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Guia rápido de marketing digital para PME

Publicado em 20 de setembro de 2017 (atualizado em 12 de dezembro de 2019)
Pequeno empreendedor: guia rápido de marketing digital

Investir em marketing digital é, atualmente, imprescindível para o crescimento de qualquer negócio. Com a popularização da internet, tornou-se possível falar para uma audiência muito maior, ganhando-se, assim, uma ampla visibilidade e promovendo um crescimento muito mais rápido. E o melhor: o custo é, quando existente, baixíssimo!

Essa modalidade de marketing representa, portanto, um recurso valiosíssimo, especialmente para pequenos empreendedores. Isso acontece pois geralmente eles não contam com uma verba muito grande. E, ao mesmo tempo, precisam se estabelecer no mercado.

Atente-se, então, para as estratégias que apresentamos a neste post. Com elas você vai conseguir divulgar melhor seu negócio, interagir com seu público-alvo e, desse modo, conquistar ainda mais clientes. Confira já:

Tenha uma identidade

A primeira coisa que quem se interessa por uma empresa faz é acessar seu site para conhecer melhor seus serviços. Dependendo da impressão que se tiver a partir desse contato, aumenta-se — ou não — a possibilidade de futuros negócios. Criar um site de qualidade, com conteúdo relevante e que passe a imagem correta da sua empresa é, portanto, essencial.

Tenha um domínio próprio, desenvolva um site objetivo, com informações e dados completos para contato. Invista também em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), de modo que todo seu conteúdo seja facilmente recuperado pelos buscadores. Você terá, assim, mais visitas e, consequentemente, mais conversões.

Crie um blog e perfis sociais

Publicar atualizações constantes e relevantes sobre assuntos relacionados ao seu negócio em um blog tende a atrair muitas pessoas interessadas — ou seja, clientes em potencial. As redes sociais, por outro lado, são importantes especialmente para que você interaja com seu público-alvo. Dessa forma você torna-se mais conhecido e querido entre possíveis consumidores.

Crie um perfil nas principais redes sociais. Você pode ir direto nas mais acessadas (Facebook, Twitter e LinkedIn, por exemplo), ou ainda verificar onde seu público-alvo se encontra. Depois, alimente sua página com conteúdos interessantes, promova pesquisas e estimule a participação da sua clientela.

É essencial que você mantenha uma periodicidade nas publicações tanto do blog como das redes sociais. E, caso tenha recursos financeiros para investir, vale a pena utilizar as ferramentas que essas redes oferecem para impulsionar sua página ou algumas publicações específicas. Cheque as possibilidades!

Produza conteúdo interessante

Produzir conteúdo relevante para seu cliente é essencial em qualquer mídia. Ninguém quer receber apenas propagandas. Portanto, se você fala somente da sua empresa e de seus produtos, é provável que perca alguns bons clientes em potencial. Trate, então, de produzir conteúdo de qualidade! Pode ser relacionado ao seu empreendimento, mas certifique-se de que é útil para seu leitor. Dessa maneira, você vai passar a impressão de que sua empresa é autoridade no assunto, ganhando a confiança dos consumidores.

Você também pode disponibilizar, especialmente em seu blog, materiais mais completos — como e-books e webinars, por exemplo — em troca do preenchimento de um pequeno formulário ou de um cadastramento de e-mail. Com isso, você atrai público interessado e gera esse contato mais próximo, importante para a continuidade do relacionamento entre sua empresa e seu público.

Outra opção é investir no marketing viral, por meio do qual uma publicação criativa é imensa e rapidamente compartilhada pelos usuários. Conhecendo bem seu público, o esse modelo de marketing pode ser uma ferramenta poderosíssima para a exposição de sua marca na web.

Faça e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das principais maneiras de se conquistar clientes. Ele precisa, contudo, ser feito com muito cuidado para que não acabe sujando a imagem do seu negócio. Primeiramente, não compre listas! Envie e-mails só para os clientes que tenham devidamente autorizado o recebimento. Depois, redija uma mensagem que se destaque, fazendo com que a pessoa a leia até o final. Considere ainda a diferença entre spam e e-mail marketing para que as suas mensagens cheguem ao destinatário.

É preciso segmentar as mensagens conforme o perfil do seu público. Dessa forma você garante que o conteúdo seja interessante para cada um que o receba. Evite o uso de muitas imagens e cuide da frequência de envio — que não deve ser muito alta, mas também não pode deixar que a pessoa se esqueça da existência da sua marca. Uma boa estratégia é beneficiar quem recebe o e-mail, enviando promoções ou descontos exclusivos, por exemplo.

Invista em campanhas patrocinadas

Se você quiser — e puder — investir dinheiro em estratégias de marketing digital, as campanhas patrocinadas são uma ótima opção. O mais comum é a utilização de links patrocinados no Google, já que esse é o buscador virtual mais popular do mundo. Você paga uma quantia previamente definida e seu anúncio aparece ao lado dos resultados das pesquisas quando alguém procura por palavras-chave identificadas em sua campanha. Para não jogar dinheiro fora, divulgando sua marca para pessoas que não tenham por ela real interesse, é muito importante ter um objetivo bem claro para esse tipo de divulgação — como o aumento da venda de seus produtos ou a divulgação de um conteúdo para atrair clientes em potencial, por exemplo.

É bom ressaltar que nenhuma das práticas que apresentamos exclui as outras. O melhor é que você invista um pouco em cada uma delas, conforme o possível. Dessa maneira, você verá que em pouco tempo sua empresa terá ganhado mais espaço e os clientes começarão a aparecer para fechar negócio.

Agora é sua vez de nos contar como tem alavancado seu empreendimento! Que técnicas usava e quais eram os resultados perceptíveis? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe suas experiências conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

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