Abrir conta digital grátis Carregando

Boleto bancário: como funciona essa modalidade de pagamento?

Publicado em 11 de novembro de 2019 (atualizado em 11 de abril de 2022)
Boleto bancário: como funciona essa modalidade de pagamento?

O boleto bancário é, no Brasil, uma das formas de pagamento mais utilizadas. Difícil é encontrar quem nunca tenha pago um boleto na vida, não é? Calcula-se que cerca de 50 milhões desses títulos sejam liquidados mensalmente na rede bancária brasileira.

A modalidade conquista cada vez mais pessoas, que veem o boleto como uma facilidade para pagar suas cobranças. Mas você saberia dizer o que é exatamente um boleto bancário e como funciona? Confira abaixo sua definição e suas características!

O que é um boleto bancário?

Basicamente, esse documento é um título de cobrança. Ele pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado até a data de vencimento indicada.

Alguns boletos, porém, trazem orientações para que o portador do título possa quitá-lo mesmo após a data preestabelecida como prazo, indicando acréscimos como juros e multas.

As cobranças variam bastante de acordo com cada documento e com a empresa credora.

Antigamente, os boletos só podiam ser liquidados em agências bancárias e lotéricas. No entanto, hoje em dia, com o grande avanço da tecnologia e o aumento dos convênios, esse pagamento pode ser efetuado em postos dos Correios, caixas eletrônicos e até mesmo por meio da internet — basta utilizar aplicativos como internet banking ou que possuem essa função para smartphones e tablets.

O que vem indicado no boleto bancário?

Para entender o boleto bancário e como ele funciona, é importante saber interpretar o documento.

Há, no título, elementos fundamentais para que o pagante não se confunda e consiga identificar facilmente os dados necessários para fazer a compensação certa do valor que tem como débito.

Em primeiro lugar, há a indicação do banco que receberá o pagamento, do cedente (quem emite a cobrança) e do sacado (o titular da cobrança), aquele que deve efetuar o pagamento.

Além disso, claro, é indicado o valor a ser quitado. Encontra-se ali também a data limite para o pagamento do serviço. Há ainda indicações para uma eventual quitação depois do vencimento.

Aprenda como calcular juros e multas de um boleto

E a maior parte desses documentos vem um código de barras, que possibilita a captação automática de todos esses dados por meio de leitores óticos dos estabelecimentos credenciados para o recebimento do pagamento. 

Novidade: Bolix — o boleto com Pix

O boleto da Gerencianet tem um diferencial — a presença do QR Code Pix no documento. O Bolix, junção de boleto mais Pix, dá ao seu cliente a liberdade de escolher como te pagar: pelo Pix ou código de barras convencional. Saiba mais!

Leia também: Vantagens do Boleto Pix (Bolix) — e como gerar na Gerencianet

Boleto bancário: como funciona?

Agora, vamos entender o boleto bancário e como funciona na prática. Bom, o cedente emite o boleto e o envia para o sacado, no endereço apontado em seu cadastro, em período hábil para que se execute o pagamento.

O prazo ocorre, normalmente, até cinco dias úteis antes da data do vencimento. A emissão pode ser feita pela própria pessoa física ou jurídica credora na relação, por meio de plataformas especializadas ou da terceirização das operações para uma instituição bancária.

Quando o banco recebe o pagamento, ele credita o dinheiro na conta da empresa ou pessoa física — cedente —, dentro do período de compensação estabelecido em contrato, debitando a taxa ou percentual que lhe é devido pelo serviço.

Conta Digital focada em negócios. Vale a pena?

Uma Conta Digital focada em negócios, como a Gerencianet, disponibiliza uma plataforma para facilitar a emissão de boletos e outras cobranças em negócios de portes diversos. Independente do tamanho ou segmento que o negócio se enquadra.

Antes era necessário ir ao banco, ter uma conta jurídica e pagar tarifas altas para realizar a emissão de boletos. Porém, com um sistema de pagamentos, o processo é simplificado, a ponto de se tornarem autônomos aos bancos.

Além disso, a plataforma ainda permite automatizar a gestão financeira empresarial, fornecendo ferramentas para aprimorar o cotidiano do negócio. Nela, é possível emitir boletos e carnês registrados. O saldo é disponibilizado imediatamente após a confirmação de pagamento.

Além disso, os valores podem ser transferidos para a conta bancária do titular da conta digital Gerencianet. Assim, é possível pagar contas e faturas, realizar recargas de celular, resgatar com o Cartão Pré-pago ou usar o Cartão de Débito Gerencianet.

Leia também: Qual cartão escolher? Entenda a diferença entre pré-pago, crédito e débito

A inadimplência é um dos fatores que mais assombram os donos de negócios, ainda mais para aqueles que não possuem um fluxo de caixa consolidado. Com uma Conta Digital para empreendedores é possível enviar lembretes automáticos para o consumidor, alertando ele sobre o dia de vencimento da fatura. E, assim que houver a confirmação de pagamento da cobrança, o dono do estabelecimento é notificado.  

Como fazer emissão de boletos na sua empresa?

Emitir boleto bancário para o seu negócio não precisa ser burocrático. Sim, você leu certo! Na Conta Digital Gerencianet, é possível realizar a emissão de boletos e só pagar quando o cliente pagar você. Com uma plataforma de pagamentos, pessoas físicas, MEIs e pessoas jurídicas podem emitir cobranças sem complicação. 

Para começar a emissão de boletos é preciso abrir uma conta na Gerencianet, por meio do aplicativo disponível para iOS e Android

  1. Faça o download gratuito do aplicativo.
  2. Preencha os dados solicitados para o cadastro.
  3. Forneça os documentos solicitados durante o processo. E pronto! Você já pode começar a emitir suas cobranças.   

Após a abertura, já é possível começar a gerar suas cobranças. Além do boleto, a plataforma ainda permite emitir cobranças por meio de Pix, cartão, carnê, assinatura e link de pagamento.  

Além disso, o gestor pode emitir relatórios, integrar a plataforma ao seu site e ter mais segurança e credibilidade nas transações. A ferramenta ainda possibilita inserir usuários autorizados para auxiliar na gestão.

Quero gerar um boleto agora

Boleto registrado x Boleto não registrado

Existe uma grande diferença entre o boleto com registro e o sem registro. Porém, há uma determinação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) que determinou o fim da modalidade sem registro.

A Gerencianet atua desde 2007 oferecendo soluções em boletos, carnês, cartão e pagamentos online. Por isso, se você está buscando uma maneira simples e eficiente para fazer cobranças por boleto, nós temos a solução.

E aí, entendeu o boleto bancário e como funciona esse método de pagamento? Aproveite para conhecer também as vantagens do boleto registrado.

Até a próxima! 🧡

Categoria

Boletos e Carnês

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK