Split de pagamento

O que são splits de pagamento e como funcionam nos marketplaces?

Criado em 9 de jul. de 2018

(Atualizado em 19 de mar. de 2024)

O uso de tecnologias para intermediar transações é cada vez mais comum no cotidiano das empresas. Consequentemente, isso exigiu a modernização do trabalho dos prestadores de serviço e a adoção de ferramentas facilitadoras — como os splits de pagamento.

Nos tópicos a seguir, vamos falar mais sobre o conceito dessa ferramenta. Além disso, vamos saber a sua utilidade nos marketplaces e outras informações sobre o assunto. Então confira!

O que são splits de pagamento e como são usados nos marketplaces?

Antes de falarmos sobre o conceito de splits de pagamento, é importante explicarmos como se deu o seu surgimento.

As empresas passaram a incorporar cada vez mais funcionalidades para facilitar o cotidiano do consumidor, entre elas, a utilização dos marketplaces, que reúnem em um único lugar vários vendedores de produtos/serviços.

Consequentemente, o consumidor passou a ter a oportunidade de comparar preços e fazer compras de itens e serviços distintos em um único lugar.

No entanto, ele precisava fazer o preenchimento do pagamento constantemente quando os produtos/serviços adquiridos fossem de diferentes vendedores. Isso gastava tempo e, até mesmo, levava à desistência da compra. A necessidade de unificar esse processo fez com que surgissem os splits de pagamento.

Eles são um sistema que viabiliza a realização de um só pagamento, somando todo o valor do pedido. Dessa maneira, é possível pagar cada vendedor o montante correspondente ao produto vendido. Dessa maneira, consequentemente, facilita o processo de distribuição dos valores.

Quais são as principais características dos splits de pagamento?

Os splits de pagamento são uma ferramenta facilitadora, logo, algumas características são fundamentais a eles, entre as quais podemos destacar:

Automatização do processo

O split precisa facilitar a distribuição dos pedidos, ou seja, fazer lançamentos automáticos das vendas, minimizando as chances de erros.

Logo, é necessário que a ferramenta automatize o processo, fazendo com que cada fornecedor receba os seus pedidos de maneira simples e exata.

Transparência

A transparência é outra característica importante. O fornecedor tem controle maior sobre os estoques, já que sabe quem está comprando.

O comprador, por sua vez, sabe de quem está comprando, ou seja, conhece os vendedores. Assim, o pagamento ocorre de maneira transparente para ambas as partes.

Controle de pedidos

Uma das características mais importantes dos splits de pagamento é que eles oferecem suporte aos vendedores.

Dessa forma, eles não só identificam os pagamentos recebidos, mas também os pedidos processados, que podem estar em andamento ou cancelados.

Como funciona essa ferramenta?

Existem três partes envolvidas no processo de compra em um marketplace: o comprador, o vendedor e o próprio marketplace, cada qual com a sua função.

Quando o consumidor faz uma compra, o valor é creditado diretamente na conta do marketplace. Ele faz o desconto das tarifas de transação, a divisão dos valores e transfere a porcentagem para si próprio e para o vendedor.

Cada parte (marketplace e vendedor) fica responsável por pagar tributos sobre o que recebeu e pela emissão de nota fiscal, evitando pagamentos desnecessários ou bitributação. O comprador, por sua vez, poderá fazer a transação normalmente.

Um exemplo interessante é o trabalho desenvolvido pela Efí com a BRB Imóveis. A empresa conseguiu adotar um sistema de emissão de boleto, otimizando o processo de pagamento de aluguéis de forma automática.

A partir do momento em que a cobrança é emitida, um link de pagamento é disponibilizado ao usuário. Efetuado o pagamento, uma parte do valor vai para a imobiliária e a outra para o locatário, de acordo com a configuração realizada previamente.

Simples e ágeis, os splits de pagamento vieram para facilitar as compras no marketplace e regulá-los de acordo com as regras do Banco Central para esse tipo de comércio.

Ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento da ferramenta ou mesmo sobre como aplicá-la? Deixe agora mesmo o seu comentário nas nossas redes sociais:  Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Vamos adorar conversar com você!

Como lucrar vendendo em um marketplace

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.