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Qual a melhor forma de pagamento online?

Editor Gerencianet

10/09/2019

Pagamento Online

As vendas do comércio eletrônico estão crescendo a um ritmo alucinante nos últimos anos. Isso propicia o surgimento e o desenvolvimento de várias formas de pagamento online — cada uma com seus pontos positivos e negativos para as lojas e, também, para os consumidores.

A variedade pode até confundir os clientes, que nem sempre sabem qual é a modalidade ideal para cada caso. Diante de tantas opções, pergunta-se: qual a melhor forma de pagamento online? Então continue a leitura e descubra!

O crescimento das compras virtuais

Cada dia mais empresas descobrem as vantagens de oferecer produtos e serviços pela internet. Em 2017, são esperados, em todo o setor de vendas e serviços online, negócios no valor de R$49,7 bilhões, segundo o WebShoppers, da consultoria Ebit.

Com um valor tão alto em transações, as empresas devem estar atentas a tal oportunidade de lucro. Além disso, é preciso buscar a melhor maneira de cobrar por produtos e serviços negociados online. Dessa forma você satisfaz seus clientes e, também, consegue a melhor eficiência financeira para o negócio.

Para não perder consumidores, é necessário ofertar as melhores e mais utilizadas formas de pagamento, de acordo com a demanda. Comparar preços e condições de compra nunca foi tão fácil! E oferecer a melhor experiência para o seu cliente pode ser um diferencial.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

e-commerce tem uma grande relação com os cartões de crédito, pois cerca de 60% das compras online são fechadas nessa forma de pagamento. A maioria dos compradores tende a utilizar desse método devido à praticidade.

Para as lojas, em contrapartida, há o risco do chargeback. Isso acontece quando a compra não é autorizada ou é cancelada por algum motivo. Além disso, o dinheiro não fica disponível imediatamente para o lojista, e, por conta do chargeback, a finalização do negócio nem sempre é garantida.

Vantagens

Como forma de pagamento mais utilizada em compras online, podemos imaginar que o cartão de crédito tenha muitas vantagens a oferecer. E as vantagens são tanto para clientes quanto para as empresas, que buscam receber por seus produtos e serviços. Listamos alguns benefícios da venda por cartão de crédito:

Parcelamento do pagamento online

Muitos clientes não contam com o dinheiro total para fechar uma transação no momento em que desejam adquirir um determinado produto ou serviço ofertado por sua empresa. O cartão de crédito disponibiliza uma série de opções de parcelamento ao comprador, ficando a cargo da operadora de cartão realizar a cobrança em caso de inadimplência.

Uma vantagem extra que o parcelamento gera para uma empresa é o fato de que, muitas vezes, o ticket médio (valor gasto em uma compra) pode se tornar maior. Imagine que o cliente tenha gostado de dois produtos, mas só conte com o dinheiro suficiente para um deles. Ele pode, dessa maneira, levar os dois e parcelar a quantia com o cartão.

Pagamento compensado automaticamente

Na data estipulada para o pagamento pelo cartão de crédito do cliente, o valor será compensado automaticamente para a empresa — lembrando que sempre existe o risco de chargeback. Neste modelo de cobrança, não é necessário um controle intenso sobre o fluxo de pagamento. Mas, em alguns casos, pode ser preciso realizar a captura da venda junto a operadora de cartão.

O controle fica muito mais prático e automatizado, sendo que, próximo das datas estipuladas, o financeiro da empresa não precisa “ficar atrás” da quitação do valor de compra.

Segurança

Existem diversos protocolos de segurança que garantem uma maior confiabilidade no processo de pagamento via cartão de crédito. Com a contratação de um serviço para intermediar o pagamento e assegurar a transação, uma empresa também pode proteger melhor os dados de seu cliente. Evita-se, assim, que ele sofra algum tipo de fraude que inviabilize as transações ou afete a imagem da marca.

Desvantagens

Como todo bônus tem um ônus, o cartão de crédito não é a forma de pagamento perfeita. Veja quais são algumas de suas desvantagens:

Demora no repasse

Em muitos casos, as operadoras de cartão de crédito podem demorar até 30 dias para realizar o repasse do valor pago pelos clientes. Para uma empresa com um capital de giro limitado, pode não ser uma boa ideia ficar todo esse tempo sem receber.

Processo de contratação burocrático

Para que uma empresa realize a contratação desta forma de pagamento diretamente com as bandeiras de cartão de crédito, é necessário passar por um lento e burocrático processo de admissão. Nele, todos os requisitos devem ser cumpridos, inclusive o de possuir um CNPJ ativo.

Instalação complicada

Se a empresa implanta essa forma de pagamento pelo gateway oferecido pelas bandeiras dos cartões, pode sofrer com a dificuldade de instalação das APIs em seu sistema de vendas.

