Finanças e Gestão

5 dicas para lucrar mais com sua imobiliária  

Criado em 24 de mar. de 2017

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Se você trabalha com uma imobiliária sabe que este pode ser um negócio bem lucrativo. Mas para isso, é necessário uma administração profissional e eficiente. Se você é novo no ramo ou quer melhorar o desempenho da sua empresa, preparamos algumas dicas.

Conheça bem a região

Estar familiarizado com a região de atuação e ficar atento às movimentações de mercado é fundamental para mapear novas oportunidades. Assim você pode sair na frente quando surgir um novo loteamento ou quando as obras de infraestrutura de um bairro estiverem por sair, por exemplo.

Dessa forma, você sempre terá novidades e boas oportunidades de negócio para seus clientes.

Mostre suas opções

Além de ter uma grande variedade de imóveis disponíveis para venda ou locação, é preciso que o público tenha acesso ao catálogo de forma mais fácil. O primeiro contato com as opções, na maioria dos casos, é por meio da internet. Por isso, é fundamental investir em um site moderno e na divulgação do seu negócio. Ele permitirá que seus clientes vejam o que está disponível com mais facilidade.

Também é importante apresentar fotos bem feitas, que retratem de forma clara todos os cômodos, e discrição completa do imóvel.

Facilite a parte burocrática

A compra ou venda de um bem imóvel pode ser um processo longo e burocrático. Por isso, é fundamental que a imobiliária ajude o cliente para que o negócio aconteça da forma mais rápida e menos traumatizante possível. Fazer a análise prévia dos documentos do financiamento, por exemplo, é uma ação que agiliza o processo e ainda diminui os riscos de que o negócio dê errado. Além disso, é fundamental manter tudo documentado em contrato para evitar qualquer problema futuro.

Equipe preparada

Para realizar todas essas atividades de maneira eficiente, é preciso ter uma equipe completa e preparada. Neste ramo de atividade, também é importante que os funcionários passem por capacitações com frequência. Assim, eles estarão preparados para as mudanças frequentes que acontecem frequentemente na legislação e nos procedimentos. A reciclagem da equipe é um investimento que sempre traz retornos positivos.

Facilite o pagamento

Principalmente no caso do alugueis, é preciso oferecer comodidade para os locatários. Não é nada usual que a pessoa precise ir todos os meses até a imobiliária para pagar o aluguel, mesmo que você disponibilize uma máquina de cartão. A transferência também não é uma boa opção, já que se o banco do cliente for diferente do seu, ele precisará pagar uma taxa para realizar a operação. Portanto, o mais aconselhável é que você ofereça boletos ou carnês. Para isso, é importante contar com a ajuda de um intermediador de pagamentos, como a Efí. Dessa forma, você pode optar pela emissão de boletos ou carnês e automatizar as suas cobranças. Outra opção é receber pagamentos online por meios de pagamento diversificados.

Dessa forma, você facilita a vida do seu cliente, tem menos trabalho com todo o processo de cobrança e não precisa fazer negociações bancárias.Para entender melhor como funciona um intermediador de pagamentos, veja como a Efí otimizou as cobranças da BRB Imóveis.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.