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Como medir os resultados da minha loja virtual?

Publicado em 28 de setembro de 2017 (atualizado em 29 de abril de 2019)
Medir os resultados da minha loja virtual

Para que seu e-commerce tenha sucesso, é necessário seguir alguns requisitos básicos. Produtos bem fotografados, descrições que especificam suas vantagens e ofertas com preços muito amigos para o consumidor são alguns exemplos. Mas uma loja virtual bonita e eficiente não é tudo de que um e-commerce precisa. A mensuração dos resultados é imprescindível para alcançar o sucesso.
Portanto, medir os resultados vai muito além dos simples dados de navegação. Afinal, o lucro só começa a aparecer quando uma compra é efetivamente fechada. Portanto, o produto precisa sair do carrinho das intenções de compras diretamente para a casa do consumidor.

Algumas particularidades do mundo virtual precisam ser monitoradas para se atingir bons resultados de vendas. Confira agora outras dicas para medir os resultados e ter sucesso na sua loja virtual:

Questione-se e estabeleça KPIs para medir os resultados

Conhecer as métricas é essencial na gestão de seu e-commerce. Cada negócio pode ter suas próprias KPIs (indicadores-chave de desempenho) de acordo com suas necessidades e especificidades do produto. Com o controle de tráfego, é possível obter dados específicos que ajudam no direcionamento de marketing e a medir os resultados. Assim, você pode ver quais são as principais fontes de tráfego, em qual cidade o visitante mora, quantas vezes ele visita seu endereço online, quanto tempo fica em cada página, etc. Então confira alguns dados importantes que você obter com esse controle:

  • as páginas mais visitadas do seu e-commerce.
  • em qual etapa o cliente desiste da compra.
  • quais os possíveis motivos para o abandono do carrinho?
  • qual a porcentagem de visitantes novos e antigos.
  • de quais regiões são seus visitantes.
  • quais os produtos mais vendidos e procurados no site.

Esses são apenas alguns exemplos que podem te mostrar como estabelecer seus KPIs e medir os resultados.

Fique de olho nas taxas

Medir o número de visitas ao site pode ajudar a criar estratégias eficazes para vender mais. Portanto, outro fator que deve ser considerado é a taxa de conversão. Ela é resultado do número de vendas realizadas pelo número de visitas em seu site no mesmo período. Já a taxa de reclamação mostra como está o índice de satisfação com seu e-commerce. Para conferir a sua, basta dividir o número de reclamações pelo número total de pedidos efetuados. A taxa de churn, por sua vez, representa o percentual de clientes que deixaram de adquirir seus produtos. Ela mostra quem comprava em sua loja virtual, mas não integra mais sua base de clientes.

Preste atenção nos números do e-commerce

O ticket médio é o indicador que aponta o valor médio de compra realizado por cada cliente. Esse indicador ajuda a concentrar as ações de e-mail marketing personalizado, por exemplo. Já a margem de lucro é essencial para medir os resultados e saber se o fechamento do mês vai ser positivo ou não. Além disso, ela mostra quais produtos são mais rentáveis e se as vendas correspondem ao planejamento realizado previamente. E, finalmente, o ROI (retorno sobre o investimento) mostra se há lucro ou não e qual é a margem desse lucro. Divida o montante líquido recebido pelos investimentos em marketing. Considere não apenas a verba destinada às ações, mas também a infraestrutura e mão de obra envolvidas. Pronto, desta forma você tem o cálculo do ROI.

Assim, é possível mapear o comportamento de seus clientes e nortear as próximas ações.

Acompanhe o faturamento e considere as variantes

Especificar o canal de origem do visitante pode te ajudar a entender o desempenho do seu faturamento. Há a possibilidade de verificar se, em determinada região, durante as campanhas de marketing no ar vende-se mais ou não. Esse indicador ajuda a evidenciar e medir os resultados da efetividade de uma campanha que está sendo realizada.

Mais do que possibilitar ver o lucro que cada visitante trouxe para a loja, o controle do tráfego possibilita interpretar os dados do seu site. A relação entre conversões e faturamento são alguns dos dados mais importantes para medir resultados. Softwares gratuitos como o Google Analytics mensuram essas e outras informações de forma extremamente detalhada.

Então, com essas dicas, você já pode começar a medir os resultados da sua loja virtual. Saiba também quais são as melhores formas de pagamento online!

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Categoria

E-commerce

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