Organizar o dinheiro

O que é o Score Serasa e o que isso tem a ver com o limite de crédito?

Criado em 15 de dez. de 2021

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Quem é você na “fila do bom pagador”? Quando a vida adulta chega, o score de crédito é basicamente o reflexo da sua capacidade de quitar dívidas. 

Então, quer ter aquele cartão de crédito e não consegue? Uma das razões é que seu score pode estar baixo. Vamos explicar o que é isso e como funciona!

O que é Score Serasa?

Primeiramente, vamos ao significado literal: “score” é uma palavra inglesa e significa “pontuação”. 

Um score de crédito — ou pontuação de crédito —  é um número, normalmente dentro de uma escala que vai até 1.000, que estima a probabilidade de uma pessoa ou negócio pagar contas.

Sim, não só pessoas, mas negócios e profissionais com CNPJ também têm score e essa informação é usada da mesma forma para validar a confiabilidade dos pagamentos para empréstimo empresarial, por exemplo.

Atualmente, quatro empresas são aprovadas pelo Banco Central (BC) como gestoras de banco de dados do Cadastro Positivo, o conjunto de informações sobre o cumprimento de obrigações de pagamentos dos brasileiros. São elas: 

  • Boa Vista Serviços;
  • Quod Gestora de Inteligência de Crédito; 
  • Serasa;
  • Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL – SPC Brasil).

Uma das mais conhecidas pelos brasileiros é o Serasa e, por isso, vamos considerar neste no artigo o Score Serasa.

Ok, mas agora você se pergunta: “Por que saber meu número nessa escala?” Continue a leitura para entender!

O que o Score tem a ver com o limite de crédito?

Lembra que falamos que o Serasa é uma das gestoras de banco de dados aprovadas pelo BC para operar com o Cadastro Positivo?

Pois é, além de receber relatos de outras empresas sobre o comportamento de crédito dos seus clientes, o Serasa indica para outras instituições quem é bom ou mau pagador

Sabe o cartão de crédito que você pediu? Bom, ele funciona assim: quando você compra algo, está usando o dinheiro emprestado pelo banco para, no fim do mês, pagar o que deve. 

Sendo assim, antes de te fornecer um cartão desses, a instituição que está te emprestando dinheiro precisa saber seu histórico de pagamentos, ou seja, o score de crédito. É por isso que muitas delas recorrem ao Serasa, ou melhor, ao Score Serasa.

Essa pontuação apresenta um resultado que vai de 0 e 1.000 e se baseia no seu histórico de negativação, pagamentos em dia e relacionamento financeiro com empresas. Então, se você paga as contas no prazo, a sua pontuação no Score Serasa é mais próxima de 1.000

Ou seja, bons hábitos de pagamento te ajudam a manter uma pontuação alta e a aumentar as chances de obter crédito e ofertas mais personalizadas.

? Você sabia? 
Pessoas com muito dinheiro ou altos salários não necessariamente têm o Score lá em cima. Se elas acumulam dívidas, não adianta muito ter um bom salário ou poupança cheia, não é mesmo? É tudo sobre o pagador de contas que um consumidor pode ser.

Como saber o meu Score Serasa?

Você pode consultar suas informações no Score Serasa a qualquer momento, de forma gratuita. Veja os passos abaixo.

  1. Acesse o site do Serasa Score para fazer a consulta.
  2. Preencha o seu CPF. Se for o primeiro acesso, preencha com todas as suas informações.
  3. Pronto! A pontuação aparecerá na sua tela.

Por esse mesmo caminho, você também poderá consultar o histórico de pontuações em meses passados.

Como falamos, pessoas jurídicas também têm score. Então, é só acessar o Serasa Score para empresas, digitar seu CNPJ e seguir os mesmos passos acima. 

+ Você pode se interessar por: Conta Empresarial: por que ter de uma conta dedicada para a empresa? 

Qual a pontuação do score para pedir um cartão de crédito?

Apenas ter um score lá em cima não é garantia de aprovação imediata de crédito. As instituições também possuem seus próprios critérios de análise. Além disso, a pontuação das gestoras de banco de dados pode ser diferentes entre si. 

Mesmo que você tenha um cartão de crédito com um limite baixo, é melhor focar em aumentar seu score e conseguir mais limite dado pelo cartão do que solicitar vários. Ou seja, manter o pagamento das faturas em dia pode ser ótimo para criar um histórico de bom pagador.

Além disso, um cartão de crédito sem anuidade e com diversos benefícios, como programas de pontos, pode ser o seu maior aliado nas finanças pessoais e na gestão financeira do seu negócio. 

Leia também: Cartão de Crédito PJ: como funciona + 4 vantagens para seu negócio

Na Efí, temos um cartão feito especialmente para quem empreende. Ele é equipado com todas as vantagens que você precisa para ter uma rotina prática, funcional e econômica: emissão gratuita, zero anuidade, internacional, tecnologia contactless, programa de pontos Livelo e benefícios Visa. Incrível, não é?

Quero solicitar o Cartão de Crédito GN

Agora, vamos para outras dicas de como subir a sua pontuação no score de crédito!

4 dicas para ajudar a aumentar a pontuação

Segundo o próprio Serasa, você pode seguir algumas dicas para ajudar a aumentar a pontuação de crédito. Veja!

1. Quite suas dívidas
Se você tem contas atrasadas, negocie com as empresas e pague todas elas. Se você já regularizou tudo, agora é só manter a pontualidade e mostrar que seu comportamento mudou.

2. Mantenha seus dados atualizados
Quanto mais exatas forem as informações básicas no site do Serasa, mais confiável será o seu cadastro. Essa é bem fácil, não é?

3. Pague as contas no prazo
Essa é a mais óbvia, mas não custa nada reforçar. Deixar as contas no débito automático também é uma ótima dica para os mais esquecidos. 

4. Seja um bom pagador de dívidas
Faça o seu histórico ser positivo. Todas as contas em seu nome ou no da sua empresa devem ser pagas em dia. Também é bom evitar o uso de cheque especial.  

Leia também: O que é inadimplência e como a Efí te ajuda a reduzi-la?

Para concluir

Esperamos que tenha entendido os benefícios de ter uma boa pontuação no Score Serasa, seja para pessoa física ou jurídica. 

E você, que é empreendedor, sabe que uma boa gestão financeira da empresa é fundamental para manter um histórico positivo no score de crédito. Por isso, a missão da Efí é oferecer soluções completas e integradas que facilitam a vida dos donos de negócios.

Abra sua conta gratuita com a gente e aproveite todos os benefícios de ser um #gerencialover. Se você já é cliente, conte sempre com a Efí! ?

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.