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O que é checkout transparente?

Criado em 19 de set. de 2018

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Entende-se como checkout o conjunto de passos para realizar o pagamento de um produto ou serviço online. Esse processo se inicia no momento em que o cliente escolhe o que vai adquirir e só termina com a efetivação da transação. Dessa forma, é necessário contar sempre com um checkout transparente.

A empresa é tão responsável pela desistência do consumidor quanto por uma experiência bem-sucedida. Por isso, o checkout é considerado uma das etapas mais importantes dentro do processo de vendas. Vamos, então, entender melhor sobre ele? A seguir, confira as vantagens de estabelecer um processo transparente e outros tópicos importantes!

Por que o checkout é tão importante?

É essencial que o checkout seja eficiente para que o consumidor não abandone a compra no meio do caminho. Dessa forma, não faz com que a empresa perca todo o investimento realizado pelo departamento de marketing para a divulgação do serviço ou produto. O objetivo é que o cliente realize todo o processo até o final.

Nesse percurso, cada passo inserido pela empresa para a realização da venda deve ser extremamente bem pensado. Pois, é justamente nessa etapa que o cliente toma a decisão definitiva pela efetivação ou não da compra.

Foco no momento da venda - checkout

Como tornar o processo transparente?

Existem vários fatores que podem desviar o consumidor no caminho da finalização da compra. Assim, um grande número de etapas, por exemplo, costuma ser um empecilho. Para que o cliente não se arrependa ou se distraia nesse percurso, é importante que o checkout seja transparente.

Com o intuito de agilizar o processo e proporcionar maior comodidade no momento de confirmação da compra, muitas empresas fazem uso de plataformas de pagamento, que trazem maior praticidade e segurança tanto aos clientes quanto ao próprio negócio.

O checkout transparente também é feito por essas plataformas, tendo como diferencial o gerenciamento dos pagamentos sem a necessidade de redirecionar os clientes para seus sites.

Sendo assim, o consumidor passa por todo o processo de efetivação da compra no site inicialmente acessado, eliminando uma etapa que poderia ser considerada extra — e, por isso, um possível obstáculo à consumação da ação. Definitivamente um plus, certo?

Como proporcionar segurança ao seu cliente?

O consumidor ainda não perdeu totalmente a desconfiança na realização de compras online. Portanto, é de suma importância que o empreendedor tenha essa consciência e facilite sua experiência de compra. Torne mais fácil a navegação do cliente tanto no momento do cadastro inicial, quanto no momento da realização do pagamento.

Segurança para seu cliente e para sua venda

Muitos clientes não se sentem seguros para fornecer dados em outra página, por isso, estabelecer o checkout transparente é uma maneira de garantir a confiança desses consumidores. Além disso, as Instituições de Pagamento que fornecem esse serviço costumam investir bastante na proteção de dados, uma característica positiva a mais.

Quais são as vantagens de ter um checkout transparente?

A empresa que adota o checkout transparente como uma prática obtém uma lista de vantagens. E isso vale tanto para si própria quanto para os seus clientes. Portanto, esse fator contribui para melhores vendas e maior lucratividade. Entre os benefícios, podemos destacar:

Melhora da experiência do cliente

Um dos aspectos mais valorizados pelos consumidores na atualidade é a experiência. Aquela ideia de adquirir um produto ou serviço apenas por consumir já não existe mais. Hoje, as pessoas também querem ter alternativas que tragam benefícios para o seu dia a dia.

O fato de ter um checkout transparente e não pedir dados desnecessários faz com que a experiência do cliente seja mais positiva, visto que ele poderá continuar no site da compra e finalizar a aquisição em poucos passos, fazendo com que a taxa de abandono seja menor.

Configuração mais flexível

A configuração flexível é outra grande vantagem do checkout transparente. Isso significa que é possível personalizar a etapa de pagamento de acordo com as necessidades da sua empresa.

Por exemplo, imagine que você preste serviços de contabilidade e precise receber honorários. É possível criar uma área na sua página na qual os clientes podem fazer o pagamento diretamente — conferindo maior flexibilidade à sua empresa, que oferece uma opção personalizada, e também a eles, que não precisam se direcionar a outro site.

Preenchimento de dados simplificado

Muitas vezes, o que leva um comprador a desistir da compra é justamente a infinidade de dados que precisam ser preenchidos para efetuar o pagamento. Com o checkout transparente esse problema é inexistente, visto que a pessoa precisará apenas inserir informações estritamente essenciais para a transação.

Além de facilitar para o comprador, a empresa obtém vantagens como a redução do espaço para armazenamento de dados e a possibilidade de analisá-los com maior eficácia.

Profissionalismo

Mesmo que o seu cliente não seja um expert em tecnologia, ele verá maior profissionalismo e confiabilidade na sua empresa se ela adotar o checkout transparente. O processo que preza pela simplicidade e agilidade na colocação de dados mostra a preocupação da organização com a experiência do consumidor, o que garante maior credibilidade.

Agilidade

mercado atual mostra a tendência dos consumidores por agilidade na hora de realizar transações comerciais. Por exemplo, se ele recebe um serviço ágil e de qualidade, ele desejará que o processo de pagamento e negociação siga por esse mesmo caminho.

Com o checkout transparente, ele poderá fazer as transações até mesmo por meio de dispositivos móveis, sem que isso prejudique a usabilidade do aparelho. Ou seja, o cadastro poderá ser realizado em uma única janela, sem muita burocracia ou demora — o que facilita o seu dia a dia.

Como melhorar o checkout transparente?

Aqui vão algumas dicas que, apesar de simples, não devem ser subestimadas. Procure sempre mostrar ao cliente a previsão de entrega do produto ou serviço e viabilize um acompanhamento do passo a passo desse processo.

Transparência na entrega

Ofereça, também, mais de uma modalidade de pagamento — cartão de crédito, débito, transferências online e pagamento via boleto. Quanto mais alternativas ofertar, maior será seu alcance. E melhores serão suas chances de acertar a necessidade do consumidor. Dessa maneira, conquistando, também, aqueles que ainda não fecharam o acordo com a sua empresa.

Não se esqueça, por fim, de disponibilizar um atendimento online. Assim, é possível solucionar quaisquer dúvidas que seu cliente possa ter no momento da realização de uma compra. Você não quer perdê-lo por uma simples dúvida no preenchimento do cadastro, não é mesmo? No mais, é a qualidade de seus produtos/serviços que ditará o sucesso da sua marca. Então, capriche!

Curtiu o artigo? Conheça mais 3 passos que, assim como o chekout transparente, podem ser adotados no seu negócio para reduzir o abandono de carrinho!

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

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