Veja 5 respostas para suas principais dúvidas sobre pagamento online | Gerencianet

Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Veja 5 respostas para suas principais dúvidas sobre pagamento online

Editor Gerencianet

25/04/2019

Um smartphone ao lado de uma carteira aberta com dinheiro e um teclado de computador

O pagamento online é uma ferramenta muito importante e que se popularizou bastante nos últimos anos. Atualmente, é cada vez mais raro as pessoas usarem os meios tradicionais e analógicos para fazerem suas transferências, recebimentos e qualquer tipo de operação financeira.

Por isso, entender como funciona um sistema de pagamento online é essencial para você saber a melhor forma de utilizá-lo para si mesmo ou para a sua empresa.

Leia a seguir as cinco respostas para as perguntas mais frequentes sobre as plataformas que oferecem esse tipo de solução financeira!

1. O sistema é seguro?

De acordo com pesquisa feita pelo Banco Mundial, o número de pagamentos feitos via digital aumentou em 76% no mundo inteiro, entre os anos de 2014 e 2017. Só no Brasil, o crescimento foi de 20%. Ou seja, as pessoas preferem realizar transações financeiras pela web.

Porém, esse dado não conta tudo o que envolve a escolha do usuário antes de confirmar esses procedimentos econômicos. Os consumidores e empresários se preocupam em só realizar as operações pela internet, se estiverem 100% seguros.

Com isso, analisar algumas questões que envolvem um intermediador de pagamentos é essencial. Por mais que a internet seja uma ótima opção para facilitar a sua vida, todo cuidado é pouco.

Para saber se a plataforma que você quer acessar é segura, verifique se na barra da URL do site há um cadeado fechado na parte esquerda, antes do link. Além disso, pesquise sobre a empresa de pagamentos nas redes sociais, com pessoas que você conhece e em sites de direito do consumidor, como o Reclame Aqui.

Depois de conferir isso tudo, você vai ter certeza se a empresa fornece a segurança necessária para você fazer qualquer tipo de operação financeira.

2. As empresas de pagamento online cobram caro?

Pessoa mexendo no celular e com o computador aberto

Essa é outra questão muito importante e que precisa ser bem analisada pelo empresário ou consumidor direto. Algumas plataformas de pagamento online cobram mensalidades, taxas para emitir boletos bancários, carnês, realizar operações por cartão de crédito e débito, entre outros.

Já outros intermediadores não possuem custos de mensalidade e só cobram tarifas caso o boleto tenha o seu pagamento confirmado pelo cliente final, como é o caso da Gerencianet.

Antes de escolher a empresa que vai contratar para fazer os pagamentos online, você deve levar em consideração esses custos. Por isso, faça uma boa pesquisa entre as opções disponíveis no mercado. Essas tarifas vão fazer muita diferença na hora de fechar o caixa da sua empresa todo fim de mês.

3. Os pagamentos são ilimitados?

Uma boa empresa precisa oferecer um sistema de pagamento ilimitado e as principais formas de pagamento online, mensalidades e relatórios dessas operações na base de dados.

Por isso, no caso de qualquer questionamento sobre esse assunto, o melhor a se fazer é entrar em contato direto com o atendimento do site, seja por e-mail, telefone ou redes sociais. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento desta plataforma.

Desconfie de empresas que não oferecem um bom atendimento, que as explicações são complicadas, desconexas, contraditórias. Isso pode ser um mau sinal. Só feche contrato, quando tiver certeza de que confia no sistema que deseja contratar.

4. Como cobrar pela internet?

Mulher segurando cartão de crédito e mexendo no computador

Outra dúvida recorrente de empresários e novos empreendedores é sobre como cobrar dos clientes pela internet.

No caso de um e-commerce, por exemplo, isso é mais simples, porque todo o processo vai se dar por meio do site da empresa. Desde a escolha do produto até o pagamento.

Porém, se você não tem uma loja online, o sistema de pagamento pela internet também é muito importante. Isso facilita a vida do seu cliente e a sua também.

Para quem é empreendedor,  é possível gerar os boletos ou carnês de pagamento de uma forma muito mais rápida, prática, com todas as informações necessárias para guardar na sua planilha de receitas e despesas da empresa. Assim, você pode contar com um controle financeiro bem mais objetivo e sem perda de tempo.

Para o consumidor, as vantagens também são ótimas. Ele poderá receber o documento ou link de pagamento via e-mail. Além disso, o seu cliente consegue realizar a transação pelo próprio aplicativo do banco, sem precisar imprimir, esperar o boleto chegar pelos Correios ou ir até a sua loja para fazer a operação.

Economizar tempo é diminuir custos, tanto para você, quanto para o seu cliente. Por isso, essa é uma ótima solução para ambos.

5. É fácil mexer nesse sistema?

Se você escolher uma boa plataforma, vai perceber que é muito fácil emitir as suas cobranças.

No site da Gerencianet, por exemplo, o passo a passo é bem simples. Veja abaixo como funciona!

  • Clique em “Abra sua Conta”.
  • Escreva os dados pedidos pelo site.
  • Confira e escolha as tarifas e as datas de recebimento.
  • Analise a proposta comercial.
  • Leia os “Termos de Uso” e a “Política de Privacidade” da Gerencianet.
  • Crie uma senha e clique em “Enviar”.
  • Vá em seu e-mail e clique no link indicado.
  • Na página que vai abrir, digite o código enviado para o seu celular.
  • Clique em “Completar cadastro”.
  • Pronto! Agora é só acessar sua conta.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Gerencianet

Caso você não concorde com a proposta comercial, é só clicar em “Alterar configurações de tarifas” antes de apertar em “Enviar” e fazer as modificações necessárias.

As configurações da tarifa valem tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica.  Basta escolher entre CPF ou CNPJ.

Depois de tudo isso feito, crie uma assinatura eletrônica e, com poucos cliques, emita os boletos, carnês ou os links de pagamento por meio do cartão de crédito.

A plataforma da Gerencianet tem alta usabilidade, ou seja, é muito intuitiva e fácil de ser utilizada por qualquer pessoa, mesmo as que não possuem muita intimidade com a internet.

Essas são as principais dúvidas daqueles que buscam um sistema de pagamento online para agilizar os processos financeiros da própria empresa.

Caso ainda reste alguma questão ou você tenha tido dificuldades na hora de fazer o cadastro, entre em contato conosco!

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...