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Entenda as métricas de vaidade (e não seja enganado por elas)

Publicado em 21 de novembro de 2014 (atualizado em 15 de fevereiro de 2019)
Veja quais são as métricas de vaidade

O alto poder de monitoramento do marketing digital contribui significativamente para que as empresas otimizem suas estratégias. E, assim, elas podem melhorar os resultados a médio e longo prazos. Mas assim como existem métricas que são extremamente essenciais para medir a performance das empresas na internet, existem outras que pouco — ou nada — contribuem para os resultados. Essas métricas servem apenas para inflar o ego dos donos da empresa e de seus funcionários. Essas últimas são as chamadas métricas de vaidade.

Essas métricas de vaidade, porém, não são completamente inúteis. Elas demonstram que a empresa tem visibilidade e consegue resultados, mas não determinam de onde surgiram esses resultados, tampouco o quanto contribuem para a lucratividade da organização. E é exatamente por isso que não devem ser consideradas na avaliação do desempenho das estratégias de marketing digital em relação ao planejamento estratégico da companhia.

Quer entender um pouco melhor sobre essas métricas para não ser enganado por elas? Então confira agora mesmo nosso post:

Número de usuários registrados

Digamos que você tenha 100 mil usuários registrados na sua plataforma de e-learning, mas quantos são realmente ativos? Dá pra perceber a diferença? Se dos 100 mil usuários registrados você consegue converter somente 10 mil em usuários ativos com suas estratégias de marketing digital, é preciso rever o que está sendo feito para recuperar esses usuários inativos, que estão apenas sujando sua base de dados.

Quantidade de visualizações de páginas

Seu mais novo artigo publicado foi visualizado 25 mil vezes. Mas por quem? Quantas vezes por cada pessoa? É gratificante ver que um conteúdo fez sucesso. Mas é preciso ver além, procurando saber quantos visitantes únicos sua página recebeu, de onde eles vieram e qual estratégia específica fez com que esse artigo gerasse tráfego. Conhecendo o mecanismo que leva à métrica você consegue definir melhores estratégias e otimizar seus recursos e suas ações.

Realização de downloads

Imagine que o último e-book produzido por sua empresa conquistou 7 mil downloads em um só mês. Mas quantos leads retornaram a partir dessa ação? Com quantos deles você conseguiu contato posterior? Quantos continuam se relacionando com sua empresa? E quantos negócios você gerou com a conquista dessa base de dados? Perceba que somente o número de downloads não traz uma resposta palpável para a sua empresa, que possa ser aproveitada para potencializar sua estratégia na internet. Dessa forma, precisa-se de uma complementação mais relevante.

Prevenção da métricas de vaidade

Para não perder tempo com as métricas de vaidade é preciso, antes de mais nada, estabelecer objetivos claros para suas estratégias e ações de marketing digital. É preciso definir, também, as métricas certas para o seu negócio. Pode-se optar por medir o número de usuários ativos no site, o custo por aquisição de lead, a taxa de conversão de leads em clientes, o retorno sobre o investimento (ROI), a taxa de abertura de e-mail marketing, a taxa de cliques em seus links patrocinados, o número de interações em um post no Facebook e o nível de engajamento de seus consumidores, por exemplo.

Essas são apenas algumas das métricas que dizem a você como realmente está a performance da sua empresa na internet. Ela evidencia se seus investimentos estão sendo aproveitados ao máximo e se estão trazendo o retorno esperado. Baseando-se nas métricas corretas, você conhece o verdadeiro desempenho da sua estratégia de marketing digital e pode otimizá-la. Assim você pode obter mais vendas, mais engajamento, maior fidelização e, consequentemente, mais lucro.

E então, já sabe em quais métricas seu negócio deve ficar de olho? Tem alguma sugestão ou ainda ficou uma dúvida? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe suas impressões e opiniões conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

E-commerce

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