Entende-se como checkout o conjunto de passos para realizar o pagamento de um produto ou serviço online. Esse processo se inicia no momento em que o cliente escolhe o que vai adquirir e só termina com a efetivação da transação. Dessa forma, é necessário contar sempre com um checkout transparente.
A empresa é tão responsável pela desistência do consumidor quanto por uma experiência bem-sucedida. Por isso, o checkout é considerado uma das etapas mais importantes dentro do processo de vendas. Vamos, então, entender melhor sobre ele? A seguir, confira as vantagens de estabelecer um processo transparente e outros tópicos importantes!
É essencial que o checkout seja eficiente para que o consumidor não abandone a compra no meio do caminho. Dessa forma, não faz com que a empresa perca todo o investimento realizado pelo departamento de marketing para a divulgação do serviço ou produto. O objetivo é que o cliente realize todo o processo até o final.
Nesse percurso, cada passo inserido pela empresa para a realização da venda deve ser extremamente bem pensado. Pois, é justamente nessa etapa que o cliente toma a decisão definitiva pela efetivação ou não da compra.
Existem vários fatores que podem desviar o consumidor no caminho da finalização da compra. Assim, um grande número de etapas, por exemplo, costuma ser um empecilho. Para que o cliente não se arrependa ou se distraia nesse percurso, é importante que o checkout seja transparente.
Com o intuito de agilizar o processo e proporcionar maior comodidade no momento de confirmação da compra, muitas empresas fazem uso de plataformas de pagamento, que trazem maior praticidade e segurança tanto aos clientes quanto ao próprio negócio.
O checkout transparente também é feito por essas plataformas, tendo como diferencial o gerenciamento dos pagamentos sem a necessidade de redirecionar os clientes para seus sites.
Sendo assim, o consumidor passa por todo o processo de efetivação da compra no site inicialmente acessado, eliminando uma etapa que poderia ser considerada extra — e, por isso, um possível obstáculo à consumação da ação. Definitivamente um plus, certo?
O consumidor ainda não perdeu totalmente a desconfiança na realização de compras online. Portanto, é de suma importância que o empreendedor tenha essa consciência e facilite sua experiência de compra. Torne mais fácil a navegação do cliente tanto no momento do cadastro inicial, quanto no momento da realização do pagamento.
Muitos clientes não se sentem seguros para fornecer dados em outra página, por isso, estabelecer o checkout transparente é uma maneira de garantir a confiança desses consumidores. Além disso, as Instituições de Pagamento que fornecem esse serviço costumam investir bastante na proteção de dados, uma característica positiva a mais.
A empresa que adota o checkout transparente como uma prática obtém uma lista de vantagens. E isso vale tanto para si própria quanto para os seus clientes. Portanto, esse fator contribui para melhores vendas e maior lucratividade. Entre os benefícios, podemos destacar:
Um dos aspectos mais valorizados pelos consumidores na atualidade é a experiência. Aquela ideia de adquirir um produto ou serviço apenas por consumir já não existe mais. Hoje, as pessoas também querem ter alternativas que tragam benefícios para o seu dia a dia.
O fato de ter um checkout transparente e não pedir dados desnecessários faz com que a experiência do cliente seja mais positiva, visto que ele poderá continuar no site da compra e finalizar a aquisição em poucos passos, fazendo com que a taxa de abandono seja menor.
A configuração flexível é outra grande vantagem do checkout transparente. Isso significa que é possível personalizar a etapa de pagamento de acordo com as necessidades da sua empresa.
Por exemplo, imagine que você preste serviços de contabilidade e precise receber honorários. É possível criar uma área na sua página na qual os clientes podem fazer o pagamento diretamente — conferindo maior flexibilidade à sua empresa, que oferece uma opção personalizada, e também a eles, que não precisam se direcionar a outro site.
Muitas vezes, o que leva um comprador a desistir da compra é justamente a infinidade de dados que precisam ser preenchidos para efetuar o pagamento. Com o checkout transparente esse problema é inexistente, visto que a pessoa precisará apenas inserir informações estritamente essenciais para a transação.
Além de facilitar para o comprador, a empresa obtém vantagens como a redução do espaço para armazenamento de dados e a possibilidade de analisá-los com maior eficácia.
Mesmo que o seu cliente não seja um expert em tecnologia, ele verá maior profissionalismo e confiabilidade na sua empresa se ela adotar o checkout transparente. O processo que preza pela simplicidade e agilidade na colocação de dados mostra a preocupação da organização com a experiência do consumidor, o que garante maior credibilidade.
O mercado atual mostra a tendência dos consumidores por agilidade na hora de realizar transações comerciais. Por exemplo, se ele recebe um serviço ágil e de qualidade, ele desejará que o processo de pagamento e negociação siga por esse mesmo caminho.
Com o checkout transparente, ele poderá fazer as transações até mesmo por meio de dispositivos móveis, sem que isso prejudique a usabilidade do aparelho. Ou seja, o cadastro poderá ser realizado em uma única janela, sem muita burocracia ou demora — o que facilita o seu dia a dia.
Aqui vão algumas dicas que, apesar de simples, não devem ser subestimadas. Procure sempre mostrar ao cliente a previsão de entrega do produto ou serviço e viabilize um acompanhamento do passo a passo desse processo.
Ofereça, também, mais de uma modalidade de pagamento — cartão de crédito, débito, transferências online e pagamento via boleto. Quanto mais alternativas ofertar, maior será seu alcance. E melhores serão suas chances de acertar a necessidade do consumidor. Dessa maneira, conquistando, também, aqueles que ainda não fecharam o acordo com a sua empresa.
Não se esqueça, por fim, de disponibilizar um atendimento online. Assim, é possível solucionar quaisquer dúvidas que seu cliente possa ter no momento da realização de uma compra. Você não quer perdê-lo por uma simples dúvida no preenchimento do cadastro, não é mesmo? No mais, é a qualidade de seus produtos/serviços que ditará o sucesso da sua marca. Então, capriche!
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Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?
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