Organizar o dinheiro

Como pagar e receber boletos vencidos? Saiba tudo!

Criado em 23 de dez. de 2019

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Atraso no pagamento do boleto? Calma, que este texto vai tirar todas as suas dúvidas a respeito de boletos vencidos.

Você já deve ter lido em alguns dos nossos artigos sobre as vantagens de utilizar o boleto como meio de pagamento online, não é? Além de todos os benefícios que você já conhece, o fim do boleto sem registro trouxe novas vantagens.

Com essa mudança, não é mais necessário gerar a 2ª via. Portanto, os boletos vencidos, que antes só podiam ser pagos no banco emissor, agora passam a ser aceitos em qualquer agência bancária, mesmo após o vencimento.

Boletos vencidos: onde pagar?

Alguns clientes deixam de pagar o boleto na data correta. Isso ocorre por diferentes motivos: seja a própria desistência da compra, o esquecimento de pagar na data certa ou a falta de dinheiro. 

Apesar dessas possíveis situações, o boleto ainda é considerado uma das opções mais seguras para consumidores e empresários.

Pensando nisso, a Febraban passou a investir ainda mais nesse meio de pagamento. Desde outubro de 2018, todos os boletos emitidos pela Gerencianet são registrados e seguem as normas da Nova Plataforma de Cobranças

Como resultado, os boletos registrados de todos os valores podem ser pagos, mesmo após a data de vencimento, em qualquer local: 

  • bancos;
  • correspondentes bancários, como casas lotéricas e agências dos Correios;
  • além de meios eletrônicos, como internet banking e caixas.

Tudo isso aliado à qualidade, segurança e economia gerada por uma boa plataforma de gestão de cobranças.

Tem ainda alguma dúvida sobre o uso dessa forma de pagamento? Leia esse artigo e confira tudo o que você precisa saber a respeito do boleto bancário!

As vantagens da emissão de boletos por uma Conta Digital para negócios

A preferência por usar boleto bancário se deve às inúmeras vantagens que a forma de cobrança traz para consumidores e, claro, empreendedores. Veja só:

Emita quantas cobranças quiser

Além do processo de emitir boleto ser muito simples, o dono de negócio pode fazer quantas emissões precisar. O melhor de tudo é que o boleto é uma opção com tarifas bem mais em conta do que outras, como as taxas de cartão de crédito.

Receba boleto vencido, sem necessidade de emitir 2ª via

Outra vantagem reconhecida é que os boletos vencidos podem ser pagos pelo cliente, mesmo após a data limite. Ou seja, não há necessidade de se tirar uma segunda via. 

Isso gera mais praticidade para você, que não precisa gastar tempo com uma nova emissão. Ao mesmo tempo, também traz mais facilidade para o consumidor pagar as próprias dívidas.

O boleto vencido pode ser pago pelo cliente em qualquer lugar

Além da possibilidade de pagamento dos boletos vencidos em qualquer lugar, a nova plataforma também permite que todos os dados sejam enviados ao banco emissor obrigatoriamente. 

São eles: CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento do boleto e o valor a pagar. Assim, o risco de fraudes diminui, já que todos os dados serão conferidos antes da confirmação da operação.

Tarifas que cabem no seu bolso

Isso tudo sem falar que instituições como a Gerencianet oferece tarifas bem baixas, algumas sequer são cobradas. A emissão, por exemplo, é totalmente gratuita. Isso significa que você só paga se o seu cliente pagar você. Economia para o empreendedor e qualidade para o cliente!

Conheça: Vantagens do Boleto com Pix (Bolix) — e como gerar na Conta Gerencianet

Configuração prévia de juros e multas

Com todas essas mudanças, é importante que a sua empresa indique, no momento da emissão do boleto, os valores que devem ser adicionados de juros e multa. Dessa forma, caso os boletos vencidos sejam pagos, essas taxas serão acrescentadas.

⚠️ Porém, é preciso ficar atento!

O Código de Defesa do Consumidor define os valores máximos que podem ser cobrados por uma conta em atraso. Por isso, não ultrapasse o valor definido por lei.

A seguir, você vai ter algumas dicas de como fazer esse cálculo de juros e multa para adicionar ao boleto principal. Assim, não vai precisar emitir uma segunda via com o valor alterado!

Multas por atraso

Essa multa é cobrada uma única vez e é limitada a 2% do valor total do boleto. Portanto, é diferente dos juros, que variam de acordo com a quantidade de dias atrasados. Se o valor é de 100 reais, por exemplo, a multa pode chegar a, no máximo, 2 reais (100 x 0,02). 

Juros moratórios

Os juros por atraso são de 1%, o que corresponde a 0,033% ao dia. Isso quer dizer que, a cada 30 dias de atraso, soma-se, no máximo, 1% ao valor inicial do boleto.

Esse valor é acrescido proporcionalmente ao número de dias em atraso. Também se for definido em contrato, a cobrança de juros pode ser maior, chegando a 0,33% ao dia. Isso equivale a quase 10% ao mês.

Aprenda como calcular juros e multas de um boleto

Se a sua empresa gera muitos boletos, esse cálculo pode dar um pouco mais de trabalho. Porém, ao utilizar uma Conta Digital para negócios para emitir a cobrança, você pode indicar os valores de juros e multas na configuração. Após esse processo, os valores são acrescentados diretamente à cobrança, o que elimina o trabalho manual.

Em caso de dúvidas a respeito desses cálculos de juros e multa por atraso, você também pode procurar o seu contador. Com certeza, ele está preparado para te ajudar a não tomar prejuízos. Mesmo em situações de falta de pagamento na data correta de vencimento do boleto.

A Gerencianet também oferece ferramentas que podem ajudar a reduzir a inadimplência dos clientes, como o compartilhamento da cobrança por WhatsApp e e-mail. 

Com mais recursos de gestão, você vai conseguir emitir boletos de forma mais simples, além de ter o controle sobre as suas receitas e despesas. Ou seja, ao utilizar a Gerencianet, tudo fica mais fácil!

Quer gerar boleto com a Gerencianet? Abra a sua Conta Digital para negócios de forma 100% online e gratuita e comece agora mesmo!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.