Finanças e Gestão

Deseja investir? Veja algumas opções de empréstimo!

Criado em 2 de jan. de 2017

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Você é um empreendedor e quer  começar o ano ampliando sua estrutura, investindo em equipamentos ou maquinário, fazendo reformas ou diversificando os negócios, mas não sabe onde conseguir a verba necessária? Talvez seja a hora de procurar um empréstimo para fornecer os recursos para o seu projeto.

Mas o que o mercado pode oferecer nessa hora? São várias as alternativas! Por isso, confira aqui quais as melhores opções de empréstimo para o seu negócio:

Empréstimo Bancário

Os empréstimos bancários podem resolver o seu problema de verba, mas fique atento porque existem diversas modalidades de empréstimo. Cada instituição tem ofertas específicas para cada finalidade e neste sentido vale a pena conferir as linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).

O BNDES tem o financiamento que pode ser solicitado por empresas, pessoas físicas, entidades públicas e fundações e associações. Os produtos de financiamento seguem regras específicas e também englobam Programas, que são linhas de financiamento de caráter momentâneo e que variam de acordo com o momento do mercado, e os Fundos de financiamento, voltados para atividades em ramos específicos.

Outros bancos também oferecem empréstimos e, quanto melhor sua relação com a instituição financeira, melhores condições você tem para negociar. Mas lembre-se de pesquisar as melhores taxas para não fazer um mal negócio.

Cheque Especial

O cheque especial costuma ser um problema quando é usado indiscriminadamente e de forma indevida. Para emergências e demandas financeiras em curto prazo, pode ser uma alternativa válida, desde que se tenha em mente o limite disponível e o tempo necessário para cobrir o débito.

Alguns bancos não cobram juros do cheque especial por um determinado número de dias, o que pode ser usado a seu favor. E um empréstimo formal também tem outras taxas cobradas, como a de contrato e o IOF. O cheque especial pode ser uma saída para diminuir o custo do crédito, se usado de forma consciente e breve. Antes de utilizar, consulte as condições do seu banco.

Crédito Rotativo ou Conta Garantida

Geralmente, esta modalidade de empréstimo tem incidência de juros menor do que o cheque especial. Normalmente é usado para obter capital de giro e não tem restrição quanto à finalidade do seu uso.

Factoring

Não é exatamente um empréstimo, mas pode se tornar uma fonte de investimento alternativa. Consiste na venda de contas a receber para empresas especializadas, mediante um certo desconto sobre os valores desses recebíveis.

Na verdade, o Factoring pode representar disponibilidade rápida de um dinheiro em caso de necessidade sem a geração de uma dívida, mas nem sempre é um bom negócio porque proporciona perdas de receita em razão de maior liquidez para o dinheiro.

O Factoring, portanto, pode ser válido, desde que feito a partir da análise da situação e verificação da real necessidade de dinheiro rápido e ausência de outra opção.

Leasing

Uma opção de empréstimo adequada para aquisição de bens como equipamentos, maquinário e veículos. Costuma ter boas taxas e juros relativamente baixos se comparados a outras modalidades de financiamento.

Entretanto, os contratos de Leasing têm algumas cláusulas que devem ser bem analisadas, como a questão do Valor Residual Garantido, que é a quantia mínima final de liquidação do negócio se você optar por não exercer o direito de compra ou não prorrogar o contrato. Também é preciso ficar atento aos contratos pré-fixados, pois podem representar um mau negócio, no fim das contas.

Independentemente do tipo de empréstimo que você pretende tomar, faça tudo com bastante planejamento e controle das contas. Pesquise e consulte bastante, para optar pela modalidade mais adequada ao seu perfil e necessidades. Em caso de dúvidas, não deixe de buscar ajuda de um consultor. O Sebrae também pode ser uma ótima fonte de informações.

Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.