Abra sua conta grátis Carregando

O que significa o campo sacador avalista?

Publicado em 28 de fevereiro de 2018 (atualizado em 28 de maio de 2019)
Sacador Avalista

O boleto bancário é uma das formas de cobrança mais utilizadas no país. Portanto, é fundamental que todo empreendedor entenda o significado dos seus campos. Neste artigo, nosso foco é esclarecer para você o que significa sacador avalista.

Vamos mostrar que tem a mesma nomenclatura de cedente e identificar a sua utilização nas transações bancárias. Confira!

Entenda a diferença entre cedente e sacado

Cedente é a pessoa física ou jurídica responsável pela venda do produto ou prestação do serviço referente à cobrança do boleto bancário. Portanto, podemos dizer que cedente é o beneficiário do pagamento, ou seja, é quem receberá o valor pago pelo título. Quando a empresa utiliza um intermediador de pagamento para emitir a cobrança, em alguns casos, o nome do intermediador aparece como cedente do documento.

Sacado é quem paga o boleto, afinal foi ele que efetivou a contratação do serviço ou compra da mercadoria. Também pode ser representado por meio de um CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou por um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Muitos clientes corporativos e órgãos governamentais permitem que seus pagamentos sejam realizados apenas por meio de boleto bancário. Por isso é importante que empresas utilizem esse método de recebimento.

Nova call to action

Saiba como o sacador avalista é utilizado

Agora que você já sabe o significado do termo “cedente”, fica fácil entender o que é sacador avalista. Quando o intermediador de pagamento aparece como cedente original do título, a empresa responsável pela prestação de serviço ou venda do produto, que realizou a transação comercial com o sacado, é chamada de sacador avalista.

Para facilitar a identificação da cobrança por parte do pagador, alguns intermediadores de pagamento, como a Gerencianet, oferecem a possibilidade de que o empreendedor coloque seu nome também no campo cedente em frente ao nome da instituição de pagamento. Assim, o sacado visualiza com mais facilidade o nome da empresa com que fez negócios.

Tome cuidado na emissão do boleto bancário

O empreendedor que utiliza o boleto bancário como forma de recebimento precisa estar atento! Ele não pode preencher os campos de maneira equivocada, pois isso representará uma grande dor de cabeça para receber o valor devido do título.

Então, para ficar clara a diferença entre cada termo, vamos dar um exemplo prático! A empresa João Contábil ltda utiliza a Gerencianet como intermediadora de pagamentos. A prestação dos serviços de contabilidade para a empresa Jóias de Ouro ltda é recebida por meio de boleto bancário.

Dessa forma, no campo cedente aparecerão os nomes da Gerencianet, junto com a João Contabil S/A. Já o campo de sacado será preenchido com o nome da Jóias de Ouro ltda. E o campo sacador/avalista conterá o nome e CNPJ do João Contábil.

eBook grat

Agora que você já entendeu o que é o cedente ou sacador avalista e o sacado, aprofunde seus conhecimentos e saiba como é o processo de boleto!

Categoria

Gestão Financeira

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.