Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

O que é boleto bancário e como funciona?

Editor Gerencianet

27/10/2017

O boleto bancário é, no Brasil, uma das formas de pagamento mais frequentemente utilizadas. Difícil é encontrar quem nunca tenha pago um boleto na vida. Calcula-se que cerca de 50 milhões desses tíConfira agora conosco sua definição e suas características:tulos sejam liquidados mensalmente na rede bancária brasileira. Mas você saberia dizer o que é exatamente um boleto bancário e como ele funciona?

O que é um boleto bancário?

Basicamente, esse documento é um título de cobrança que pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado, até a data de vencimento indicada. Alguns boletos, porém, trazem orientações para que o portador do título possa quitá-lo mesmo após a data preestabelecida como prazo, indicando acréscimos como juros, multas e demais condições — que variam bastante de acordo com cada documento e com a empresa credora. Antigamente, os boletos só podiam ser liquidados em agências bancárias. Hoje em dia, no entanto, com o grande avanço da tecnologia e o aumento dos convênios, esse pagamento pode ser efetuado em casas lotéricas, em postos dos Correios, em caixas eletrônicos e até mesmo por meio da internet — pelo acesso por home banking ou aplicativos de smartphones e tablets.

O que vem indicado no boleto?

Há, no título, elementos fundamentais para que o pagante não se confunda e consiga identificar facilmente os dados necessários para fazer a compensação certa do valor que tem como débito. Em primeiro lugar, há a indicação do banco que receberá o pagamento, do cedente — quem emite a cobrança — e do sacado — o titular da cobrança, que deve efetuar seu pagamento —, além, claro, do valor a ser quitado. Encontra-se ali também a data limite para o pagamento do serviço, com as indicações para uma eventual quitação depois do vencimento. E a maior parte desses documentos vem um código de barras, que possibilita a captação automática de todos esses dados por meio de leitores óticos dos estabelecimentos credenciados para o recebimento do pagamento.

Como esse título funciona?

De forma geral, o cedente emite o boleto e o envia para o sacado, no endereço apontado em seu cadastro, em período hábil para que se execute o pagamento — o que normalmente ocorre até cinco dias úteis antes da data do vencimento. A emissão pode ser feita pela própria pessoa física ou jurídica credora na relação, por meio de softwares especiais ou da terceirização das operações para uma instituição bancária. Quando o banco recebe o pagamento, ele credita o dinheiro na conta da empresa ou pessoa física — cedente —, dentro do período de compensação estabelecido em contrato, debitando a taxa ou percentual que lhe é devido pelo serviço.

Boleto Registrado X Boleto Não Registrado

Existe uma grande diferença entre o boleto com registro e o sem registro e há uma determinação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) que determina o fim da modalidade sem registro. Se você quer saber mais sobre o assunto, leia aqui nosso artigo sobre o tema.

A Gerencianet atua desde 2007 oferecendo soluções em boletos, carnês e pagamentos online. Por isso, se você está buscando uma maneira simples e eficiente para fazer cobranças por boleto, nós temos a solução. Acesse nosso site e saiba mais!

E você, já faz o uso dos boletos bancários nas cobranças da sua empresa? Ficou ainda alguma dúvida a respeito do método? Comente aqui e compartilhe suas questões conosco!

Quero emitir boletos agora mesmo

Categoria

Gerencianet

Ver todos os posts desta categoria

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de suporte, clique neste botão e abra um ticket:

ABRIR TICKET DE SUPORTE
Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...