Primeiros passos

Guia: conheça os meios de pagamento disponíveis no Brasil

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Qualquer e-commerce ou loja física que deseja ter sucesso nas vendas precisa dispor de diferentes meios de pagamento, desde boletos até transferências bancárias. Às vezes, por causa deste detalhe, o comércio pode deixar de fazer uma grande venda.

Por causa da constante busca dos vendedores para encontrar sistemas com maior custo-benefício, surgem diferentes soluções no mercado para que os clientes possam quitar suas compras. E isso é feito sem grande custo a quem vende. Neste guia, descubra os principais meios de pagamento disponíveis no Brasil.

Dinheiro

Esta ainda é a forma de pagamento mais aproveitada no varejo brasileiro, considerando-se as lojas físicas, principalmente. Embora a participação das outras modalidades estejam crescendo nos últimos anos, ainda é bastante utilizada. Ela é excepcional para compras de pequeno valor e apresenta imediata liquidez no caixa. O fato do procedimento ocorrer à vista auxilia o processo. Porém, é uma escolha desmotivadora para os clientes nas aquisições de valores mais altos, sem falar nos cuidados que se deve ter com falsificações das cédulas.

Cartão de crédito

Consiste na forma mais popular entre os meios de pagamento, principalmente online. E não apenas no Brasil, como também ao redor do mundo. Além de ser benéfica para o parcelamento, possibilitando a aquisição de bens de valores mais elevados, é excelente para o controle do negócio. O cliente precisa digitalizar dados pessoais e bancários para efetivar a aquisição. Mantendo-se uma adequada gestão financeira, será possível entender quando e quanto de receitas entrará em seu caixa, já que o trâmite acontece diretamente com a administradora dos cartões.

Grandes comércios online são conhecidos pelas conexões seguras e equipes que trabalham de modo específico para evitar ataques de hackers. O sistema demora poucos segundos para aprovar o crédito e finalizar a compra. No Brasil, aproximadamente 80% dos compradores usam este método para adquirir serviços ou produtos.

Boleto

O boleto bancário é o meio de pagamento interessante para compradores que não possuem contas em banco. Lojas de roupas para jovens, por exemplo, ganham ao dispor desta forma de pagamento por causa do perfil econômico dos seus clientes. Vale ressaltar que esta é a principal maneira para quitação de inscrição em concursos públicos atualmente.

O usuário recebe o boleto bancário via e-mail, ou no endereço da própria casa. Normalmente, isso acontece antes de adquirir seu produto ou usufruir do serviço. Os clientes pagam em qualquer banco pessoalmente, desde que seja antes de encerrar o prazo de vencimento. É possível também quitar o valor com o uso do internet banking. Assim, evita-se gastar com papel e colabora por um mundo sustentável.

Mesmo nos dias de hoje há compradores que preferem os boletos bancários porque ainda têm receio de inserir dados bancários na web. A média de custo ao lojista é a partir de 5 reais por documento, embora tal quantia varie de acordo com o banco.

TEF: Transferência Eletrônica de Fundos

Neste meio de pagamento os clientes precisam autorizar o banco a realizar a transferência do valor da compra à conta dos vendedores. Depois da loja confirmar o recebimento, os produtos ou serviços ficam disponíveis para quem realizou tal aquisição.

Cerca de 2% das compras online ocorrem por TEF, com custo de 50 centavos em cada operação. Desconhecimento ou falta de verba para pagar à vista são dois motivos que explicam o baixo fluxo nessas operações.

Sistemas de pagamento online

Por fim, vale destacar a melhor dica. Hoje em dia há sistemas de pagamento online que trazem soluções completas e administram inclusive toda a estrutura de cobrança. Além disso, eles ainda ofertam plataformas que se integram às lojas online facilmente. Nesses sistemas, o lojista fica apto a oferecer diversas formas de pagamento aos clientes, que contam com muito mais segurança e praticidade na hora de comprar.

Este é o caso da Efí, que oferece facilidade para comprador e vendedor atuar em ambiente seguro, vigiado 24 horas contra qualquer ameaça virtual. Conheça os serviços deste meio de pagamento prestigiado por mais 30 mil usuários!

Então, gostou do artigo? Esse artigo explicou um pouco sobre os meios de pagamento disponíveis no Brasil. Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.