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Quais métricas mais importantes para um comércio virtual?

Publicado em 26 de setembro de 2014 (atualizado em 21 de janeiro de 2019)
comércio virtual

Conhecer o mercado e seu público é extremamente importante para qualquer negócio. Nos dias de hoje, com a alta competitividade e a facilidade com que o consumidor pode simplesmente optar por outra empresa, isso se tornou estritamente fundamental. Se falarmos em comércio virtual, então, é quase uma obrigação ter dados confiáveis sobre as taxas de movimentação do site. Assim, podemos traçar melhores dinâmicas e estratégias para fidelizar os clientes e aumentar as vendas. Descubra agora as métricas mais importantes para um e-commerce:

Taxa de abandono do carrinho no comércio virtual

Pesquisas mostram que a taxa de abandono dos carrinhos em comércios virtuais chega a espantosos 83%! Ou seja, apenas 17% dos clientes que iniciam por lá suas compras realmente as concretizam. Os motivos de abandono são inúmeros, mas se você tem uma noção de como andam as taxam de desistência do seu comércio virtual, pode traçar metas e estratégias para melhorar essa realidade. Pode se tratar somente de alguma dificuldade no acesso, podem ter ocorrido problemas técnicos no site ou uma mera comparação de preços pode ter apontado ao consumidor uma opção mais sedutora.

A questão é: a loja precisa fazer essa análise. Uma boa estratégia pode ser o envio de e-mails — ou para lembrar o cliente de que a compra não chegou a ser concluída ou para oferecer um cupom de desconto para uma compra associada, por exemplo. A estratégia pode — e deve — variar de acordo com o tipo de comércio virtual que você tem. O essencial, no entanto, é reter esse consumidor e criar com ele uma relação mais próxima.

Ticket médio

Essa métrica nada mais é do que a média de quanto determinada venda lhe trará de lucro. Esse cálculo é muito importante para qualquer negócio, pois mostra o quanto seus esforços estão realmente rendendo. Quanto mais alto for seu ticket médio, mais lucro estará tirando com uma única transação. Você pode, dessa maneira, projetar o quanto ganharia a mais com determinado aumento no número de clientes, traçando estratégias de venda para produtos que aumentem mais essa métrica e reduzindo os que não fazem tanta diferença. Pode também montar pacotes e vender produtos relacionados, para aumentar o lucro em uma só transação.

Lifetime Value

Esse medidor projeta o valor que uma pessoa traz à empresa a partir de seu relacionamento com ela. Coloca-se mais atenção no atendimento ao cliente e na sua satisfação a longo prazo, não vislumbrando somente uma única venda. Essa variável pode permitir que as companhias saibam exatamente quanto cada cliente vai lhe render e, consequentemente, quanto vale a pena gastar em marketing para adquiri-lo, mostrando qual deve ser sua estratégia e quem é seu público-alvo.

Taxa de conversão

É calculada quando determinada meta de campanha se concretiza — por exemplo, se você estiver fazendo uma campanha de marketing cujo objetivo é aumentar as vendas de certo produto, a taxa de conversão é o percentual de vezes que a venda desse produto se concretiza, em razão do estímulo da campanha. Analisar com propriedade esses dados é importante para que se possa determinar em quais ações de divulgação investir para aumentar essa métrica e, consequentemente, as vendas e os lucros.

Calculando e analisando corretamente essas métricas, pode-se ter uma melhor noção da relação que o público tem com seu negócio. Assim, é possível fazer adaptações necessárias aos processos, de forma a aumentar suas vendas e reter a clientela. Em tempos competitivos como os de hoje, informação nunca é demais!

Já fazia uso de alguma dessas métricas na análise do sucesso do seu negócio? Qual delas acha que traz dados mais significativos para o estudo dos resultados da sua empresa?  Essas dicas sobre métricas foram úteis para você? Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

E-commerce

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