Abra sua conta grátis Carregando

Onde posso pagar boletos bancários vencidos?

Publicado em 23 de dezembro de 2019 (atualizado em 29 de maio de 2020)
Pagar boletos bancários vencidos

Você já deve ter lido em alguns dos nossos artigos sobre as vantagens de utilizar o boleto como meio de pagamento online. Além de todos os benefícios que você já conhece, o fim do boleto sem registro trouxe novas vantagens.

Com essa mudança, não é mais necessário gerar a 2ª via. Portanto, os boletos bancários vencidos, que antes só podiam ser pagos no banco emissor, agora passam a ser aceitos em qualquer agência bancária, mesmo após o vencimento.

Este texto vai tirar todas as suas dúvidas a respeito de boletos bancários vencidos, além de mostrar as vantagens de se usar um intermediador de pagamentos até para esse tipo de situação. Confira!

Boletos bancários vencidos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a estimativa é que 6,6 milhões de boletos sejam emitidos no Brasil em 2019. Esse dado mostra que essa é uma opção de pagamento bastante utilizada pelos brasileiros.

Porém, alguns clientes deixam de pagar o boleto na data correta. Isso ocorre por diferentes motivos: seja a própria desistência da compra, o esquecimento de pagar na data certa ou a falta de dinheiro. Apesar dessas possíveis situações, o boleto ainda é a opção mais segura para consumidores e empresários.

E já que o boleto é tão utilizado e tem grande alcance, a Febraban passou a investir para que as transações realizadas com esse meio de pagamento sejam ainda mais seguras. Sendo assim, desde outubro de 2018, todos os boletos emitidos pela Gerencianet começaram a seguir as normas da Nova Plataforma de Cobranças. Com isso, os boletos registrados de todos os valores podem ser pagos, mesmo após a data de vencimento, em qualquer local: bancos, correspondentes bancários, como casas lotéricas e agências dos Correios, além de meios eletrônicos, como internet banking e caixas.

Tudo isso aliado à qualidade, segurança e economia gerada por um bom intermediador de pagamentos.

As vantagens da emissão de boletos por um intermediador

A preferência por usar boleto bancário se deve às inúmeras vantagens que a forma de cobrança traz para consumidores e também empresários. Além do processo de emitir boleto ser muito simples, o empresário pode fazer quantas emissões precisar. O melhor de tudo é que o boleto é uma opção com tarifas bem mais em conta do que outras, como as taxas de cartão de crédito.

Outra vantagem reconhecida é que os boletos emitidos na Gerencianet podem ser pagos após o vencimento. Ou seja, sem a necessidade de se tirar uma segunda via. Isso gera mais economia para o empreendedor, que não precisa gastar com uma nova emissão. Ao mesmo tempo, também traz mais facilidade para o consumidor pagar as próprias dívidas.

Isso tudo sem falar que instituições como a Gerencianet oferece taxas bem baixas, algumas sequer são cobradas. Economia para o empreendedor e qualidade para o cliente!

2ª via de boletos

Mesmo com essa vantagem, é importante oferecer a opção de emitir outra via do boleto, em caso de alguma outra necessidade. Por isso, a Gerencianet possui uma ferramenta para que o próprio cliente possa gerar a 2ª via.

Além da possibilidade de pagamento dos boletos vencidos em qualquer lugar, a nova plataforma também permite que todos os dados sejam enviados ao banco emissor obrigatoriamente. São eles: CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento do boleto e o valor a pagar. Assim, o risco de fraudes diminui, já que todos os dados serão conferidos antes da confirmação da operação.

Com todas essas mudanças, é importante que a sua empresa indique, no momento da emissão do boleto, os valores que devem ser adicionados de juros e multa. Dessa forma, caso o boleto seja pago após o vencimento, essas taxas serão acrescentadas.

Porém, é preciso ficar atento. O Código de Defesa do Consumidor define os valores máximos que podem ser cobrados por uma conta em atraso. Por isso, não ultrapasse o valor definido por lei.

A seguir, você vai ter algumas dicas de como fazer esse cálculo de juros e multa para adicionar ao boleto principal. Assim, não vai precisar emitir uma segunda via com o valor alterado!

Multas por atraso

Essa multa é cobrada uma única vez e é limitada a 2% do valor total do boleto. Portanto, é diferente dos juros, que variam de acordo com a quantidade de dias atrasados. Se o valor é de 100 reais, por exemplo, a multa pode chegar a, no máximo, 2 reais (100 x 0,02). 

Juros moratórios

Os juros por atraso são de 1%, o que corresponde a 0,033% ao dia. Isso quer dizer que, a cada 30 dias de atraso, soma-se, no máximo, 1% ao valor inicial do boleto. Esse valor é acrescido proporcionalmente ao número de dias em atraso. Também se for definido em contrato, a cobrança de juros pode ser maior, chegando a 0,33% ao dia. Isso equivale a quase 10% ao mês.

Nova call to action

Se a sua empresa gera muitos boletos, esse cálculo pode dar um pouco mais de trabalho. Porém, ao utilizar um intermediador de pagamento para emitir a cobrança, você pode indicar os valores de juros e multas na configuração. Após esse processo, os valores são acrescentados diretamente à cobrança, o que elimina o trabalho manual.

Em caso de dúvidas a respeito desses cálculos de juros e multa por atraso, você também pode procurar o seu contador. Com certeza, ele está preparado para te ajudar a não tomar prejuízos. Mesmo em situações de falta de pagamento na data correta de vencimento do boleto. A Gerencianet também oferece ferramentas que podem ajudar a reduzir a inadimplência dos clientes, como o compartilhamento da cobrança por WhatsApp e e-mail. 

Com mais recursos de gestão, você vai conseguir emitir boletos de forma mais simples, além de ter o controle sobre as suas receitas e despesas. Ao utilizar um intermediador de pagamento, como a Gerencianet, tudo fica mais fácil ainda.

Tem ainda alguma dúvida sobre o uso dessa forma de pagamento? Leia esse artigo e confira tudo o que você precisa saber a respeito do boleto bancário!

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.