Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Deseja investir em 2017? Veja algumas opções de empréstimo!

Editor Gerencianet

02/01/2017

Você é um empreendedor e quer  começar o ano ampliando sua estrutura, investindo em equipamentos ou maquinário, fazendo reformas ou diversificando os negócios, mas não sabe onde conseguir a verba necessária? Talvez seja a hora de procurar um empréstimo para fornecer os recursos para o seu projeto.

Mas o que o mercado pode oferecer nessa hora? São várias as alternativas! Por isso, confira aqui quais as melhores opções de empréstimo para o seu negócio:

Empréstimo Bancário

Os empréstimos bancários podem resolver o seu problema de verba, mas fique atento porque existem diversas modalidades de empréstimo. Cada instituição tem ofertas específicas para cada finalidade e neste sentido vale a pena conferir as linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).

O BNDES tem o financiamento que pode ser solicitado por empresas, pessoas físicas, entidades públicas e fundações e associações. Os produtos de financiamento seguem regras específicas e também englobam Programas, que são linhas de financiamento de caráter momentâneo e que variam de acordo com o momento do mercado, e os Fundos de financiamento, voltados para atividades em ramos específicos.

Outros bancos também oferecem empréstimos e, quanto melhor sua relação com a instituição financeira, melhores condições você tem para negociar. Mas lembre-se de pesquisar as melhores taxas para não fazer um mal negócio.

Cheque Especial

O cheque especial costuma ser um problema quando é usado indiscriminadamente e de forma indevida. Para emergências e demandas financeiras em curto prazo, pode ser uma alternativa válida, desde que se tenha em mente o limite disponível e o tempo necessário para cobrir o débito.

Alguns bancos não cobram juros do cheque especial por um determinado número de dias, o que pode ser usado a seu favor. E um empréstimo formal também tem outras taxas cobradas, como a de contrato e o IOF. O cheque especial pode ser uma saída para diminuir o custo do crédito, se usado de forma consciente e breve. Antes de utilizar, consulte as condições do seu banco.

Crédito Rotativo ou Conta Garantida

Geralmente, esta modalidade de empréstimo tem incidência de juros menor do que o cheque especial. Normalmente é usado para obter capital de giro e não tem restrição quanto à finalidade do seu uso.

Factoring

Não é exatamente um empréstimo, mas pode se tornar uma fonte de investimento alternativa. Consiste na venda de contas a receber para empresas especializadas, mediante um certo desconto sobre os valores desses recebíveis.

Na verdade, o Factoring pode representar disponibilidade rápida de um dinheiro em caso de necessidade sem a geração de uma dívida, mas nem sempre é um bom negócio porque proporciona perdas de receita em razão de maior liquidez para o dinheiro.

O Factoring, portanto, pode ser válido, desde que feito a partir da análise da situação e verificação da real necessidade de dinheiro rápido e ausência de outra opção.

Leasing

Uma opção de empréstimo adequada para aquisição de bens como equipamentos, maquinário e veículos. Costuma ter boas taxas e juros relativamente baixos se comparados a outras modalidades de financiamento.

Entretanto, os contratos de Leasing têm algumas cláusulas que devem ser bem analisadas, como a questão do Valor Residual Garantido, que é a quantia mínima final de liquidação do negócio se você optar por não exercer o direito de compra ou não prorrogar o contrato. Também é preciso ficar atento aos contratos pré-fixados, pois podem representar um mau negócio, no fim das contas.

Independentemente do tipo de empréstimo que você pretende tomar, faça tudo com bastante planejamento e controle das contas. Pesquise e consulte bastante, para optar pela modalidade mais adequada ao seu perfil e necessidades. Em caso de dúvidas, não deixe de buscar ajuda de um consultor. O Sebrae também pode ser uma ótima fonte de informações.

 

Categoria

Gestão Financeira

Ver todos os posts desta categoria

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de suporte, clique neste botão e abra um ticket:

ABRIR TICKET DE SUPORTE
Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...