Boletos e carnês

Seu cliente fez o pagamento e não houve a confirmação? Veja o que fazer

Criado em 30 de mar. de 2017

(Atualizado em 1 de ago. de 2023)

Muitos usuários entram em contato com a Efí afirmando que os clientes realizaram um pagamento, mas o valor não foi confirmado na conta Efí. Quando isso acontece, significa que a confirmação do pagamento ainda não foi realizada. Geralmente, o prazo para confirmação é de 2 dias úteis.

A não confirmação de um pagamento pode acontecer por diversos motivos. Preparamos uma lista com os principais erros e o que você pode fazer em cada situação:

1. Data de pagamento

Antes de qualquer coisa, é preciso verificar a data de pagamento. Os pagamentos efetuados durante os fins de semana são confirmados somente após 2 dias úteis, portanto aguarde o período para verificar a confirmação.

2. Pagamento de cobrança equivocada

Um dos principais causadores de problemas na hora de identificar uma confirmação é o pagamento de uma cobrança equivocada pelo cliente final. Isso pode acontecer quando o cliente paga uma parcela em duplicidade, do mês posterior, por exemplo. Além disso, pode ser uma cobrança enviada duas vezes ou até mesmo uma cobrança finalizada ou arquivada.

Para verificar se isso aconteceu, é necessário verificar na seção de boletos e/ou carnês emitidos e arquivados se existe outra cobrança com o CPF ou CNPJ do mesmo cliente que foi paga equivocadamente. Neste caso, o saldo será liberado normalmente após o prazo de disponibilização.

Você pode se interessar por: Como a modernização da cobrança vai otimizar sua experiência com boletos?

3. Código de barras inconsistente

Em alguns casos, principalmente quando o cliente faz o pagamento digitando o código de barras, é possível que o código informado no momento do pagamento não seja o mesmo do boleto ou lâmina de carnês.

Por isso, sempre que um cliente afirma que realizou o pagamento e ele não é confirmado pela Efí, solicite o comprovante de pagamento. Assim que for enviado, confira se o código de barras está igual ao da cobrança emitida.

Caso haja inconsistência, envie um ticket para o suporte com o comprovante de pagamento. É importante que a imagem esteja legível e contenha a linha digitável. A imagem do aplicativo do banco com a tela de iniciação do pagamento não é considerada como comprovante de pagamento. É necessário o envio do comprovante completo, com todos os dados para validação.

Em alguns casos, o banco credita o saldo de forma avulsa. Portanto, nessa situação é possível que a Efí identifique o pagamento com o comprovante em mãos. Caso contrário, o suporte indicará que você oriente o cliente a entrar em contato com o local em que realizou o pagamento.

Assim, provavelmente, o valor está retido no local de pagamento ou no banco recebedor esperando que alguém solicite a liberação. Se o local de pagamento emitir um documento comprovando o repasse do pagamento, basta enviar este comprovante via ticket para que a Efí agilize a localização e liberação do valor.

4. Agendamento de pagamento

Na hora do pagamento, muitas pessoas não se dão conta, mas acabam marcando a opção “agendamento de pagamento”. Assim, a efetivação de pagamento só é realizada na data informada. E em muitos casos, no momento em que o banco realiza a cobrança, a pessoa não tem saldo suficiente. Por isso, o pagamento não é efetivado com sucesso.

Quando isto acontece, é necessário orientar o cliente a verificar se o débito realmente ocorreu. Se o débito tiver ocorrido e o código de barras estiver correto, solicite o comprovante oficial de débito.

Logo após, envie um ticket para o suporte. Caso você identifique que a cobrança não foi feita por meio de agendamento e o código de barras é igual ao de uma cobrança inadimplente, envie também um ticket para o suporte.

Se o seu caso não se enquadra em nenhuma das situações descritas acima, envie um ticket para que nossa equipe encontre o erro. O prazo de resposta é de um dia útil!

Ainda não tem uma plataforma para emitir boletos? Abra a sua conta PJ grátis! Equipada com as soluções de cobranças mais avançadas do mercado, a Efí Empresas possibilita uma gestão 360º do seu negócio.

Não tem CNPJ? Seja Efí Pro e comece a vender!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.