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Como medir os resultados da minha loja virtual?

Editor Gerencianet

29/04/2019

Medir os resultados da minha loja virtual

Para que seu e-commerce tenha sucesso, é necessário seguir alguns requisitos básicos. Produtos bem fotografados, descrições que especificam suas vantagens e ofertas com preços muito amigos para o consumidor são alguns exemplos. Mas uma loja virtual bonita e eficiente não é tudo de que um e-commerce precisa. A mensuração dos resultados é imprescindível para alcançar o sucesso.
Portanto, medir os resultados vai muito além dos simples dados de navegação. Afinal, o lucro só começa a aparecer quando uma compra é efetivamente fechada. Portanto, o produto precisa sair do carrinho das intenções de compras diretamente para a casa do consumidor.

Algumas particularidades do mundo virtual precisam ser monitoradas para se atingir bons resultados de vendas. Confira agora outras dicas para medir os resultados e ter sucesso na sua loja virtual:

Questione-se e estabeleça KPIs para medir os resultados

Conhecer as métricas é essencial na gestão de seu e-commerce. Cada negócio pode ter suas próprias KPIs (indicadores-chave de desempenho) de acordo com suas necessidades e especificidades do produto. Com o controle de tráfego, é possível obter dados específicos que ajudam no direcionamento de marketing e a medir os resultados. Assim, você pode ver quais são as principais fontes de tráfego, em qual cidade o visitante mora, quantas vezes ele visita seu endereço online, quanto tempo fica em cada página, etc. Então confira alguns dados importantes que você obter com esse controle:

  • as páginas mais visitadas do seu e-commerce.
  • em qual etapa o cliente desiste da compra.
  • quais os possíveis motivos para o abandono do carrinho?
  • qual a porcentagem de visitantes novos e antigos.
  • de quais regiões são seus visitantes.
  • quais os produtos mais vendidos e procurados no site.

Esses são apenas alguns exemplos que podem te mostrar como estabelecer seus KPIs e medir os resultados.

Fique de olho nas taxas

Medir o número de visitas ao site pode ajudar a criar estratégias eficazes para vender mais. Portanto, outro fator que deve ser considerado é a taxa de conversão. Ela é resultado do número de vendas realizadas pelo número de visitas em seu site no mesmo período. Já a taxa de reclamação mostra como está o índice de satisfação com seu e-commerce. Para conferir a sua, basta dividir o número de reclamações pelo número total de pedidos efetuados. A taxa de churn, por sua vez, representa o percentual de clientes que deixaram de adquirir seus produtos. Ela mostra quem comprava em sua loja virtual, mas não integra mais sua base de clientes.

Preste atenção nos números do e-commerce

O ticket médio é o indicador que aponta o valor médio de compra realizado por cada cliente. Esse indicador ajuda a concentrar as ações de e-mail marketing personalizado, por exemplo. Já a margem de lucro é essencial para medir os resultados e saber se o fechamento do mês vai ser positivo ou não. Além disso, ela mostra quais produtos são mais rentáveis e se as vendas correspondem ao planejamento realizado previamente. E, finalmente, o ROI (retorno sobre o investimento) mostra se há lucro ou não e qual é a margem desse lucro. Divida o montante líquido recebido pelos investimentos em marketing. Considere não apenas a verba destinada às ações, mas também a infraestrutura e mão de obra envolvidas. Pronto, desta forma você tem o cálculo do ROI.

Assim, é possível mapear o comportamento de seus clientes e nortear as próximas ações.

Acompanhe o faturamento e considere as variantes

Especificar o canal de origem do visitante pode te ajudar a entender o desempenho do seu faturamento. Há a possibilidade de verificar se, em determinada região, durante as campanhas de marketing no ar vende-se mais ou não. Esse indicador ajuda a evidenciar e medir os resultados da efetividade de uma campanha que está sendo realizada.

Mais do que possibilitar ver o lucro que cada visitante trouxe para a loja, o controle do tráfego possibilita interpretar os dados do seu site. A relação entre conversões e faturamento são alguns dos dados mais importantes para medir resultados. Softwares gratuitos como o Google Analytics mensuram essas e outras informações de forma extremamente detalhada.

Então, com essas dicas, você já pode começar a medir os resultados da sua loja virtual. Saiba também quais são as melhores formas de pagamento online!

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