Tecnologia

Importância de 4 novas tecnologias no crescimento das empresas

Criado em 21 de dez. de 2017

(Atualizado em 3 de mar. de 2022)

A tecnologia digital é um mecanismo de auxílio empresarial. Por meio de diversos dispositivos, seu negócio consegue chegar a clientes com mais facilidade. Essa situação fica mais favorável com a utilização de novas tecnologias.

Segundo a pesquisa realizada pela Insead, principal escola internacional de negócios, em colaboração com a AT&T,  atualmente as empresas que investem forte em novas tecnologias de informação podem dobrar suas chances de serem competitivas. A porcentagem pode variar de 35% para 74%.

Mas não basta apenas ter o conhecimento. Para que as inovações tecnológicas ajudem no crescimento da sua empresa é necessário saber quais são essas tecnologias e como utilizá-las.

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4 novas tecnologias para sua empresa

Aplicativos

O Brasil é líder entre os países com mercados mais competitivos para aplicativos mobile, de acordo com uma pesquisa chamada “2016 App Olympics”, feita pela empresa Cheetah Ad Platform.

E os dados não param por aí. Atualmente a App Store da Apple já possui 1,8 milhão de aplicativos em sua biblioteca, enquanto a Google Play tem 2,3 milhões.

Esses dados mostram como os aplicativos são uma das novas tecnologias mais usadas, tanto por usuários, quanto por empresas. No mercado atual o número de empresas com aplicativos não para de crescer. E as vantagens para se investir nessa tecnologia são infinitas.

Novas Tecnologias

Hoje em dia é possível utilizar aplicativos para se locomover, pedir comida, comprar ingressos e até mesmo para paquerar. Os consumidores estão cada vez mais abertos para utilizar novos aplicativos e gostam quando a tecnologia é desenvolvida por empresas que já fazem parte do seu dia a dia.

Ter um aplicativo da sua empresa tornou-se sinônimo de otimização de tempo, reforço da marca para seu cliente e novos usuários, além de representar praticidade e economia.

Você deve estar pensando que desenvolver um aplicativo não é tarefa fácil.  Mas uma boa alternativa para quem não possui uma equipe interna para o serviço ou necessita de mais agilidade na entrega, é contar com empresas especializadas. Elas atuam na criação de apps android e iOS, realizam o trabalho de forma ágil e com orçamentos acessíveis. A Usemobile, por exemplo, que já desenvolveu projetos com a Efí,  tem diversos trabalhos no portfólio e disponibiliza projetos personalizados para as necessidades de cada empreendimento.

Beacons

Os beacons são aparelhos pequenos, com uma tecnologia simples, mas muito útil no mercado atual. Por meio do bluetooth de aparelhos eletrônicos, eles conseguem emitir informações diretamente no dispositivo do seu usuário. Ou seja, ele faz o caminho mais curto para que a informação necessária chegue até as pessoas instantaneamente.

Fora do Brasil o uso de beacons em empresas de varejo já é bastante difundido e, desde o último ano, ele tem sido uma das novas tecnologias que mais ganha espaço no país.

Parecidos com um roteador wi-fi, os beacons estão prontos para transformar empresas e indústrias com sua ampla gama de benefícios.

Além do custo acessível, o funcionamento assertivo desses dispositivos é o que mais chama atenção. Eles podem ser instalados em paredes, produtos, na porta de entrada da sua empresa ou até mesmo em uma chave.

Novas Tecnologias Beacons

A partir da sua tecnologia móvel, ele permite uma aproximação entre público e empresa. Isso porque por meio da localização e usando apenas bluetooth ele consegue enviar mensagens, promoções e todas as novidades que está ocorrendo em sua loja, diretamente para o aparelho celular do seu cliente. Ou seja, não existe a necessidade de acesso à internet.

Os beacons tem ganhado destaque entre as novas tecnologias. Isso porque o engajamento provocado por sua ação exerce um alcance potencializado. As notificações, mensagens e novidades enviadas por meio do dispositivo não chegam apenas para quem já conhece sua empresa. Com os beacons toda nota enviada pode chegar a qualquer smartphone que esteja próximo e com seu bluetooth ligado.

