Efí Pay | Ecossistema de pagamentos

Quais os meios de pagamento mais usados no e-commerce?

Criado em 20 de abr. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

São inúmeros os assuntos com os quais o gestor de uma loja virtual precisa se preocupar. Um layout atrativo, plataforma acessível, preços competitivos, mix de produtos interessantes, estratégias de marketing e meios de pagamento do e-commerce são alguns dos tópicos mais importantes no dia a dia da empresa.

Aliás, os meios de pagamento disponibilizadas pelo site merecem atenção especial. Já que, dependendo do que é oferecido, isso funcionará para atrair e fidelizar clientes ou não. Além disso, é preciso garantir que as soluções sejam eficientes e seguras. E não apenas para o e-commerce, mas também para todos os clientes.

É importante oferecer uma gama de possibilidades para que os clientes possam realizar suas compras com facilidade e sem complicações. Para isso, existem diversas alternativas que podem ser implementadas em uma loja virtual.

Para você entender mais sobre o assunto e saber escolher os melhores meios de pagamento e-commerce para o seu negócio, criamos este post explicando as principais formas adotadas. Confira!

Pagamentos parcelados com cartões

De acordo com os dados da e-commerce.org, 76% dos consumidores optam por realizar as suas compras utilizando cartões de crédito. Para que seja possível disponibilizar esse meio de pagamento, o gestor da loja virtual pode negociar diretamente com a operadora do cartão ou com gateways e contas digitais focadas em empresas, que geralmente oferecem custos muito mais baixos.

Para efetivar a transação, o consumidor precisa digitar o número do cartão e esperar a confirmação de liberação do valor. Ou seja, é uma forma prática para os clientes realizarem os seus pagamentos com parcelamentos que cabem em seus orçamentos.

Por conta da flexibilidade nos meios de pagamento, o cartão de crédito é uma das preferidas entre os brasileiros. Isso significa que é essencial que o seu e-commerce ofereça essa opção. Para o empreendedor, essa modalidade também é eficaz porque inibe a inadimplência, uma situação que muitas vezes chega a comprometer negócios que não estejam bem estruturados.

Boletos para pagamento à vista

boleto bancário é uma forma simples e segura para aqueles que não possuem cartão de crédito, ou que ainda não se sentem à vontade para realizar transações online. Depois que o cliente escolhe os produtos que deseja adquirir, é gerado um boleto. Ele deverá pagar o documento no banco de sua preferência, casas lotéricas ou até pelo internet banking.

Por não oferecer quaisquer burocracias, o boleto vem sendo muito utilizado pelos clientes que desejam realizar seus pagamentos à vista. Isso acontece porque, em alguns casos, o e-commerce até concede descontos para a modalidade em questão.

Conheça também: Vantagens do Boleto com Pix (Bolix) — e como gerar na Conta Efí

Para o empreendedor, é necessário que ele tenha o suporte de uma plataforma online que gere os boletos e/ou mesmo carnês. É indicado que seja um sistema funcional, que integre diversas funcionalidades em um só lugar. Isso serve para que todos os processos sejam rápidos e otimizados.

Pix para pagamentos à vista


O Pix é a forma mais moderna e rápida para receber pagamentos. 


Lançado em 2020, a modalidade permite fazer transferências em tempo real nos 365 dias do ano. Ou seja, o valor pago pelo cliente cai na sua conta no mesmo instante, independente do dia e do horário em que o pagamento foi realizado. Dessa forma, você ganha mais agilidade nas vendas e eficiência no fluxo de caixa.


Saiba mais: Pix  no varejo: 6 vantagens do Pix para o varejo físico e online

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

O que levar em consideração nos meios de pagamento?

Assim como em qualquer outra decisão que envolva estratégias de negócios, é importante se planejar e analisar diversos fatores antes de chegar a alguma conclusão sobre os meios de pagamento aceitas no e-commerce. Nesse sentido, podemos listar alguns critérios a serem considerados:

  • perfil do público;
  • taxas praticadas;
  • prazos oferecidos.

Ou seja, primeiramente é necessário você conhecer o perfil do seu público. Dessa forma, você identifica os meios de pagamento que ele mais utiliza ao realizar compras online. Assim, será mais fácil escolher quais serão as opções oferecidas pelo seu e-commerce, baseando-se em informações reais e práticas que garantirão a satisfação dos clientes.

Analisar as taxas praticadas pelas empresas que poderão ser suas parceiras como as contas digitais para pessoa jurídica é outra necessidade. Afinal, você não vai querer pagar a mais por um serviço se pode encontrar preços mais competitivos. Pesquise as empresas disponíveis no mercado para identificar a melhor para o seu tipo de negócio.

Tratando-se do oferecimento de compras a prazo, não se esqueça também de conferir as taxas praticadas e a forma de cobrança da empresa escolhida. Muitos dos pagamentos realizados no e-commerce serão a partir dessa modalidade. Então, é importante ter o controle total sobre as operações. Muitas oferecem a facilidade de escolher se os juros serão pagos por você ou seu cliente.

Cuidados com segurança

Independente dos meios de pagamento disponibilizados, é importante que você ofereça um ambiente seguro para que seus clientes tenham confiança para realizar as compras. É necessário ter certificados digitais para proteger as informações de seus consumidores. E, assim, evitar possíveis fraudes e compartilhamento de informações indevidas.

A escolha do serviço ou plataforma que gerenciará os pagamentos deverá ser criteriosa. Opte por uma empresa que ofereça benefícios, vantagens para o empreendedor e também para os clientes. Além disso, veja se possui garantias relacionadas à segurança nas transações comerciais.

Tente ampliar ao máximo os meios de pagamentos em seu e-commerce para que o cliente não hesite de comprar. Uma boa estratégia de vendas, aliada a ferramentas adequadas, aumentarão, com certeza, seu fluxo de caixa.

Conta Digital focada em negócios

Mesmo que o seu e-commerce seja de pequeno ou médio porte, será praticamente impossível garantir que todas as operações financeiras trabalhem em conjunto e organizadamente sem uma Conta Digital para negócios.

Entenda que as operações bancárias são complexas e desafiadoras quando se trata de manter uma loja virtual funcionando 24 horas, todos os dias. É necessário um sistema integrado, que possa fazer as confirmações financeiras relacionadas a cartões rapidamente. Além disso, precisa fazer a geração eficiente de Pix e boletos, confirmação de pagamentos, entre outras funções.

Tudo isso sem contar que as transações financeiras de seu negócio precisam estar protegidas por um eficiente sistema de segurança. Afinal, nenhum consumidor fechará negócio sem ter a certeza de que se trata de um ambiente seguro e com as certificações necessárias para um bom funcionamento.

Ao abrir uma Conta Digital focada em negócios, lembre-se de que ela precisa se adaptar às suas necessidades como empresa. Isso significa que é preciso oferecer soluções integradas que contemplem os meios de pagamento que você deseja, como Pix, boletos bancários, carnês e cartões de crédito para parcelamento, ao mesmo tempo em que garanta excelentes tarifas sobre as transações e um sistema seguro contra ameaças.

Abra sua Conta Digital na Efí

Gostou das informações sobre os meios de pagamento no e-commerce? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para inspirar outros empreendedores!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.