Boletos e carnês

Boletos de todos os valores entram na nova plataforma de cobranças

Criado em 26 de out. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

No sábado, 27 de outubro, a Federação Nacional dos Bancos, Febraban, termina a migração dos boletos para a Nova Plataforma de Cobranças. Assim, os boletos registrados de todos os valores poderão ser pagos,mesmo após a data de vencimento, em qualquer local: bancos, correspondentes bancários, como casas lotéricas e agências dos Correios, além de  meios eletrônicos, como internet banking e caixas.

Nova plataforma de cobranças

A Nova Plataforma de Cobranças está sendo implantada pela Febraban  para proporcionar mais segurança para os usuários de boletos bancários, evitando fraudes. A alteração inclui o fim do boleto sem registro.

Os boletos emitidos pela Efí já estão seguindo as normas da Febraban. Mesmo assim, você continua pagando tarifas apenas se receber do seu cliente. Além disso, você não precisa realizar negociações bancária e tem baixa automática dos arquivos remessas.

Juros e Multas

Portanto, com a nova plataforma de cobranças, seu cliente não precisará mais da 2ª via para fazer o pagamento de uma cobrança já vencida. Por isso, é importante que você indique, no momento da emissão, os valores que devem ser adicionados de juros e multa nestas ocasiões. Então veja a seguir como fazer a configuração:

Emissões manuais

Emissões via API

Importante: Pela indicação do Código de Defesa do Consumidor, o valor máximo de juros cobrado por mês deve ser de 1%, ou 0,033% ao dia. Já a multa não pode ser superior a 2%. Valores maiores só podem ser utilizados caso esteja estabelecido em contrato. Confira mais dicas no infográfico Como calcular juros e multas de um boleto?

Aprenda como calcular juros e multas de um boleto

Pagamento de contas na plataforma Efí

As solicitações de pagamento podem ser feitas após o vencimento da conta e até mesmo aos sábados, domingos e feriados. Desta forma, o pagamento será efetuado no próximo dia útil.

Atenção: para que o pagamento seja confirmado no mesmo dia, é importante que a solicitação seja realizada até às 22h para boletos e até às 18h para contas de consumo e tributos.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.