Abrir conta digital grátis Carregando

Vai empreender em 2022? 5 nichos de negócios em alta para investir

Publicado em 21 de dezembro de 2021 (atualizado em 21 de dezembro de 2021)
Mulher sorridente com um tablet nas mãos pesquisando negócios em alta. Ela está de pé, em uma sala de escritório. Na decoração há um sofá, quadros na parede, plantas decorativas e uma mesa com notebook e celular.

Início de ciclo é sempre um bom momento para dar start em novos projetos ou definir novos rumos para a empresa. E ter no radar quais são os negócios em alta pode deixar essa escolha um pouco mais fácil, concorda?

Pensando nisso, separamos 5 nichos de negócios que prometem crescer em 2022, levando em conta os novos hábitos de consumo dos brasileiros pós-pandemia. Acompanhe!

5 negócios em alta para investir em 2022

Para saber quais serão os negócios em alta em 2022, é necessário entender o comportamento do mercado e o hábito dos consumidores nos dias atuais. 

Não há como negar que, com mais pessoas em casa, trabalhando a distância e evitando aglomerações, o cenário de negócios precisou se adaptar. Por outro lado, a vacinação tem trazido um pouco de esperança para a retomada da economia e dos serviços presenciais.

Essa nova realidade, pautada pela incerteza, criou um novo perfil de consumidor mais preocupado com a satisfação pessoal e serviços focados no bem-estar, saúde e lazer.

Leia também: “Pandemia impulsiona e-commerce no Brasil”. Veja como transformar seu negócio para vender online

Tendo isso em vista, confira 5 negócios em alta para investir em 2022. 

1. Mercado de eletrônicos

De fato, a pandemia acelerou em uma década o mundo digital. Vimos o teletrabalho e o ensino a distância se tornarem parte da rotina de milhões de brasileiros.

A indústria de games também não ficou pra trás. Segundo relatório da Tencent, cerca de 2,7 bilhões de novos jogadores foram atraídos em 2020 — a maioria após o início das medidas restritivas. 

Hoje, mais do que nunca, a geração hiperconectada tem priorizado o universo digital como meio para consumir, se relacionar e se divertir. Por isso, um dos negócios em alta é a comercialização de equipamentos eletrônicos. Por exemplo: 

  • venda de equipamentos para gamers;
  • computadores e acessórios;
  • smartphones;
  • relógios inteligentes;
  • assistentes virtuais e por aí vai.

2. Mercado pet

O isolamento social também motivou as pessoas a adotarem seu primeiro pet. Afinal, os bichinhos são ótimas companhias, não é mesmo?

Segundo o IBGE, quase 48 milhões de domicílios no Brasil têm cães ou gatos. Esse número dá pistas de um mercado com grande potencial. 

Pesquisas apontam que o Brasil está entre os três maiores mercados do mundo para produtos pet. Agora, imagine quantas oportunidades para empreender? Quem tem um pet em casa, geralmente, busca praticidade no dia a dia e uma rotina saudável para o bichinho. 

Você pode transformar essa necessidade em negócio. Por exemplo:

  • serviços de adestramento;
  • serviços de banho e tosa;
  • delivery de marmitas prontas com alimentação natural;
  • solução de hotel e creche;
  • serviços de pet sitter — conhecido como babá de pet ou cuidador temporário;
  • serviços de dog walker — conhecido como passeador de cães;
  • e até mesmo atividades diferenciadas, como spa e buffets focados em festas caninas.

Você pode se interessar por: Empreendedorismo: 7 dicas práticas para alavancar o seu negócio

3. Mercado de turismo

Depois de tanto tempo em casa e com cerca de 66% de brasileiros vacinados com a 2ª dose, as pessoas voltaram a pensar na possibilidade de viajar pelo país.

No entanto, quem quer investir nesse nicho precisa ter paciência. Afinal, essa retomada deve acontecer de forma cuidadosa, de modo a garantir a segurança de todos. 

Uma pesquisa realizada pelo Booking.com mostrou que 91% dos viajantes nacionais estão buscando destinos sem aglomerações. Por isso, crie um protocolo de segurança claro e objetivo e compartilhe em todos os canais da sua empresa! 

Abaixo, veja algumas ideias para você que quer investir no mercado de turismo:

  • personal travel — profissionais de turismo que criam roteiros personalizados; 
  • franquia de turismo — uma opção para investir em um negócio já validado pelo mercado;
  • agência de turismo focado em algum nicho específico, como: ecoturismo, festivais gastronômicos ou turismo corporativo;
  • aluguel de hospedagens por plataformas, como Airbnb e Booking.

4. Mercado da estética

Entre os negócios em alta, está o mercado da estética. 

A saúde mental e física nunca esteve tão em pauta. Hoje, o Brasil é o 3º país com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. 

As marcas que valorizam a diversidade, o bem-estar e a autoestima saem na frente. Um estudo realizado pelo Capgemini Research Institute mostrou que 79% dos consumidores dizem estar mudando as suas preferências de compra com base nos critérios de responsabilidade social, inclusão e impacto ambiental das marcas.

Veja algumas apostas para este mercado:

  • clube de assinatura com seleção de produtos de beleza, como GlamBox;
  • venda de produtos de skincare;
  • barbearias e estética masculina;
  • procedimentos não invasivos, como botox, preenchimento com ácido hialurônico e tratamentos com laser.

Saiba mais: Clube de assinatura: como funciona e como montar um para seu e-commerce

5. Mercado de alimentação saudável

Outro hábito de consumo que deve continuar em alta é o ramo de alimentação saudável. De acordo com o Sebrae, o setor cresceu 98% nos últimos anos no Brasil. 

Somado a isso, o relatório Vida Saudável e Sustentável constatou que, em 2020, 68% dos brasileiros pesquisaram sobre uma dieta mais sustentável. Ou seja, há demanda por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente. 

Por isso, a venda de opções livres de glúten ou vegetarianas e veganas, por exemplo, é uma ótima oportunidade de negócio. Veja algumas ideias:

  • hamburgueria e restaurantes especializados;
  • delivery de produtos fitness;
  • comidas congeladas com apelo saudável.

💡 Dica!
O segredo para ter sucesso em qualquer um dos negócios em alta citados acima é estudar o mercado, explorar as possibilidades e oferecer produtos e serviços de qualidade, que verdadeiramente resolvam o problema desse público. 

Preparado para novos negócios em 2022?

Bom, você já conheceu 5 negócios em alta para investir no próximo ano. Mas não tem como vender sem receber, não é mesmo? 

Para te ajudar nessa jornada, a Gerencianet — Conta Digital focada em negócios, oferece soluções de cobrança que facilitam o recebimento de pagamentos. 

✅ Emita boletos, carnês, Bolix – o boleto com QR Code Pix, links de pagamento, assinaturas.
✅ Pague tarifas apenas no recebimento.
✅ Tenha cartões sem anuidade e com programa de pontos Livelo.
✅ Pague suas contas, faça recarga de celular e transferência por TED, DOC e Pix.

Seu caminho para empreender pode ser mais tranquilo com a gente, com uma conta gratuita, 100% virtual e sem taxa de manutenção. Abra sua conta e conheça as soluções que a Gerencianet tem para o seu negócio!

Categoria

Empreendedorismo

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK