celular para ler QR Code do Pix Cobrança com data de vencimento (cobv)

Em pouco menos de 2 anos desde o seu lançamento, os brasileiros já estão bastante acostumados com o Pix, um dos meios de pagamento mais populares também entre os empreendedores.

Devido à grande adesão, o pagamento instantâneo vem ganhando novas funções. Uma delas é o Pix Cobrança com data de vencimento (Pix CobV), já disponível na API Gerencianet. 

Igualmente à emissão de um boleto, os negócios agora podem gerar cobranças por Pix com toda a configuração de datas de pagamento, multas, juros e outros abatimentos. 

Quer saber como essa solução vai funcionar? Bom, já que a Gerencianet é especialista em API e em Pix, nada mais justo do que a gente te explicar tudinho sobre essa novidade! 

Pix Cobrança com data de vencimento (CobV): o que é?

Antes de tudo, vamos recapitular: o Pix Cobrança é um meio de recebimento, utilizado por negócios que querem cobrar por Pix, no qual os clientes podem pagar fazendo a leitura de um QR Code Dinâmico

Esse QR Code pode ser: 

  • para uma cobrança de pagamento imediato (cob); 
  • para uma cobrança de pagamento com um vencimento (cobV).

Em pontos de venda físicos e comércio eletrônico, por exemplo, o Pix Cobrança imediata (cob) já é muito popular. O cliente aponta com a câmera, paga e pronto!

O Pix Cobrança com data de vencimento (cobV) até funciona para esses tipos de negócios, mas permite uma configuração maior, como o dia de pagamento e juros, caso a quitação pelo cliente atrase.  

Por isso, essa opção é a mais ideal para compras que não precisem de pagamentos imediatos, como as compras de supermercado em pontos físicos.  

Em uma cobrança com vencimento também é possível incluir outras informações, como multas, descontos e outros abatimentos. 

Para resumir, esse tipo de cobrança inclui informações que vão além do valor, como se fosse um boleto. Entretanto, a grande diferença é a agilidade que o QR Code Pix oferece para os clientes e empreendedores na confirmação do pagamento!

Qual a relação do Pix CobV com o boleto?

Entre o Pix Cobrança com vencimento e o tradicional boleto existem algumas diferenças e semelhanças. 

Por exemplo, o Pix Cobrança utiliza o QR Code Dinâmico para pagamentos. O boleto — assim como os carnês e links de pagamento —, o código de barras.

Além disso, como já mencionamos, o QR Code Pix permite gerar um código com vencimento em datas futuras. Ou seja, como acontece com o tradicional código de barras do boleto.

As duas funcionalidades, aliás, podem coexistir no mesmo documento da cobrança. Um ótimo exemplo de uso é o Bolix, o Pix no boleto da Gerencianet! Para o cliente, na hora de efetuar o pagamento, basta fazer a leitura do código que estiver acostumado ou do QR Code Pix.

Aliás, essa é uma boa estratégia se você se preocupa com as necessidades e perfis dos seus clientes. Afinal, o consumidor tem o poder de escolher como vai te pagar, seja ele mais tradicional ou mais habituado a novas tecnologias.

Conheça o Pix no Boleto da Gerencianet

Outra diferença é que a compensação pelo Pix Cobrança — imediata ou com data de vencimento — ocorre em tempo real. No boleto, ela acontece em até 1 dia útil.

Que tipo de negócio pode usar o Pix Cobrança com vencimento? 

Por incluir configurações de vencimento, ele é ideal para empresas que já são acostumadas a aplicar datas de pagamento futuro, descontos, juros e multas para o caso de quitação atrasada. 

Administradoras de condomínio, academias de ginástica, escolas e provedores de internet são só alguns dos exemplos mais comuns. São negócios que querem receber por um meio de cobrança mais moderno — como o Pix é para muita gente.

+ Conheça este caso de sucesso: API Pix Gerencianet + RedeSoft: Pix no PDV de postos de combustíveis

Como pagar um Pix CobV?

Os consumidores podem pagar o Pix CobV de um jeito bem simples! Veja só:

  1. acesse a área Pix no app do seu banco;
  2. em seguida, escolha a opção de pagamento;
  3. aponte o celular para o QR Code Dinâmico gerado pelo estabelecimento (disponibilizado, por exemplo, via e-mail ou impresso);
  4.  confirme as informações e agende o pagamento para a data de vencimento;
  5. prontinho! A transação Pix será realizada no dia especificado. 

Em resumo, cobranças desse tipo podem ser quitadas seguindo o fluxo normal de pagamento com o Pix

Quais os benefícios do Pix Cobrança com vencimento para empresas?

Com toda a certeza, a rapidez em receber e a praticidade são as grandes vantagens para negócios. Quer conhecer mais? Veja só:

  • configuração de data de vencimento;
  • compensação em tempo real;
  • possibilidade de pagar após o vencimento, com inclusão ou não de multas;
  • identificação de feriados municipais e estaduais, além dos federais;
  • disponibilidade também em carnês e links de pagamento.

Com toda a certeza, oferecer uma opção de pagar por Pix Cobrança com vencimento mostra que a empresa se preocupa com as necessidades dos clientes, adotando meios mais modernos e seguros.

Como emitir um Pix Cobrança com vencimento na Gerencianet?

Primeiramente, você precisa integrar o seu sistema de pagamentos à nossa API Pix. 

Para te ajudar, disponibilizamos, de forma pública, a documentação da API Pix. Nela, você terá acesso à referência técnica de como integrar e usar esse e todos os outros serviços disponíveis para suas operações.

Saiba mais sobre o CobV na documentação API Pix

Além de criar as cobranças para os clientes do seu negócio com data de vencimento, você também pode verificar os Pix recebidos, devolver e enviar Pix.

Se você já é um cliente Gerencianet, basta ativar essa aplicação pela plataforma web da sua Conta Digital para que ela esteja disponível em sua API Pix. 

Agora, se você ainda não é um #gerencialover, abra logo a sua Conta Digital! Se preferir, entre em contato com o nosso time de especialistas para te ajudar! 

Por fim, você também pode falar com a gente pela Plataforma Discord. Lá, você pode se conectar com a maior comunidade de integradores do Brasil e tirar suas dúvidas sobre as APIs Gerencianet (API Pix, API Boletos e muito mais)! 

Junte-se a milhares de especialistas no Discord

Gostou da leitura? Então compartilhe com quem precisar saber mais sobre o Pix Cobrança com data de vencimento. 

Até a próxima! 🧡

Categoria

Pix

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK