Finanças e Gestão

6 motivos para usar um sistema de pagamento online

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

A tecnologia mudou surpreendentemente a forma como vivemos nos dias de hoje. Esse processo de transformação acabou por se tornar uma constante e a internet é o principal meio onde as mudanças ocorrem. Em se tratando dos negócios, surgiu o e-commerce, que trouxe grandes oportunidades aos empreendedores através de todos os atrativos que oferece.

Um sistema de pagamentos online é um complemento que vai agregar a esse tipo de empreendimento a versatilidade que qualquer negócio de hoje precisa possuir. Listamos 6 bons motivos para falar sobre as vantagens de usar um sistema de pagamento online. Confira:

1- Transações com eficiência

Concluir uma compra com alguns cliques é um facilidade que qualquer comprador quer. Simplificação de processos é um ponto crucial e a tecnologia ajuda bastante nesse processo.

2- A segurança que todos buscam

Tanto para quem gerencia um negócio online quanto para quem compra através da rede, ter segurança na hora de movimentar valores é imprescindível.

3- Conforto

Sem dúvida é mais cômodo concluir a compra no mesmo site, em vez de ter que ir à página de um banco para fazer uma transferência ou outro tipo de transação.

4- Rapidez nos pagamentos e recebimentos

Basta imaginar como seria se todos os produtos vendidos numa plataforma de e-commerce dependessem de três dias úteis para ter o pagamento confirmado. Uma compra feita em um feriado véspera de um sábado, por exemplo, teria seu pagamento acusado quase no final da semana seguinte. As transações financeiras do século XXI exigem mais versatilidade.

5- Automatizar etapas

Um sistema de pagamento online é uma ferramenta que facilita o processo à medida que o torna mais mecânico. Se antes existia a preocupação de enviar as cobranças mensalmente, com um sistema online as cobranças podem ser incorporadas diretamente à fatura de cartão de crédito do comprador.

6- Adesão facilitada

Incorporar um portal de pagamentos a uma plataforma de e-commerce é relativamente fácil. As empresas que se propõem como intermediadoras encarregam-se disso. Com uma interface intuitiva, de fácil navegação, o arremate da compra torna-se uma etapa simples e gera uma experiência positiva para o comprador. Isso garante retorno à plataforma, e novas visitas podem representar leads. Esse processo representa uma boa oportunidade de aumentar a conversão de potenciais clientes em clientes de fato.

Inovação, o ingrediente principal

O uso das ferramentas certas garantem bons resultados para quem empreende online. Os seis motivos que listamos são apenas um resumo dos benefícios que essa ferramenta pode trazer, agregando serviços e simplificando processos tanto pra quem gerencia as vendas, quanto para quem realiza as compras.

É natural que surjam dúvidas quanto à necessidade de um sistema de pagamento automatizado agregado a uma plataforma de e-commerce. A empresa que oferece esse tipo de serviço, o de intermediar transações financeiras, apresenta o sistema de pagamento online como aquele toque de inovação realmente necessário à plataforma, algo que surgiu para desconstruir a ideia de complexidade muitas vezes implícita a um processo de compra.

Você utiliza já o e-commerce na sua empresa? Quais dessas dicas chamou mais sua atenção? Ainda tem alguma dúvida antes de começar a vender online? Conte para a gente!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.