Essa dinâmica influência na melhora da oportunidade de compra e ainda gera um aumento considerável  na visibilidade do seu negócio.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas, ou Internet of things (IoT), tem ganhado cada vez mais espaço no mercado mundial. De acordo com previsões feitas pela Gartner, existirão cerca de 20,4 bilhões de objetos conectadas até 2020. São apenas 3 anos até o mercado alcançar uma receita de 3 trilhões de dólares.

IoT já é bastante utilizada, principalmente em grandes empresas, para diminuir os gastos e aumentar a produtividade. Essa prática aumenta a competitividade de organizações que adotam essa tecnologia.

O uso da Internet das Coisas é amplo. Pequenas e médias empresas também podem e devem utilizá-la. A Computerworld listou 10 possíveis aplicações de internet das coisas em PMEs. Dentre as possíveis aplicações dessa tecnologia está a possibilidade de monitorar os produtos que já foram vendidos. Ou seja, isso permite que o consumidor receba uma notificação quando precisar trocar determinada peça e ainda garantirá que você a tenha disponível em estoque.

Novas Tecnologias

A internet das coisas não será utilizada apenas nas empresas, ela também estará presente nas nossas vidas. Seja em nosso smartphone, em smartwatches e até mesmo em nossa residência.

Quando falamos nesse tipo de tecnologia, a melhoria na experiência do usuário é que está em jogo. Oferecer praticidade a seus consumidores é um ponto determinante para conseguir sucesso em qualquer mercado.

Big Data

As movimentações no ambiente digital feita por usuários podem se tornar dados valiosos para algumas empresas. Redes sociais, registros comerciais, atividade financeiras, podem ser utilizados para conhecer melhor seus clientes. A partir de algumas análises é possível entender o comportamento de compra, prever futuras crises no setor e até mesmo migração de clientes para concorrentes.

Novas Tecnologias

Todos esses mecanismos fazem parte do processo de big data. Essa é uma das novas tecnologias que mais podem afetar o mercado. O impacto pode ser grande tanto na esfera comercial quanto na pessoal.

Alguns dispositivos já consegue fazer essa coleta de dados. O big data funciona como uma via de mão dupla. O usuário fornece a informação e em troca os sistemas consegue oferecer um melhor funcionamento a partir desses dados.

O que está ocorrendo atualmente é uma personalização de aplicativos e serviços. Dessa forma é possível que setores de marketing montem estratégias mais eficazes e focadas na fidelização de clientes.

Sendo assim, podemos identificar 4 pilares que representam, de maneira geral, o big data:

  • Focado no processamento de dados estruturados e não estruturados, bem como nas correlações e descobertas que desse processamento podem advir;
  • Analisa o que já existe e o que está por vir, apontando novos caminhos;
  • Ideal para quando se quer explorar novas possibilidades, descobrir novos padrões e explorar perguntas que ainda não haviam sido feitas;
  • Amplo, voltado não apenas para negócios, mas para qualquer área/segmento, como saúde, entretenimento, educação.

Possibilidade utilizando novas tecnologias

Além de todos os benefícios que cada uma dessas tecnologias proporciona o ganho para sua empresa ainda pode ser muito maior. É possível aproveitar os dados e engajamento usando beacons, IoT e principalmente os aplicativos para melhorar o marketing da empresa.

Novas Tecnologias

Grandes varejos, shoppings, cinemas e lojas de rua instalam essas novas tecnologias para aprender com o monitoramento de comportamento e intenções e oferecer melhores ofertas para os clientes.

Com essas informações é possível pensar em uma estratégia de marketing. Cruzando os dados colhidos com big data aos recebidos por meio de outras tecnologias, criando assim um aliado para envio de ofertas, anúncios e informações diretamente para o celular do cliente.

O que você achou dessas 4 novas tecnologias, já está pensando em implementar na sua empresa?

Caso conheça outras novas tecnologias que não foram citadas aqui, deixe nos comentários. Assim podemos aprender juntos sobre o mercado.

Artigo produzido por Laryssa Gabellini da equipe Usemobile.

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