Finanças e Gestão

Mensalidade escolar: cobrar no cartão, boleto ou os dois?

Criado em 21 de jun. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Uma das maiores preocupações dos gestores escolares é o nível de inadimplência que, às vezes, chega a comprometer o negócio. Por inúmeras razões, a situação pode ocorrer em qualquer época do ano. Por isso é necessário um controle rigoroso do fluxo de caixa para evitar maiores problemas. No entanto, uma medida que pode garantir o dinheiro da mensalidade escolar é o oferecimento de alternativas de pagamento.

Quando se tem mais de uma opção, como a aceitação de boletos, carnês e cartões de crédito, as chances de inadimplência são diminuídas. Por isso, é importante que a escola se adapte a essas necessidades para facilitar o dia a dia de pais e responsáveis que precisam pagar as mensalidades, ao mesmo tempo que são usadas estratégias para minimizar os riscos de inadimplência.

Listamos, abaixo, as vantagens que as principais alternativas de pagamento oferecem. Portanto, se você tem dúvidas sobre quais são as melhores formas de pagamento que a sua escola pode oferecer, confira!

Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar

Por que diversificar as formas de pagamento?

Hoje, os meios mais usados pelos brasileiros para a realização de pagamentos são o boleto, carnê e cartão de crédito. Essa é a realidade para pagamentos de serviços, aquisição de bens e serviços em lojas físicas e também pela internet.

Isso mostra que as pessoas preferem ter opções, independentemente do tipo de transação. E, além disso, cada vez mais o uso de dinheiro em espécie deixa de ser uma opção. De forma geral, diversificar as formas de pagamento é benéfico pelos seguintes motivos:

  • comodidade para os clientes;
  • menos chances de esquecimentos;
  • menos riscos de não recebimento;
  • inovação no negócio.

Ao oferecer opções, seus clientes ficarão muito mais satisfeitos com o negócio e, automaticamente, valorizarão essa comodidade. Além do mais, cada consumidor tem hábitos diferentes, por isso, ao diversificar as formas de pagamento, o negócio conseguirá atingir a maioria dos possíveis clientes, enquanto as desistências de pagamento não serão mais um problema, já que existem opções.

As soluções tecnológicas que permitem o recebimento por meio de cartões e boletos, por exemplo, são muito mais eficientes e oferecem toda a segurança de que o seu negócio precisa. Além do mais, a adoção desses métodos significa uma visão inovadora, que está de acordo com o andamento do mercado.

Como Definir o Orçamento da Minha Escola

Quais são as vantagens do cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma das soluções que mais atendem às necessidades dos consumidores atuais, já que oferecem prazo e comodidade. E uma das principais vantagens em aceitar esse cartão, para o empresário, é o fato de que os pagamentos são garantidos pelas instituições financeiras. Ou seja, as chances de ocorrer um problema são bem menores. Além disso, em caso de mensalidade, a cobrança pode ser automatizada, evitando esquecimentos.

Para o gestor, ainda há a vantagem de que administrar esses tipos de recebimentos será muito mais fácil. Além de ser um processo praticamente automático. O resultado é a diminuição de custos no controle de contas a receber e uma gestão muito mais eficiente. Pesquisas de mercado já alertam que a maioria dos consumidores prefere o cartão de crédito, então, não há motivos para não aceitar em seu estabelecimento.

Leia também: Qual cartão escolher? Entenda a diferença entre pré-pago, crédito e débito

Quais são as vantagens do boleto?

É preciso considerar, também, que nem todas as pessoas usam cartões de crédito. Isso acontece seja para manter um controle pessoal de contas ou mesmo porque não contam com essa alternativa de pagamento. Para esses casos, uma das opções mais indicadas para cobrança da mensalidade escolar é o boleto bancário, que também pode ser disponibilizado por meio de carnês.

O pagamento desse documento pode ser feito em diversos estabelecimentos credenciados, não há burocracias e, normalmente, o custo de transação para o empresário é bem interessante. Esse também é um método seguro de recebimento e facilita a vida dos clientes.

Como você pôde perceber, não existe melhor alternativa entre boletos e cartões de crédito. O seu negócio precisa garantir que ambas as opções estejam disponíveis para os clientes, pois a diversificação é a melhor estratégia.

Se você está procurando por soluções como essas, que visam facilitar o recebimento da mensalidade escolar, entre em contato conosco!

Guia de Parcerias Entre Escola e Empresa

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.