Organizar o dinheiro

Pagar com Pix: o que você já pode pagar com o novo pagamento instantâneo

Criado em 14 de jan. de 2021

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

O Pix, meio de pagamento instantâneo do Banco Central, foi lançado em novembro de 2020. De lá para cá, já alcançou números impressionantes e você já pode pagar e receber via Pix. Em quase dois meses de operação, o sistema de pagamentos do Pix soma mais de 133 milhões de chaves cadastradas. Portanto, isso representa uma verdadeira revolução nos métodos de pagamento. Deste modo, já é possível pagar com Pix por dezenas de serviços públicos e privados. Então veja quais são eles!

Pagamentos e transferências

Primeiramente, transferências e pagamentos com Pix já estão disponíveis desde o lançamento da modalidade. Eles podem ser feitos a qualquer dia e horário, nos 365 dias do ano, sem custo para pessoa física.

Entretanto, pessoas jurídicas podem ser tarifadas pelo Pix em alguns casos – isso varia de instituição para instituição. Aqui, na Efí, você consegue fazer pagamentos ilimitados via Pix de forma 100% gratuita e até 30 recebimentos sem custo — por tempo limitado pelo nosso app.

Guias de Recolhimento da União

O PagTesouro, componente de processamento de pagamentos digitais do Tesouro Nacional, já disponibiliza o Pix como forma de pagamento das taxas, contribuições e demais serviços públicos

Neste primeiro momento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/MAPA) são as instituições preparadas para oferecer o novo meio de pagamento instantâneo. Enquanto isso, outros órgãos estão em fase de desenvolvimento das suas aplicações tecnológicas.

Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf)

O Banco do Brasil foi o primeiro agente arrecadador a utilizar o Pix como forma de pagamento ao serviço prestado ao Governo Federal. Dessa maneira, com essa incorporação, o Darf passa a ter um QR Code para pagamento com Pix.

Na primeira fase, apenas empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) podem pagar o Darf usando o Pix.

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)

Microempreendedores individuais (MEI) já podem pagar com Pix o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). De acordo com a Receita Federal, o Pix está disponível para pagamento das guias mensais a partir de janeiro de 2021. Dessa maneira, o pagamento do DAS também será feito via QR Code do Pix.

Além dos MEIs, a ferramenta também atende microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Portanto, a implementação do pagamento instantâneo no DAS facilita os 9 milhões de pagamentos feitos mensalmente.

VEJA TAMBÉM: Pix para empresas: quais as vantagens da nova modalidade para os negócios?

Documento de Arrecadação do eSocial (DAE)

Empregadores já podem usar o Pix para pagar o Guia do Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Assim, com a novidade, o DAE pode ser pago a qualquer dia e horário, por meio do aplicativo de uma instituição financeira ou de pagamento habilitado no Pix.

Para pagar com Pix, o DAE deve ser emitido diretamente pelo sistema ou aplicativo do eSocial. Assim, ao emitir a guia, um QR Code será gerado automaticamente. Em seguida, basta usar o app do seu banco para efetuar o pagamento.

IPVA no estado de São Paulo

A quitação do IPVA 2021 de automóveis emplacados em São Paulo já pode ser feita utilizando o Pix.

Aplicativos terceirizados, como o Zul+ (app de serviços úteis para veículos), permitem usar o Pix como forma de pagamento não somente do imposto, como também de multas ou licenciamentos atrasados. O serviço cobra uma taxa de R$ 5,00 na transferência. 

Por enquanto, a ferramenta disponibiliza a opção de pagar com Pix apenas para o estado de São Paulo, mas a expectativa é que se expanda para as demais regiões brasileiras.

Uber e Uber Eats

A próxima corrida pela Uber também já pode ser paga com Pix. Portanto, no maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil, é possível recarregar o saldo do Uber Cash utilizando o novo meio de pagamento. Além disso, a opção está disponível tanto no Uber, quanto no Uber Eats, aplicativo de delivery de comida.

Contas de celular

As operadoras de telefonia Claro e TIM foram as primeiras a aceitar o Pix como forma de pagamento de faturas via QR Code. 

A Claro aceita pagar com Pix os planos de telefonia móvel pós-pago e controle. Além disso, também é possível usar o Pix para serviços residenciais, como internet banda larga e TV por assinatura. A operadora implementou, além do código de barras, um QR Code do Pix em suas faturas físicas e digitais.

A TIM começou a oferecer a possibilidade de pagamento instantâneo via Pix nas faturas com vencimento a partir do dia 10 de dezembro de 2020. A operadora também permite pagar com Pix os planos pós-pago e controle. A função está disponível no aplicativo MEU TIM. Ao abrir a fatura, o cliente pode escanear o QR Code ou copiar o código para a área de transferência do aparelho. Em seguida, efetivar o pagamento na área Pix do app da sua instituição financeira.

Ademais, a Vivo passa a aceitar Pix na sua plataforma de recarga, inicialmente. E, além disso, a operadora irá conceder um bônus de 10 GB de internet 4G – válido apenas na primeira recarga feita com Pix – para clientes que optarem por usar o novo meio de pagamento.

VEJA TAMBÉM: Como realizar pagamento com Pix?

E-commerces como Americanas, Submarino e Shoptime

Os varejistas do grupo B2W – Lojas Americanas, Submarino e Shoptime – aderiram ao novo meio de pagamento e já permitem pagar pelas compras na plataforma digital usando o Pix.

Sem dúvida, pagar com Pix no e-commerce é tão fácil quanto os outros meios de pagamento. Portanto, basta simplesmente selecionar a opção de pagamento via Pix. Em seguida, o cliente deve abrir o aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento e entrar no ambiente Pix. Depois, escolher a opção “pagar com QR Code” e escanear o código exibido na tela de pagamento.

Por fim, a expectativa do Bacen é que, nos próximos meses, contas de luz, taxas de passaporte e até saques em dinheiro possam ser feitos utilizando o Pix. 

Além do baixo custo e da inclusão financeira, o sistema de pagamentos instantâneos aprimora a experiência dos usuários, aumenta a segurança, bem como expande a competitividade e eficiência do mercado. Por essas e outras, o Pix tem tido uma adesão rápida tanto pelas empresas, como pelos consumidores finais.

Então, você está pronto para usar o Pix? Abra já sua conta gratuita com Pix na Efí. Pelo app da Efí, você paga, transfere e recebe sem nenhum custo – disponível para pessoa física e jurídica. E se precisar automatizar a emissão de QR Code para seu negócio, temos uma API pronta para integrar. Então fale conosco!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.