Abrir conta digital grátis Carregando

Pagamento online: passo a passo para começar a receber em seu negócio

Publicado em 13 de dezembro de 2017 (atualizado em 05 de novembro de 2021)
Mulher sorridente num escritório com um tablet nas mãos

As vendas do comércio eletrônico estão crescendo a um ritmo alucinante nos últimos anos. Isso estimula o surgimento e o desenvolvimento de várias formas de pagamento online. Diante de tantas possibilidades, fica a pergunta: qual a melhor opção para um negócio?

Bom, já parou para pensar que, quando um cliente em potencial navega pelo site de uma empresa e escolhe o produto, ele busca por opções e facilidades ao efetuar a compra? Assim, do mesmo jeito, o empreendedor que está inserido no e-commerce precisa buscar formas efetivas e práticas de receber os pagamentos pela internet, para que assim, aumente seu faturamento, ofereça confiabilidade e taxas menores.

Para isso, o empreendedor pode contar com uma Conta Digital para negócios. Continue a leitura e conheça mais sobre essa opção e os meios de pagamento online.

Quais são os meios de pagamento online?

Cada dia mais empresas descobrem as vantagens de oferecer produtos e serviços pela internet. Em 2021, o e-commerce no Brasil bateu recorde e atingiu R$ 53 bilhões no 1º semestre, segundo o relatório Ebit | Nielsen.

Com um valor tão alto em transações, as empresas devem estar atentas a tal oportunidade de lucro. Além disso, é preciso buscar a melhor maneira de cobrar por produtos e serviços negociados online. Dessa forma você satisfaz seus clientes e, também, consegue a melhor eficiência financeira para o negócio.

Para não perder consumidores, é necessário ofertar as melhores e mais utilizadas formas de pagamento online, de acordo com a demanda. Comparar preços e condições de compra nunca foi tão fácil! Por isso, oferecer a melhor experiência para o seu cliente pode ser um diferencial. Conheça algumas opções:

Pagamento por Pix

Provavelmente, você já deve ter ouvido a frase “aceita Pix?” de algum cliente, não é? O Pix, que permite realizar e receber pagamentos em qualquer dia e horário, ganhou a preferência dos brasileiros em pouco tempo. 

Para os donos de negócio, o Pix agiliza os recebimentos, enxuga custos operacionais e otimiza a experiência do cliente. 

Quero começar a receber por Pix

Pagamento por boleto

Apesar do “boom” do Pix, o boleto ainda é uma opção de pagamento muito escolhida pelos brasileiros, uma vez que não exige conta bancária para ser usado. Basta imprimir o boleto e se dirigir a alguma lotérica, banco ou pagá-lo diretamente pelo celular.

É uma excelente forma de pagamento online — tanto para as lojas, que recebem o dinheiro da compra em curto prazo, quanto para os clientes, que conseguem ter fácil acesso.

Quando a sua empresa oferece esse tipo de pagamento, há ainda outros benefícios, como a possibilidade de cobrança de juros e multa; o processo de emissão ágil e com baixo custo e a oportunidade de oferecer descontos para pagamentos à vista.

Quero emitir boletos agora mesmo

💡 Bolix — boleto com QR Code Pix

Com o sucesso do Pix, a Gerencianet uniu a praticidade do boleto à agilidade do pagamento instantâneo em uma nova forma de pagamento: o Bolix

O Bolix, boleto com Pix da Gerencianet, dá ao cliente a possibilidade de escolher como te pagar — via código de barras (com compensação em até 1 dia útil) ou via QR Code (com confirmação imediata). Essas duas opções ficam disponíveis no documento eletrônico emitido por você.

Conheça os benefícios do Bolix para o seu negócio: Vantagens do Boleto com Pix(Bolix) — e como gerar na Conta Gerencianet

            Aprenda a emitir boletos com Pix    

Pagamento por cartão

A maioria dos clientes optam pelo cartão de crédito devido a praticidade de poder parcelar o pagamento de um produto ou serviço em até 12x. Essa é uma boa solução para quem não consegue adquirir o produto ou serviço à vista.

Lembrando que é importante que o seu negócio ofereça o pagamento por cartão das principais bandeiras usadas no Brasil. Dessa forma, seu cliente vai ter mais opções de escolha.

Atualmente, há vários protocolos de segurança que garantem a confiabilidade no processo de pagamento via cartão de crédito. Contratando um serviço para gerar o pagamento e assegurar a transação, sua empresa também pode proteger melhor os dados de seu cliente. Isso evita que ele sofra algum tipo de fraude trazendo mais segurança para esse processo.

