Abrir conta digital grátis Carregando

O que é Certificado Digital e para que serve?

Publicado em 06 de janeiro de 2020 (atualizado em 06 de janeiro de 2020)
Ilustração de um homem branco carregando uma caneta gigante

Você sabe o que é Certificado Digital e pra que serve? Em linhas gerais, podemos dizer que trata-se de um documento de identidade virtual.

Em terras brasileiras, essa ferramenta encontra-se disponível desde 2001 com a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil). De lá pra cá, o Certificado Digital vem se difundindo no mercado com a promessa de reduzir custos e a burocracia, além de otimizar o trabalho de quem adere a essa ferramenta.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é Certificado Digital e pra que serve. Além disso, separamos aqui algumas das principais vantagens que você pode ter ao adquirir um.

O que é Certificado Digital e para que serve?

Conforme já adiantamos em nossa introdução, o Certificado Digital é uma ferramenta que serve como documento de identidade para pessoas físicas e jurídicas em ambiente online.

Por meio de uma criptografia complexa, o Certificado Digital garante autenticidade e segurança nas transações virtuais, assegurando que as partes envolvidas são, de fato, quem elas dizem que são.

Antes da criação do Certificado Digital, todos os documentos precisavam ser assinados presencialmente. A assinatura feita à mão era o que legitimava o documento e dava validade à transação.

Com os avanços tecnológicos e a transformação digital nas empresas, viu-se a possibilidade de não precisar mais estar fisicamente presente para comprovar sua identidade e assinar documentos. 

A criação do Certificado Digital possibilitou a realização de transações à distância e com validade jurídica, desde que ele obedeça a um conjunto de regras e esteja criptograficamente protegido.

Como emitir certificado digital

Para emitir um Certificado Digital, é necessário ir a uma Autoridade Certificadora. É ela a responsável por conferir a identidade do requerente.

O arquivo possui todos os dados referentes ao titular do Certificado Digital e é protegido por duas chaves de criptografia, uma pública e outra privada. A chave privada fica com o titular, enquanto a chave pública é distribuída em forma de Certificado Digital.

Além disso, o Certificado Digital possui prazo de validade e pode ser renovado quando esse prazo expirar.

Guia Completo de Impostos e Regime Tributário

Os tipos de Certificado Digital

Existem diferentes tipos de Certificado Digital. A diferença entre eles pode estar na criptografia utilizada, nas necessidades que cada um se propõe a atender e no prazo de validade.

Certificado Tipo A

Esse tipo de Certificado Digital é o mais comum, utilizado para assinar documentos e comprovar a autenticidade do titular em transações eletrônicas.

Tipo A1

  • Criptografia simples.
  • Validade de até 1 ano.
  • Armazenado no computador do titular.

Tipo A3

  • Criptografia mais complexa.
  • Validade de até 5 anos.
  • Pode ser armazenado em dispositivos móveis ou na nuvem.

Certificado Tipo S

O Certificado Digital Tipo S oferece sigilo e confidencialidade aos dados. O acesso ao conteúdo dos documentos só é permitido a pessoas autorizadas.

Certificado Tipo T

Já esse tipo de Certificado Digital é utilizado para comprovar a data e a hora que determinado documento foi assinado, bem como o responsável pela assinatura.

Principais vantagens que um Certificado Digital oferece

Agora que você já sabe o que é Certificado Digital e pra que serve, confira a seguir alguns dos principais benefícios que você pode obter com esse documento.

  • Otimização dos processos de assinatura de documentos.
  • Redução de custos e burocracia.
  • Possibilidade de assinar documentos à distância.
  • Validade jurídica.
  • Maior segurança nas transações eletrônicas.
  • Sigilo às informações que trafegam na rede.
  • Redução de erros.
  • Emissão de notas fiscais online.
  • Acesso a serviços exclusivos.

Ficou claro o que é Certificado Digital e quais as suas funções? Então que tal adquirir esse documento e usufruir de seus benefícios?

Lembre-se de que, para emitir notas fiscais eletrônicas e fazer a declaração de imposto de renda, é obrigatório que você tenha um Certificado Digital. Portanto, se esse é o seu caso, não perca mais tempo e faça a emissão do seu Certificado Digital o quanto antes.

Este artigo foi produzido pela Nfe.io

Categoria

Segurança

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.