Organizar o dinheiro

Pessoa física pode emitir boleto?

Criado em 29 de out. de 2019

(Atualizado em 1 de ago. de 2023)

Para quem é autônomo ou recebe pagamentos avulsos, emitir boleto como pessoa física pode facilitar e automatizar as transações financeiras. No entanto, há muitas dúvidas relacionadas a essa possibilidade e sobre o funcionamento desse método de pagamento. Afinal, será que uma pessoa física pode emitir boleto? Como a emissão é realizada? 

Este artigo ajudará a tirar dúvidas como essas, além de mostrar como facilitar esse processo. Acompanhe!

Como começar a emitir?

Apesar de ser uma prática de cobrança mais comum entre pessoas jurídicas, pessoa física pode emitir boleto. 

Para isso, é indicado abrir uma conta que ofereça esta opção. O próximo passo é aguardar os processos de análise da conta, que podem variar conforme a plataforma escolhida. Neste momento, pesquise bem e dê preferência à instituições de pagamento que possibilitem a emissão e gestão prática de cobranças.

A emissão também pode ser realizada por meio de um banco. Mas, geralmente, o procedimento é mais burocrático para quem é pessoa física. Nesse caso, é necessário comparecer à agência bancária e verificar a possibilidade. 

Outro fator a ser considerado é que, na abertura de uma carteira de cobranças para um CPF, as condições variam conforme o banco. Além disso, o processo é condicionado à taxas e validações específicas.

Abaixo, veja as duas possibilidades:

Opção 1: você, pessoa física, pode emitir boleto pelo banco

Neste modelo, todos os boletos emitidos são registrados junto ao banco com a emissão e envio do “arquivo de remessa”. 

Este arquivo conta com informações que serão utilizadas pelo banco para realizar o controle do pagamento dos boletos. Entre as informações enviadas estão o CPF do cliente, os valores e a data de vencimento.

Mas, fique atento às tarifas! É comum haver adicionais por: 

  • manutenção do boleto; 
  • emissão;
  • alteração da cobrança;
  • e manutenção da conta. 

Para poder utilizar as opções de cobrança por boleto, você ainda deve passar por um processo de homologação junto ao banco. Este processo poderá variar de acordo com a instituição escolhida. 

Essas regras procuram evitar erros futuros na emissão e, consequentemente, no recebimento dos boletos. No caso da carteira registrada, será necessário também criar e enviar um arquivo de remessa fictício.

Opção 2: você, pessoa física, pode emitir boleto por uma Conta Digital

Se você busca um modelo mais prático e com um custo menor para começar a gerar boletos, uma Conta Digital com opções de recebimento para negócios pode ser a solução ideal para você.

Assim como na emissão pelo banco, o boleto gerado por esse sistema também é registrado. Por isso, ele oferece os mesmos benefícios e a segurança da carteira registrada.

Uma destas vantagens é o fato do boleto registrado poder ser pago em agências e correspondentes bancários, internet banking, correios, lotéricas, dentre outros, mesmo após o vencimento

Você também poderá receber de quem é desbancarizado, ou seja, as pessoas que não possuem conta em banco. 

Essas possibilidades podem ser úteis na redução da inadimplência. Além disso, a emissão fica mais fácil e econômica ao contar com ferramentas e recursos de gestão dos pagamentos.

Quais as vantagens da Efí Bank?

Na plataforma da Efí Bank, a emissão é bastante intuitiva. Para começar a emitir boleto como pessoa física, primeiramente, é preciso abrir uma conta grátis na modalidade Efí Pro — ideal para negócios sem CNPJ.

O processo é simples: basta baixar o aplicativo para Android ou iOS e se cadastrar. Após a aprovação do cadastro, o boleto pode ser emitido pela plataforma web ou app para smartphone. 

A Efí ainda oferece um completo serviço de gestão dos pagamentos. Dessa forma, os recursos disponíveis na conta possibilitam que o emissor do boleto possa:

  • realizar toda a configuração da cobrança, como juros e multas;
  • gerar e visualizar relatórios, histórico de pagamento e extrato detalhado; 
  • enviar cobranças por e-mail ou WhatsApp;
  • personalizar a cobrança;
  • adotar o boleto como forma de pagamento em cobranças recorrentes ou pelo Débito Direto Autorizado;
  • emitir Bolix (o boleto com Pix da Efí) pagando a mesma tarifa do boleto convencional;
  • utilizar o saldo disponível na conta para compras e saques com os cartões Efí.

Como otimizar sua gestão financeira com a Efí

Quais as tarifas cobradas?

Para quem gera boletos pelo banco, é comum haver cobranças de tarifas em diversas etapas do processo.

Nesse caso, o sacador avalista é responsável pelo pagamento dessas tarifas. Portanto, normalmente, adotar o processo de emissão por meio das instituições bancárias pode sair mais caro do que por uma Conta Digital.

Na Efí Bank, é possível realizar as seguintes ações de forma gratuita:

  • emissão e registro do boleto;
  • alteração da cobrança;
  • cancelamento e baixa do boleto.

A conta Efí não possui mensalidade. A tarifa é cobrada apenas na confirmação de boletos pagos, assim, você só paga quando pagarem você.

O saldo recebido após o pagamento pode ser disponibilizado após a confirmação do pagamento, conforme o prazo escolhido. Por sua vez, o valor pode ser movimentado com a realização de saques ou transferências bancárias. 

Lembrando que as tarifas cobradas na emissão de boletos e o prazo de disponibilização do saldo podem variar conforme o sistema de pagamentos adotado por você.

Conta PJ grátis com todas as soluções de pagamento

Quem começa a emitir boleto como pessoa física também pode ter a necessidade de se formalizar com o passar do tempo. 

Pela Efí Empresas, conta PJ grátis da Efí Bank, você pode administrar o seu negócio com alta tecnologia!

  • Tenha acesso ilimitado à Efí Pay — nosso ecossistema de meios de pagamento.
  • Emita cobranças grátis pela conta ou por APIs e só pague pelos recebimentos.
  • Monitore as cobranças pendentes, recebidas e inadimplentes.
  • Adicione usuários secundários com diferentes níveis de acesso.
  • Solicite o cartão de débito PJ com benefícios Visa Platinum.
  • Faça transferências, depósitos, saques e muito mais.

Neste artigo, você conferiu como pessoa física pode emitir boleto. Que tal aproveitar para entender melhor quais as especificidades para outras formas de emissão desse tipo de cobrança? Leia este outro artigo e confira como emitir boleto sendo MEI!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.