Vantagens e desvantagens de cada pagamento online

Vantagens do recebimento por Pix

A novidade do Banco Central traz diversas vantagens para clientes e empresas. Para quem quer poupar gastos e manter o negócio atualizado com o mercado, esta é a opção perfeita. Vamos conhecer? 

1. Agilidade

A rapidez para realizar uma transação via Pix é, com certeza, uma das maiores vantagens do pagamento instantâneo. Com o Pix, você pode pagar e receber, pelo celular, de forma imediata — em até 10 segundos. 
Para lojas virtuais, por exemplo, essa vantagem pode reduzir as etapas no checkout e otimizar o controle de estoque. Em contrapartida, para clientes, o Pix agiliza o recebimento das compras, já que a confirmação do pagamento é feita em segundos.

2. Baixo custo

O Pix foi formulado para garantir economia nas transferências. Em alguns bancos e instituições financeiras, como a Gerencianet, é possível usar o pagamento instantâneo de forma gratuita, sendo pessoa física ou jurídica. Ou seja, o Pix é uma ótima oportunidade para quem deseja diminuir os gastos.

3. Segurança

O Pix possui todas as medidas de segurança que um meio de pagamento convencional oferece. Isso significa que, além de aumentar a velocidade e diminuir os custos, o Pix cuida da segurança de quem compra e vende usando a ferramenta. Isso é feito por meio da autenticação e criptografia de dados, por exemplo.

Ou seja, com esse novo meio de pagamento, os estabelecimentos físicos e e-commerces ganham mais uma alternativa com transações totalmente seguras.

Baixar o guia completo do Pix para Varejo

Desvantagens do recebimento por Pix

Apesar de todas as vantagens, o Pix, como toda novidade, deve passar por um longo processo de adaptação por parte dos lojistas. Entenda melhor:

1. Adaptação

Como o Pix ainda é um modelo recente, pode demorar um tempo até que empresas e lojas virtuais comecem a disponibilizar a nova opção de pagamento. 

No entanto, para facilitar esse processo, a Gerencianet desenvolveu a API Pix, uma tecnologia que atende a grandes volumes de requisições de pagamentos via Pix. Integrando a API Pix no seu sistema, as cobranças instantâneas podem ser geradas de forma automática. 

2. Pagamento único

Com o Pix, ainda não é possível parcelar pagamentos, como fazemos com o cartão de crédito, por exemplo. Dessa forma, é um meio de pagamento que pode ser usado apenas à vista. 

Vantagens do recebimento por Boleto

Essa forma de pagamento também pode apresentar uma série de benefícios para consumidores e empresas. Listamos alguns deles adiante:

1. Segurança

Muitos clientes não realizam compras com cartão de crédito e optam pelo boleto por medo. Um dos receios mais comuns é sobre a ocorrência de fraudes, como o roubo de informações ou clonagem dos cartões. Portanto, para eles, o boleto é a forma mais segura de fazer compras na internet.

Contando que boa parte dos brasileiros ainda não realiza nenhuma compra na internet por temer sofrer com fraudes, é importante buscar a melhor experiência de acordo com a mentalidade do consumidor.

2. Baixo custo e rápido retorno

A opção de boleto tem um custo por venda menor do que o do cartão de crédito. Com isso, pode-se oferecer um desconto mais atraente ao público, não sendo necessário repassar os valores de tarifação para o consumidor.

Após o recebimento da quantia por parte da Conta Digital para negócios, a empresa já pode ter os valores liberados para uso. Ou seja: o pagamento é muito mais rápido do que prazo de disponibilização do cartão de crédito.

3. Multas e juros

Em casos de atraso, o boleto permite que sejam calculados juros e multas sobre o valor a ser quitado. Esse fator é comum apenas para prestadores de serviços, pois em uma compra de produtos a cobrança seria simplesmente cancelada. Esse pode ser um item importante para a empresa repassar os prejuízos pelo não recebimento para os maus pagadores.

Essa possibilidade não existe em outras formas de pagamento e funciona como uma garantia para a empresa. Assim, evita-se a perda desnecessária de recursos com possíveis atrasos.

Aprenda como calcular juros e multas de um boleto

Desvantagens do recebimento por Boleto

O boleto, assim como o cartão de crédito, é uma ótima opção para pagamento online. Mas ele também apresenta algumas desvantagens, que citaremos a seguir.

