Boletos de todos os valores entram na nova plataforma de cobranças | Gerencianet

Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Boletos de todos os valores entram na nova plataforma de cobranças

Sabrina Carvalho

05/08/2019

Nova Plataforma de Cobranças

No sábado, 27 de outubro, a Federação Nacional dos Bancos, Febraban, termina a migração dos boletos para a Nova Plataforma de Cobranças. Assim, os boletos registrados de todos os valores poderão ser pagos,mesmo após a data de vencimento, em qualquer local: bancos, correspondentes bancários, como casas lotéricas e agências dos Correios, além de  meios eletrônicos, como internet banking e caixas.

Nova plataforma de cobranças

A Nova Plataforma de Cobranças está sendo implantada pela Febraban  para proporcionar mais segurança para os usuários de boletos bancários, evitando fraudes. A alteração inclui o fim do boleto sem registro.

Os boletos emitidos pela Gerencianet já estão seguindo as normas da Febraban. Mesmo assim, você continua pagando tarifas apenas se receber do seu cliente. Além disso, você não precisa realizar negociações bancária e tem baixa automática dos arquivos remessas.

Juros e Multas

Portanto, com a nova plataforma de cobranças, seu cliente não precisará mais da 2ª via para fazer o pagamento de uma cobrança já vencida. Por isso, é importante que você indique, no momento da emissão, os valores que devem ser adicionados de juros e multa nestas ocasiões. Então veja a seguir como fazer a configuração:

Emissões manuais

Emissões via API

Importante: Pela indicação do Código de Defesa do Consumidor, o valor máximo de juros cobrado por mês deve ser de 1%, ou 0,033% ao dia. Já a multa não pode ser superior a 2%. Valores maiores só podem ser utilizados caso esteja estabelecido em contrato. Confira mais dicas no infográfico Como calcular juros e multas de um boleto?

Nova call to action

Pagamento de contas na plataforma Gerencianet

Inicialmente, não é possível pagar os boletos vencidos, mesmo registrados, na plataforma Gerencianet. Desta forma, o pagamento deve ser solicitado até às 17h do dia de vencimento da fatura. Do mesmo jeito, em caso de fim de semana ou feriado, a solicitação deve ser feita no dia do vencimento. Dessa maneira, neste caso, o pagamento será efetuado no próximo dia útil. Então para saber mais sobre o pagamento de contas com o saldo Gerencianet, clique aqui.

Categoria

Gerencianet

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...