Por dentro da Efí

Boleto Efí (antiga Gerencianet): a especialista tem autonomia para operacionalizar seus próprios boletos

Criado em 4 de mai. de 2020

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

A Efí nasceu em 2007, com o nome Gerencianet, para simplificar a gestão de cobranças e recebimentos de pessoas físicas e empresas. Inconformados com toda a burocracia dos bancos tradicionais, criamos soluções para automatizar o processo, sem que os empreendedores precisassem enfrentar a complexidade que é contratar uma carteira de cobranças junto ao banco.

Quando o assunto é boleto, a Efí se destaca: por mais de 15 anos trabalhamos ativamente com boletos e milhões de emissões anuais. 

Crescemos tanto juntos que, agora, temos autonomia para emitir os seus próprios boletos. Um jeito simples, seguro e transparente de emitir suas cobranças.

?    A Gerencianet agora é Efí    ?

Nossos mais de 370 mil clientes, hoje, precisam de nós para além de emitir e gerenciar recebimentos. Por isso, a Gerencianet evoluiu e passa a se chamar Efí! Um novo nome que abraça o que já estamos construindo: uma Conta Digital completa para pessoas e empresas terem o controle das suas finanças sem complexidade e usarem o tempo de forma útil para o que realmente importa. Conte com a gente!

Boleto Efí: instantâneo e seguro do início ao fim – e ainda leva a nossa marca

A partir de maio de 2020, os boletos – e consequentemente os carnês – emitidos pela nossa plataforma terão a nossa cara e serão boletos próprios da Efí.

É que, como você bem sabe, antes, a Efí se chamava Gerencianet e, há um tempo atrás, era um intermediador de pagamentos. Ou seja, nós fazíamos o meio de campo na relação entre empreendedores e instituições bancárias. Por esse motivo, as cobranças eram emitidas pelo convênio com o Banco do Brasil.

Mas, em agosto de 2019, nos tornamos uma Instituição de Pagamento autorizada pelo Banco Central do Brasil e, com isso, nasceu uma Conta Digital com diversas possibilidades, inclusive podendo operacionalizar seus próprios boletos de pagamento.

Sem intermediários. De um jeito bem mais transparente.

Até maio de 2020, quem emitia boletos com a gente podia encontrar, na cobrança, a Gerencianet (nosso antigo nome) como o beneficiário. Isso acontecia porque intermediávamos a operação. Agora, com o boleto próprio, é o nome e o CPF ou CNPJ do dono da conta digital que aparece no campo beneficiário.

Os dados do beneficiário também foram alterados no DDA – Débito Direto Autorizado – do pagador. Ou seja, hoje, aparecem as informações do emissor do boleto e não mais os dados da Efí.

Vale lembrar que, como os boletos e carnês podem ser emitidos, aqui, com prazo de até 2 anos de vencimento, é possível que ainda haja boletos com a marca do Banco do Brasil no mercado. Além disso, a mudança será implementada de forma gradual, para que pagadores e recebedores possam se adequar à novidade.

Então, se você emitir ou receber um boleto com as informações do Banco do Brasil e com a Efí como beneficiário, não se preocupe! Ele ainda é válido e pode ser pago normalmente.

⚠   Como estamos evoluíndo nossa marca, os documentos de cobrança, como os boletos e links de pagamento, passam a ter a cara da Efí. Mas não se preocupe: as cobranças já emitidas anteriormente — com a marca da Gerencianet — serão liquidadas normalmente. Veja outras dúvidas sobre o rebranding!

+ Boleto Falso: saiba como identificar a autenticidade do boleto recebido

Novos mecanismos para evitar fraudes

Somos, também, uma instituição participante da Plataforma Centralizada de Recebíveis, que funciona como uma base centralizadora de dados dos boletos. Mas o que isso significa?

Bem, ao identificar casos de fraudes (como a emissão de um boleto falso), a instituição pode “marcar” o beneficiário como “desqualificado” na base centralizada. Assim, há uma comunicação entre as instituições, que podem evitar que o beneficiário faça novas operações.

Dessa forma, o processo de cobranças via boleto de pagamento se torna mais seguro, reduzindo as fraudes que podem ocorrer com os procedimentos de pagamento de títulos.

Registrado em segundos e pagável em qualquer banco

Com o boleto Efí (antiga Gerencianet), assim que você emite uma cobrança na sua conta digital, o registro acontece instantaneamente e, em segundos, está disponível para o pagamento em qualquer banco, lotérica ou Internet Banking.

Como pagar o boleto Efí?

Como pagar um boleto Efí:: 5 maneiras físicas ou virtuais

É natural que surjam dúvidas sobre como pagar o boleto Efí, mas é bem simples! Você tem 5 maneiras de pagar o seu:

1. Em qualquer banco:

Sim! A sua Conta Digital Efí não tem agência física, mas os boletos podem ser pagos em caixas eletrônicos de qualquer instituição bancária sem complicações. Nesse caso, você nem precisa imprimir o boleto, basta digitar os números do código de barras no caixa.

2. Em qualquer casa lotérica:

Para pagar o boleto Efí em casas lotéricas, indicamos que você imprima o boleto e leve-o até o local.

3. Via DDA (Débito Direto Autorizado):

Para realizar o pagamento via DDA, é preciso que você tenha um cadastro como “sacado eletrônico” em seu banco.

4. Via Internet Banking:

Se você prefere mais comodidade, usar o internet banking pode ser uma boa opção. Basta acessar a sua conta bancária pelo aplicativo ou site e usar o código de barras para realizar o pagamento.

5. Utilizando a Conta Digital da Efí (antiga Gerencianet)

Se você tem uma Conta Digital Efí, já sabe que é possível efetuar pagamento de contas dentro do aplicativo, né?
Para isso, basta:

  1. acesse o menu “Pagar ou transferir”. Em seguida, clique em “Contas e boletos”;
  2. digite o código de barras ou utilize o leitor e clique em “Continuar”;
  3. defina a data de pagamento e o valor que deseja pagar e clique em “Continuar”;
  4. em seguida, faça a leitura do QR Code com o autenticador Efí no seu aplicativo e clique em “Continuar“;
  5. digite sua assinatura eletrônica e pronto!

Os mais de 12 anos como especialistas em boletos nos trouxeram até aqui…

Essa mudança significa muito para nós, mas, mais ainda, para nossos clientes. Muito mais do que uma marca no cabeçalho do boleto, a presença do logotipo da Efí é sinônimo de um trabalho sério e comprometido para descomplicar a gestão financeira de milhares de empreendedores brasileiros.

E, por sermos uma conta digital regulada pelo Bacen, o compromisso com a segurança vem em primeiro lugar! Por isso, mesmo com essas mudanças, o boleto Efí continua sendo um boleto registrado e não muda em nada o seu funcionamento. Os boletos ainda são personalizáveis e as configurações de juros e multas continuam as mesmas. 

Por fim, caso tenha alguma dúvida sobre a mudança dos boletos em sua conta ou sobre algum boleto que recebeu, confira nossa central de ajuda ou mande um ticket para nossa equipe de suporte. Estamos à disposição para tirar toda e qualquer dúvida sobre os novos boletos Efí.

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