1. Demora no pagamento

Por muitas vezes, o cliente pode quitar um boleto em até cinco dias úteis. Nesse tempo, a empresa não terá a possibilidade dar continuidade ao processo de venda, pois esperará a confirmação do pagamento. Após a quitação, em cerca 2 dias já é possível constatar o pagamento por meio da Conta Digital para negócios.

2. Desistência

Algo comum em compras online são clientes que escolhem produtos e emitem boletos que não pretendem pagar. Ou, ainda, desistem da compra por indisponibilidade financeira ou qualquer outro problema.

Vantagens do recebimento por Cartão de Crédito

Como forma de pagamento mais utilizada em compras online, podemos imaginar que o cartão de crédito tenha muitas vantagens a oferecer. E as vantagens são tanto para clientes quanto para as empresas, que buscam receber por seus produtos e serviços. Listamos alguns benefícios da venda por cartão de crédito:

1. Parcelamento do pagamento online

Muitos clientes não contam com o dinheiro total para fechar uma transação no momento em que desejam adquirir um determinado produto ou serviço ofertado por sua empresa. O cartão de crédito disponibiliza uma série de opções de parcelamento ao comprador, ficando a cargo da operadora de cartão realizar a cobrança em caso de inadimplência.

Uma vantagem extra que o parcelamento gera para uma empresa é o fato de que, muitas vezes, o ticket médio (valor gasto em uma compra) pode se tornar maior. Imagine que o cliente tenha gostado de dois produtos, mas só conte com o dinheiro suficiente para um deles. Ele pode, dessa maneira, levar os dois e parcelar a quantia com o cartão.

2. Pagamento compensado automaticamente

Na data estipulada para o pagamento pelo cartão de crédito do cliente, o valor será compensado automaticamente para a empresa — lembrando que sempre existe o risco de chargeback

Neste modelo de cobrança, não é necessário um controle intenso sobre o fluxo de pagamento. Mas, em alguns casos, pode ser preciso realizar a captura da venda junto a operadora de cartão.O controle fica muito mais prático e automatizado, sendo que, próximo das datas estipuladas, o financeiro da empresa não precisa “ficar atrás” da quitação do valor de compra.

3. Segurança

Existem diversos protocolos de segurança que garantem uma maior confiabilidade no processo de pagamento via cartão de crédito. A Conta Digital para negócios, por exemplo, assegura a transação e protege os dados de seu cliente. Evita-se, assim, que ele sofra algum tipo de fraude que inviabilize as transações ou afete a imagem da marca.

Desvantagens do recebimento por Cartão de Crédito

Como todo bônus tem um ônus, o cartão de crédito não é a forma de pagamento perfeita. Veja quais são algumas de suas desvantagens:

1. Demora no repasse

Em muitos casos, as operadoras de cartão de crédito podem demorar até 30 dias para realizar o repasse do valor pago pelos clientes. Para uma empresa com um capital de giro limitado, pode não ser uma boa ideia ficar todo esse tempo sem receber.

2. Instalação complicada

Se a empresa implanta essa forma de pagamento online pelo gateway oferecido pelas bandeiras dos cartões, pode sofrer com a dificuldade de instalação das APIs em seu sistema de vendas.

3. Segurança

Existe o risco da utilização de cartões clonados e roubados, que podem prejudicar o negócio. Entretanto, é possível contar com Instituições de Pagamento autorizadas pelo Banco Central. Dessa maneira você aumenta a segurança desse modelo de cobrança, evitando chargebacks e prejuízos.

Veja 4 respostas para suas principais dúvidas sobre pagamento online

Veja a seguir as quatro respostas para as perguntas mais frequentes sobre as plataformas que oferecem esse tipo de solução financeira.  

1. O sistema é seguro?

Analisar algumas questões que envolvem uma Conta Digital é essencial. Por mais que a internet seja uma ótima opção para facilitar a sua vida, todo cuidado é pouco.

Para saber se a plataforma que você quer acessar é segura, pesquise sobre a empresa de pagamentos nas redes sociais, com pessoas que você conhece e em sites de direito do consumidor, como o Reclame Aqui.

Depois de conferir isso tudo, você vai ter certeza se a empresa fornece a segurança necessária para você fazer qualquer tipo de operação financeira.

2. As empresas de pagamento online cobram caro?

Essa é outra questão muito importante e que precisa ser bem analisada pelo empresário ou consumidor direto. Algumas plataformas de pagamento online cobram mensalidades, taxas para emitir boletos bancários, carnês, realizar operações por cartão de crédito e débito, entre outros.

Já outras contas digitais não possuem custos de mensalidade e só cobram tarifas caso o boleto tenha o seu pagamento confirmado pelo cliente final, como é o caso da Gerencianet.