Segurança

Existe o risco da utilização de cartões clonados e roubados, que podem prejudicar o negócio. Entretanto, é possível contar com sistemas de intermediação de pagamento. Dessa maneira você aumenta a segurança desse modelo de cobrança, evitando chargebacks e prejuízos.

Prós e contras do boleto

O boleto é uma excelente forma de pagamento — tanto para as lojas, que recebem o dinheiro da compra em curto prazo, quanto para os clientes, que conseguem bons descontos.

Apesar disso, compras pagas com boletos não podem ser parceladas e dependem da disponibilidade imediata do dinheiro. Para as empresas, não é bom ter compras finalizadas sem a comprovação do pagamento, já que pode haver casos de desistência dos consumidores.

Para os clientes, esse tipo de pagamento é atraente, pois, além dos descontos recebidos, não há a necessidade de ter nenhum tipo de conta em uma instituição bancária. Basta imprimir o boleto e se dirigir a alguma lotérica, banco ou pagá-lo até mesmo diretamente pelo celular.

Vantagens do pagamento online

Essa forma de pagamento também pode apresentar uma série de benefícios para consumidores e empresas. Listamos alguns deles adiante:

Segurança

Muitos clientes não realizam compras com cartão de crédito e optam pelo boleto por medo. Um dos receios mais comuns é sobre a ocorrência de fraudes, como o roubo de informações ou clonagem dos cartões. Portanto, para eles, o boleto é a forma mais segura de fazer compras na internet.

Contando que boa parte dos brasileiros ainda não realiza nenhuma compra na internet por temer sofrer com fraudes, é importante buscar a melhor experiência de acordo com a mentalidade do consumidor.

Baixo custo e rápido retorno

A opção de boleto tem um custo por venda menor do que o do cartão de crédito. Com isso, pode-se oferecer um desconto mais atraente ao público, não sendo necessário repassar os valores de tarifação para o consumidor.

Em pouco tempo após o recebimento da quantia por parte do intermediador de pagamento, variando de acordo com a negociação, a empresa já pode ter os valores liberados para uso. Ou seja: o pagamento é muito mais rápido do que prazo de disponibilização do cartão de crédito.

Multas e juros

Em casos de atraso, o boleto permite que sejam calculados juros e multas sobre o valor a ser quitado. Esse fator é comum apenas para prestadores de serviços, pois em uma compra de produtos a cobrança seria simplesmente cancelada. Esse pode ser um item importante para a empresa repassar os prejuízos pelo não recebimento para os maus pagadores.

Essa possibilidade não existe em outras formas de pagamento e funciona como uma garantia para a empresa. Assim, evita-se a perda desnecessária de recursos com possíveis atrasos.

Nova call to action

Desvantagens do pagamento online

O boleto, assim como o cartão de crédito, é uma ótima opção para transações online. Mas ele também apresenta algumas desvantagens, que citaremos a seguir.

Demora no pagamento

Por muitas vezes, o cliente pode quitar um boleto em até cinco dias úteis. Nesse tempo, a empresa não terá a possibilidade dar continuidade ao processo de venda, pois esperará a confirmação do pagamento. Após a quitação, em cerca 2 dias já é possível constatar o pagamento por meio de um intermediador de pagamento.

Desistência

Algo comum em compras online são clientes que escolhem produtos e emitem boletos que não pretendem pagar. Ou, ainda, desistem da compra por indisponibilidade financeira ou qualquer outro problema.

Melhor forma de pagamento online

Como apresentado neste artigo, as formas mais utilizadas para se realizar pagamentos online hoje são o boleto e o cartão de crédito. Mas é preciso utilizá-las em conjunto para potencializar as suas vantagens.

O melhor para uma empresa não é focar totalmente em uma forma de pagamento. Dessa forma você limita a quantidade de transações possíveis e, consequentemente, sua rentabilidade. Oferecer essas duas formas de quitação de compras é o melhor a se fazer para usufruir dos benefícios e minimizar as desvantagens de cada uma delas.

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Sistema integrado

Para muitas lojas virtuais, é um verdadeiro desafio oferecer todas as opções de pagamento disponíveis, com a integração e a complexidade técnica que as acompanham. Então a saída mais prática é utilizar um Sistema de Pagamento Online, que já cuida dessa parte estrutural de programação e integração com os sistemas bancários.

Ele também traz várias outras facilidades para o e-commerce, como cobrança para sistemas de assinaturas e mensalidades, por exemplo. Esse sistema é facilmente implementado, além de poder multiplicar as vendas e elevar o desempenho.

A Gerencianet entrega um sistema integrado que oferece o melhor das modalidades de pagamento online. Dessa forma, você pode aumentar sua lucratividade e diminuir a burocracia. Entre em contato conosco e deixe-nos mostrar o que podemos fazer por você e sua empresa!

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