Antes de escolher a empresa que vai contratar para receber pagamento online, você deve levar em consideração esses custos. Por isso, faça uma boa pesquisa entre as opções disponíveis no mercado. Essas tarifas vão fazer muita diferença na hora de fechar o caixa da sua empresa todo fim de mês.

3. Os pagamentos são ilimitados?

Uma boa empresa precisa oferecer um sistema de pagamento ilimitado e as principais formas de pagamento online, mensalidades e relatórios dessas operações na base de dados.

Dessa forma, no caso de qualquer questionamento sobre esse assunto, o melhor a se fazer é entrar em contato direto com o atendimento do site, seja por e-mail, telefone ou redes sociais. Portanto, aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento desta plataforma.

Desconfie de empresas que não oferecem um bom atendimento, que as explicações são complicadas, desconexas, contraditórias. Esses fatores podem ser um mau sinal. Então só feche contrato quando tiver certeza de que confia no sistema que deseja contratar.

4. Como cobrar pela internet?

Outra dúvida recorrente de empresários e novos empreendedores é sobre como cobrar dos clientes pela internet.

No caso de um e-commerce, por exemplo, isso é mais simples, porque todo o processo vai se dar por meio do site da empresa. Portanto, isso vai desde a escolha do produto até o pagamento.Porém, se você não tem uma loja online, o sistema de pagamento pela internet também é muito importante. Dessa maneira, isso facilita a vida do seu cliente e a sua também.

Para quem é empreendedor,  é possível gerar os boletos ou carnês de pagamento de uma forma muito mais rápida, prática, com todas as informações necessárias para guardar na sua planilha de receitas e despesas da empresa. Assim, você pode contar com um controle financeiro bem mais objetivo e sem perda de tempo.

Para o consumidor, as vantagens também são ótimas. Ele poderá receber o documento ou link de pagamento via e-mail. Além disso, o seu cliente consegue realizar a transação pelo próprio aplicativo do banco. Dessa forma, não é necessário imprimir, esperar o boleto chegar pelos Correios ou ir até a sua loja para fazer a operação.

Economizar tempo é diminuir custos, tanto para você, quanto para o seu cliente. Por isso, essa é uma ótima solução para ambos.

Como receber pagamento online na Conta Digital para negócios?

Se você escolher uma boa plataforma, vai perceber que é muito fácil emitir as suas cobranças.

Na Gerencianet, basta abrir a sua Conta Digital gratuitamente— disponível para Android e iOS.

  • Clique em “abrir a sua Conta Digital”.
  • Baixe gratuitamente o aplicativo para Android ou iOS.
  • Forneça os dados os dados pedidos pelo aplicativo para realizar o cadastro.
  • Leia os “Termos de Uso” e a “Política de Privacidade” da Gerencianet.
  • Pronto! Agora é só acessar sua conta.

Após a aprovação na etapa de análise cadastral, você já poderá realizar emissões de boleto e cobranças. Isso pode ser feito pelo celular ou computador — via app instalável ou plataforma web.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Gerencianet

Veja abaixo os principais procedimentos para começar a receber!

Aqui, você não paga para emitir boletos e carnês e as tarifas só incidem sobre os seus recebimentos.

A emissão de cobranças vale tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica. Então basta escolher entre CPF ou CNPJ para começar as emissões.

A plataforma da Gerencianet tem alta usabilidade, ou seja, é muito intuitiva e fácil de ser utilizada por qualquer pessoa, mesmo as que não possuem muita intimidade com a internet.

  • Compra online: seu cliente faz a compra por um botão ou link criado por você em sua Conta Digital e disponibilizado em seu site.
  • Emissão: você envia uma cobrança por e-mail e seu cliente escolhe entre o pagamento com cartão de crédito ou boleto bancário. 
  • Pagamento seguro: o pagamento online realizado por seu cliente é feito em ambiente seguro e processado por nossos servidores.
  • Gestão dos pagamentos: você é informado quando o pagamento é realizado. Ainda, é possível consultar o atual status de todos os seus recebimentos.
  • Envio do produto ou serviço: após a confirmação de pagamento, você já está seguro para realizar o envio do produto ou prestação do serviço.
  • Disponibilização do dinheiro: o dinheiro é disponibilizado de acordo com o prazo negociado e pode ser liberado de forma imediata.

Tem vontade de automatizar as cobranças do seu negócio e multiplicar as vendas? Entre em contato conosco e deixe-nos mostrar o que podemos fazer por você e sua empresa!

Categoria

Boletos e Carnês

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK